sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Menina que via filmes: UM DETETIVE EM CHINATOWN

-  


UM DETETIVE EM CHINATOWN
China | 2018 | 121 min. | Aventura – Ação – Comédia | 14 anos
Título Original: Detective Chinatown 2 | Tang ren jie tan an 2
Direção: Sicheng Chen
Roteiro: Sicheng Chen
Elenco: Haoran Liu, Baoqiang Wang, Yang Xiao, Natasha Liu Bordizzo, Yuxian Shang, Bai Ling, Xun Wang, Satoshi Tsumabuki
Distribuição: A2 Filmes
#243
🎬🎬🎬
por Raffa Fustagno


Sinopse: Quando o caso do filho desaparecido do chefão de Chinatown de Nova York, tio Qi, se transforma em uma investigação de assassinato, a dupla de detetives Tang e Qin se une novamente para caçar o assassino.

Essa é a primeira vez que assisti a um filme chinês de comédia, na verdade assisti poucos filmes chineses e tive interesse nesse para sair um pouco da "caixinha" do que já estou acostumada a assistir.

Apesar de ser uma continuação e eu não ter assistido ao primeiro, consegui entender perfeitamente sem que isso afetasse minha experiência. 

O longa é uma comédia, por isso mesmo já sabia que não poderia levar muito a sério - literalmente - e que algumas situações pela questão cultural ser tão diferente da nossa eu estranharia, isso acontece por exemplo com o cinema turco, que como sabem sou apaixonada mas as comédias são algo que não me interesso muito em assistir e quando vejo acho que as piadas não fazem muito sentido.

Nesse filme começamos com um jovem chamado Chin (Haoran Liu) está jogando na fila da imigração  americana - o que é impensável porque não é permitido mexer em celulares na fila, somente após passar pelos agentes de imigração, e está chegando em Nova York para um casamento. Ele não fala inglês e do nada o agente - que é um afro-americano sem muita paciência como é comum ver nos aeroportos americanos, Atlanta então quase nenhum sorri -lhe pergunta a razão da viagem, como ele não responde, o cara fala mandarim e ele responde que é para um casamento.

Aviso logo que esse filme é para quem curte comédias com cenas exageradas - com boa parte do humor americano, tipo filmes do Adam Sandler que eu não vejo mais a menor graça - porque teremos personagens exagerados e cenas surreais, se você tem riso fácil, esse filme é para você. Mas se você é observador e analisa a probabilidade das cenas acontecerem, fuja e vá ver outro filme

O tal rapaz que é um detetive se encontrará com o noivo Tang (Baoqiang Wang)que parece estar escondendo algo que logo ele descobre desconfiado da atmosfera que em nada se parece com um casamento. E aí sobram piadas sem graça para a avó na suposta noiva Ah Xiang que é negra, o primo que é metade japonês, e um homem musculoso que é ex namorado dela passando óleo em seu corpo. Se você já se cansou só de ler isso, aguarde que tem mais.












O motivo na verdade de tão diferentes tipos estarem por ali - inclusive um anão com a camisa da seleção argentina - é que o chefão de Chinatown* chamado Seven ( *para quem não conhece esse nome, é um bairro em Nova York onde há grande concentração de imigrantes chineses e seus descendentes) tem uma semana de vida e antes de morrer ele deseja descobrir quem matou seu filho, Jason Wu. 

O prêmio será uma quantia significativa em dólares fazendo com que haja interesse de todos eles, inclusive do protagonista. Uma policial belíssima chamada Chen (Natasha Liu Bordizzo) é quem informa sobre o que a polícia sabe sobre o caso. 

Daí em diante o filme até fica melhor com as suposições e investigação da dupla formada por Chin e Tang e suas descobertas. Algumas vezes soa engraçado o humor ingênuo e até mesmo o recado de xenofobia ao - ainda - presidente Donald Trump. Mas são poucos momentos que me senti envolvida com a trama, confesso que comédia não é meu gênero favorito de filme, raramente gosto de produções do gênero, e essa foi mais uma descoberta de produção chinesa o que valeu por causa disso.

O final é previsível e a cena de encerramento é bem americanizada, provavelmente uma brincadeira com filmes americanos que em plena Tims Square todos dançam.

Se você acredita que gostará desse filme vai em frente, para mim não foi algo que tenha amado para recomendar. Mas como sempre digo, nada melhor do que assistir e ter sua própria experiência com o longa, não há certo e errado em se gostar ou não de uma produção.



*Filme assistido à convite da A2 filmes, disponível em Streaming 


2 comentários:

  1. Eu já andei espiando esse filme, apaguei do pendrive, voltei...e estou aqui lendo e tentando saber se quero ver ou não.
    Eu sinto que não rs
    Mas talvez mude ideia. Até por trazer isso de ser uma comédia e sim, talvez, trazer um pouco de diversão!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Gosto de comédias assim, tipo Jackie Chan, sei que por vezes extrapola um pouco, mas para assistir e rir muito, sempre vale a pena.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)