sábado, 10 de outubro de 2020

Menina que via filmes: Super Urso - Um Resgate na Cidade Grande


                         
 Título Original: Superbear

Título no Brasil: Super Urso - Um Resgate na Cidade Grande 

DIREÇÃO: Wang Qi

ELENCO: Com as vozes de Mauro Horta, Anderson Araujo, Marcio Aguena

VOZES ORIGINAIS: Lin Qiang, Liu Kang, Xu Mengjuan, Guo Zheng Jian, Liang Xiaoqiang e Song Jun

PAÍS/ANO DE PRODUÇÃO: China, EUA, 2019

GÊNERO: Infantil, Animação, Família

DURAÇÃO: 85 Minutos

🎬🎬🎬


  Super Urso - Um Resgate na Cidade Grande traz a história de Dashan, um pai urso e seu filho, Xi Ra. Quando humanos contrabandistas de animais sequestram Xi Ra, seu pai vai até a cidade grande em sua busca. Lá ele encontra um cachorro agente que irá ajudá-lo. Mas Xi Ra não está tão indefeso assim e, com a ajuda dos outros animais capturados, já se prepara para fugir.

Super Urso é um longa metragem de animação para crianças, que com certeza vai entreter os pequenos, mas se torna difícil de avaliar por faltar com aquele cuidado em fazer um filme interessante também para adultos. Há bastante ação, sempre alguma coisa nova acontecendo, permeado por piadas e imagino que divirta as crianças. Eu adoro filmes de animação, mesmo que infantis, mas esse não me pegou muito. A comédia vem em cima de personagens bobos fazendo tolices, na voz afetada, nas trapalhadas de tropeçar e cair, ou dar de cara com uma parede. São piadas presentes nos produtos infantis, não estou reclamando da presença delas, mas é muito mais interessante quando o humor está para além disso, quando temos tiradas engraçadas, uma ironia aqui e ali, que fazem também os adultos gargalharem.

O enredo também não prende, já que é basicamente um ‘Procurando Nemo’ (2003) versão urso, sem muito mais que traga um interesse. Inclusive, o tigre que Xi Ra conhece quando se vê em uma jaula me lembrou imediatamente de Gill, que Nemo encontra no aquário. A maior diferença é que em Super Urso temos o vilão mais caricato e presente. E que ao invés de Dory, Dashan conhece um cão agente.

No caso do cãozinho companheiro do protagonista, algo incomodou meu coração mole. O objetivo do agente em invadir o galpão onde Xi Ra está mantido prisioneiro é encontrar seu dono, que vinha trabalhando para desmascarar os contrabandistas de animais. Fora uma situação de conflito forçado que não fez muito sentido para mim, fiquei sentida quando o filme não fez questão de me deixar claro que o dono do cão agente continuava vivo. É uma animação para crianças, certo? Por mais que eu não estivesse 100% conectada ao filme, sentir a emoção quando se trata da relação que criamos com animal de estimação é fácil. Dá um aperto no coração quando o cachorrinho finalmente encontra o dono, vamos realmente deixar as crianças pensarem que ele o perdeu? Que tristeza desnecessária! Não torna o filme em si mais emocionante, então não era melhor só nos mostrar o dono lá no final? Ao lado do cachorro feliz?

A história como um todo foi meio sem graça, por não sair muito do lugar comum e repetir algumas dinâmicas que já vimos uma ou mais vezes em filmes de animação. Toda a parte dessa agência governamental envolvida por intermédio de um cachorro que era um de seus integrantes me pareceu deslocada, criou uma confusão muito grande entre a diferença de animal para humano. Eu até agora não entendi se os animais entendiam o que os humanos falavam.



Em termos técnicos, a animação também deixa um pouco a desejar. Os movimentos por vezes não são muito naturais, ou temos aquele estranhamento típico quando a física não é totalmente obedecida. Mas nada que atrapalhe o aproveitamento do filme, ainda mais para crianças.Ainda assim, é uma animação feita para o público infantil, cheia de animais e piadinhas e ação e vai entreter. Talvez não seja do tipo que a criança pede para assistir repetidas vezes, ou que vê de cabo a rabo toda vez que está passando na televisão (o que, por sinal, eu faço com Procurando Nemo até hoje). Eu achei interessante assistir a uma produção chinesa, mas não foi das mais marcantes.




Gabriela Leão é carioca e advogada, mas sua maior afinidade com o mundo das histórias fez com que se afastasse da profissão para estudar Literatura e técnicas de produção de roteiros. Escritora, tem dois romances policiais publicados: ‘A Mulher no Lago’ e ‘Tentativa’. Participou de diversas antologias no gênero do terror e, por ser incapaz de se prender a um gênero, publicou histórias de fantasia no Wattpad.

3 comentários:

  1. Como boa fã de animações, não vejo a hora de conhecer esse filme!!Ainda não tinha lido ou visto nada sobre ele,mas se tem diversão e um pouco de tempo, fugindo da realidade, já me agrada!rs
    Verei!!!
    Beijo

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na flor

    ResponderExcluir
  2. Gabriela!
    Uma tremenda contradição trazer piadas muito sem graça e ao mesmo tempo, um comparativo dos animais com os humanos, deve confundir a cabecinha das crianças.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse filme e não me animei para ver não, deixa para as crianças se divertirem mesmo... Kkkkk

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)