quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Menina que via filmes: Enola Holmes


 Enola Holmes

Lançamento: 23 de setembro de 2020 na Netflix

Duração: 2h 03min

Gênero: Policial, Crime

Direção: Harry Bradbeer

Elenco: Millie Bobby Brown, Henry Cavill, Sam Claflin

Nacionalidade: EUA

Ano de produção: 2020

Idiomas: Inglês

Não recomendado para menores de 12 anos

Avaliação: 3 Claquetes


Sinopse: Enola Holmes é uma menina adolescente cujo irmão, 20 anos mais velho, é o renomado detetive Sherlock Holmes. Quando sua mãe desaparece, fugindo do confinamento da sociedade vitoriana e deixando dinheiro para trás para que ela faça o mesmo, a menina inicia uma investigação para descobrir o paradeiro dela, ao mesmo tempo em que precisa ir contra os desejos de seu irmão, Mycroft, que quer mandá-la para um colégio interno só de meninas.














Enola (Millie Bobby Brown - Stranger Things, Godzilla II: Rei dos Monstros) pede ajuda aos irmãos Mycroft (Sam Claflin - Franquia: Jogos Vorazes, Como Eu Era Antes de Você, Simplesmente Acontece) e Sherlock Holmes (Henry Cavill - O Homem de Aço, O Agente da U.N.C.L.E., série: The Witcher), para encontrar sua mãe Eudoria Holmes (Helena Bonham Carter - Clube da Luta, Franquia: Harry Potter, O Discurso do Rei) que desapareceu no dia do seu 16º aniversário. Ela tem a esperança de que seu irmão, o grande e famoso detetive, Sherlock, conseguirá encontrar sua querida mãe desaparecida. Mas tudo que ela recebe de volta de seus irmãos, é a certeza de que sua mãe não quer ser encontrada, e que Mycroft, seu tutor na falta da mãe, quer que ela vá para um colégio interno se tornar uma apresentável dama para conseguir um bom casamento.


Ela encontra algumas pistas sobre o paradeiro de Eudoria, deixadas pela mesma, e segue para Londres. Sem antes fazer de tudo para despistar os seus irmãos. No meio do seu caminho apareceu uma pedra chamada: Viscounde Lord Tewksbury (Louis Partridge - Amazon Adventure, Paddington 2, série de TV: Medici: Mestres de Florença). Ela se mete no meio da perseguição pela cabeça do Tewksbury e acaba correndo um enorme perigo de vida, enquanto se esconde dos seus irmãos e procura por sua mãe.


Eu adorei o filme, ele me prendeu do começo ao fim, adorei as cenas de ação que a própria Millie fez, ela inclusive aprendeu artes marciais para fazer este filme, e valeu a pena. Não ficou muito estranho porque além dela bater bastante, ela também apanhou bastante (ficou equilibrado), mas como é muito guerreira, conseguia derrubar, ou pelo menos fugir do perseguidor. A atuação da Millie está muito boa, não lembra em nada a Eleven de Stranger Things, e adorei quando ela quebrava a quarta parede, conseguiram fazer isto sem que ficasse cansativo. E o Henry Cavill, que interpretava o Sherlock (mais humanizado), conseguiu não ofuscar a Enola, que era a personagem principal, confesso que adoro os filmes e séries sobre S.H., e que ficava querendo mais participação dele, porém, a Enola mostrou que a história era dela e brilhou no filme todo. O Mycroft do Sam Claflin é bem vilãozinho, não tem como passar pano pra esse macho escroto. Helena poderia ter aparecido mais, adorava as cenas dela ensinando várias coisas super úteis pra filha, que ela pôde botar em prática em sua missão de encontrar a mãe e também ajudar o Visconde de nome difícil de lembrar (^_^). O que não é difícil, é shippar esses dois fofos. O figurino é muito lindo, a trilha sonora eu achei bem Sherlockiana (me lembrou as dos filmes com o Robert Downey Jr).

O filme mostra o amadurecimento que a Enola sofre ao se ver sem a proteção de sua mãe, e encarando o mundo real pela primeira vez. Tem uma pegada histórica, sobre o movimento feminista que estava acontecendo, o que precisamos prestar atenção ao redor, nos cenários, nos jornais, que aparecem bastante para contextualizar o momento em que se passa o filme. O filme não é excelente, o roteiro é um pouco fraco, mas é uma boa apresentação da personagem e que tem grande potencial em se tornar uma franquia. É um filme bem gostosinho de assistir, recomendo para quem gosta de filmes de detetive, ação e sente falta dos filmes da sessão da tarde.



Luciana Machado nasceu no Rio de Janeiro, formada em fotografia, mas não trabalha na área. É apaixonada por seu gatinho Momo, adora ler, assistir filmes e seriados, viciada no YouTube e não consegue viver sem música. Cria várias histórias em sua cabeça, mas não consegue passá-las para o papel.



3 comentários:

  1. Vi o filme ontem, depois de enrolar por dias e ficar lendo sobre ele em todos os lugares rs
    Mas queria um tempo só meu e do filme, aí ontem consegui isso.
    E que delícia poder me sentar por duas horas e rir, me emocionar, suspirar(ai ai irmãos) e acompanhar a vida de Enola virar de ponta cabeça!
    Um filme leve, divertido e sim, com pitadinhas de ensinamentos que a gente(eu) amo!!!
    Uma super dica e agora preciso urgente do livro rs
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Luciana!
    Adoro também todo universo do Sherlock, mesmo que aqui ele não seja o principal, deve ter lá sua participação, nem que seja para provar que o instinto invvestigativo está no sangue dos Holmes.
    Será que vai ser uma nova franquia?
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Estou muito curiosa para assistir esse filme!! Esta na minha listinha, preciso tirar um tempo pra ver

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)