quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Menina que via filmes: O francês - Festival de Cinema Russo 2020

 












O Francês (A Frenchman)
Drama histórico, 2019, 128 min.
Direção: Andrei Smirnov
Elenco Principal: Anton Rival, Evguenya Obraztsova, Aleksandr Baluev

País: Russia

🎬🎬🎬🎬



Sinopse: Em 1957, o estudante francês Pierre Durand vai a Moscou para um estágio na Universidade Estatal. Lá ele conhece Kira Galkina, bailarina do Teatro Bolshoi, e o fotógrafo
Valera Uspensky. Graças a seus novos conhecidos, Pierre mergulha nas vidas culturais de Moscou, a oficial e também a underground. Neste ano em Moscou, Pierre vive uma vida inteira, completamente diferente de tudo que ele conhecia. Mas o estágio e o envolvimento em vários aspectos da vida do povo soviético não são os únicos objetivos de Pierre. Ele procura por seu pai, um oficial do exército branco, Tatishchev, que foi preso no final dos anos 30.






























Há quem reclame dos filmes em preto e branco, eu não. Acho que dramas históricos como esse se encaixam perfeitamente na melancolia e nas dores de seus personagens.

O último filme russo que assisti na cabine on-line do Festival de Cinema Russo que começa exatamente hoje - veja mais informações e outras postagens sobre os demais filmes logo ao final desse texto - é um longa belíssimo que trata uma Paris de 1957 onde jovens iam lutar com a Argélia mas não tinham a menor ideia do que estavam fazendo e por qual motivo deveriam. 

Na primeira cena, à beira do famoso rio de Paris, vemos o protagonista Pierre Durand ( Anton Riva, excelente no papel) com dois amigos. Uma delas uma moça comunista que corrige os devaneios burgueses do outro amigo à mesa que se porta como um imbecil diminuindo o garçom do restaurante em que estão. Ele cria caso com um vinho e decide que vai gastar muito no local, a verdade é que ele tem medo e a demonstra da forma mais infantil.

Ao protagonista cabe uma ida à Moscou, nos tempos em que Krushev - então presidente até o ano de 1961 - tentava promover uma maior democratização do governo da União Soviética, já que na época de Stalin várias pessoas tinham sido assassinadas e/ ou presas.

É nesse cenário ainda de mudanças que ele vai como estagiário para capital, e lá atuando na Universidade ele acaba conhecendo quem será sua namorada, uma bailarina do Bolshoi chamada Kira e um fotógrafo chamado Valera.

A amizade deles vai fazer com que ele conheça os bastidores do país e também que o espectador acabe descobrindo que não é somente pelo estudo que ele foi á Moscou, mas sim para descobrir onde está seu pai que foi preso na década de 30 no país. 

É um filme para se prestar atenção e também pesquisar muito se você não sabe ou não recorda muito sobre os períodos da antiga União Soviética e todas as transformações que tiveram, acreditem, a história do país impressiona pela maldade, lembram quando abordei Holodomor pela primeira vez anos atrás? ( o filme não aborda diretamente esse período, mas é apenas uma recordação que tenho de quanto no falta muito conhecimento sobre a história dos países e filmes do gênero são ótimos para aprendermos mais).

Recomendo muito o longa, mais informações abaixo de como assistir de graça no Festival.


#FestivaldeCinemaRusso ▶️ ▶️ ▶️ Como assistir? ▶️ ▶️ ▶️ http://www.spcineplay.com.br/ + infos ▶️ De 10 a 30 de dezembro, oito filmes russos que foram sucesso de bilheteria pelo mundo ficam disponíveis na plataforma de streaming Spcine Play os filmes são: 🎬Arritmia - https://youtu.be/iyTnpM5qaBw 🎬Bolshoi - https://youtu.be/tZiwEovAjq4 🎬O Coração do Mundo - http://www.meninaquecompravalivros.co... 🎬O Homem que Surpreendeu a Todos - https://youtu.be/ma2feAhX_qM 🎬O Texto -https://youtu.be/hX3_DmsQZv0 🎬Vamos nos Divorciar - https://youtu.be/vWjpo4QNMXc 🎬O Francês

2 comentários:

  1. Eu também admito que amo essa safra de filmes em preto e branco!!! Apesar de ter visto uns 3(eu acho)
    Por isso, olhos já brilharam com esse e com certeza, vai pra lista, pois esse sim, ganhou minha atenção!!!
    Esse festival tem trazido muitas novidades!!Amando muito tudo isso!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Teve uma época que era bem fascinada por livros e filmes da Guerra Fria e confesso que a história anterior dessa época, sei bem pouco.
    Adoro filmes em preto e branco desses mais antigos que como falou, mostram uma realidade condizente com a época.
    Vou ver se consigo assistir...
    cheiirnhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)