sábado, 23 de novembro de 2019

[Resenha] O Labirinto do Fauno @intrinseca

Título Original: Pan´s Labyrinth: The Labyrinth of the Faun
Título no Brasil: O Labirinto do Fauno
Autores: Guillhermo Del Toro e Cornelia Funke
Tradução de Bruna Beber
Editora Intrínseca
Nº de págs: 318
#64

Muitos dos filmes que assistimos tem seus roteiros baseados em livros, o que faz com que muitas vezes eu corra para ler as obras originais e depois até mesmo comparar para vocês as diferenças. Algumas vezes essa equação não funciona muito bem, mas outras, mesmo sendo o inverso, já que o filme já existia e o livro foi escrito baseado no roteiro, ficam estranhos, mas não nesse caso. Provavelmente porque Del Toro e Cornelia são dois gênios, e em suas mãos é raro algo não virar uma obra de arte.
Lançado pela Editora Intrínseca, o livro chega às nossas livrarias em capa dura, fitilho...tudo aquilo que amamos ter na estante e postar lindas fotos em nossos perfis do Instagram.

A história assombrosa já vista na telona retorna em grande estilo  levando os leitores a um mundo fantástico e ao mesmo tempo
 devastado pela guerra, repleto de personagens ricamente desenhados.
Mesmo chegando no final do ano, posso afirmar que foi uma das melhores leituras que fiz esse ano ( sei que ainda temos mais um mês) 
Pontos a favor para quem assim como eu ama o longa são que a história está profundamente entrelaçada com a trama do filme, mas tem uma pitada extra de magia, e isso é uma das coisas que posso dizer sem soltar surpresas para quem não a conhece ainda. Os contos paralelos de pessoas e criaturas que moravam onde Ofélia está morando não são o que está faltando no filme, mas uma adição bonita e graciosa a toda a trama. 
Se você nada sabe sobre Ofélia, ela é uma menina de trezes anos que vive na Espanha na época da guerra, e que mesmo em um mundo sombrio encontra graça e descobrirá que é uma princesa em um outro mundo. O amor da mãe de Ofélia pela filha é uma das coisas que nos tocam, porque ela não tem marido e enfrenta tudo e todos pela filha, mas muitas vezes isso não é muito claro porque a vida lhe fez dura. 
Podem ter certeza que nessa história o que mais lhe impressionará serão os seres humanos, os seres fantasiosos não. Leiam, é maravilhoso. 


3 comentários:

  1. Doida para ler esse livro, você não imagina quanto!!! Eu vi e revi o filme tantas vezes que perdi as contas e ele está lá em cima do podium como um dos melhores filmes do mundo e não só por ser de Guillermo não, mas por ser maravilhoso mesmo!rs
    A Editora caprichou demais nessa edição, cores, diagramação e espero poder ter um em mãos em breve!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Tive oportunidade de assistir o filme dia desses e confesso que também não achei que era para crianças, porque pareceu muito assustador.
    Não li o livro ainda, mas gosto também desse lance das críticas sociais e nos tornam mais conscientes sobre as desigualdades.
    Sei que sempre quando há adaptações, muitas coisas mudam, ainda assim, gostaria de poder ler o livro para comparar.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Essa capa é tão linda, Intrínseca arrasou muito!!! Se acredita se eu disse que nunca vi esse filme inteiro?? Já assisti vários trechos, mas nunca parei mesmo para assistir, mas sei um pouco sobre a história e achei bem legal que fizeram o caminho inverso e transformaram o filme em livro

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)