segunda-feira, 7 de junho de 2021

Menina que via filmes: Joana, a louca

 


Título Original: Juana la Loca 
Título no Brasil: Joana, a louca
Ano: 2001
Gênero: Drama | História
Duração: 1h 55min
Direção: Vicente Aranda
Elenco: Pilar López de Ayala, Daniele Liotti
País: Espanha | Itália | Portugal | França 
#179

Sinopse: Baseado na história real de Joana, triste vida da espanhola Joana I (Toledo, 1479–1555), também conhecida como “Joana, a Louca”, que foi a Rainha de Castela e Leão de 1504 até sua morte e também Rainha de Aragão a partir de 1516. A nobre espanhola do século XVI se torna rainha graças a um casamento arranjado, mas que enlouquece por ciúmes do rei Felipe, o incorrigível marido mulherengo, até ser destronada e encarcerada
🎬🎬🎬🎬🎬

Algumas histórias são desconhecidas por aqui, na verdade sabemos que nem mesmo no Brasil a História de como era antes da República é conhecida de todos nós a fundo. Dessa vez assisti ao filme que conta a vida de Joana I que ficou conhecida como louca, contado em flashback o longa nos leva à vida nada feliz de uma mulher que viveu na clausura, teve um reinado sem força e um casamento por conveniência. 
O diretor Vicente Aranda, ficou famoso por aqui após o sucesso de Os Amantes (1991), ele faleceu em 2015. Na época o filme não passou nos nossos cinemas, essa é a primeira vez que chega em nossos streamings.
A verdade é que Joana mostra o como os caminhos das mulheres sempre foram demarcados por mais poder que tivessem elas não escolhiam seus passos, seu casamento foi resultado do interesse de poder de seu país na época e não algo que ela tivesse livre arbítrio.
A personagem no entanto não demonstra fraqueza, ao saber das traições de seu marido não as normaliza. Mas ser mulher faz com que seu pai se junte ao marido e não fique do lado dela.
Seu marido era o arquiduque Filipe de Habsburgo e como ele faleceu em 1506, Joana ficou confinada junto com sua filha sendo considerada doente mental inadequadamente. 
Após isso ela foi obrigada a ser casar novamente. A história dela é um drama que demonstra que nem todas as lendas cercadas por sua figura são verdadeiras.
Considerada pelo próprio diretor como uma mulher incompreendida, o destaque é para a atriz Pilar Lopéz de Ayala que a interpreta, dando um show de atuação conseguindo passar na tela toda sua dor e sinais de que era calada pelos homens ao seu redor. 
A mulher que se apaixonou pelo marido em tempos onde só havia espaço para conveniência e onde amar era considerada uma fraqueza.
Recomendo muito o filme.

*longa  assistido em cabine on-line à convite da Assessoria.


❤️Em parceria com o Escritório Cultural da Embaixada da Espanha no Brasil, que há mais de 10 anos apoia iniciativas culturais no país, chega ao À La Carte o Festival “Volta ao MundoEspanha”, de 3 a 16 de junho, com 12 filmes que vão desde grandes clássicos a cults modernos e inéditos nos cinemas brasileiros, além de premiadas coproduções com outros países, como Argentina, França e Itália.


Serviço:

Planos de assinatura com acesso a todos os filmes do catálogo em 2 dispositivos simultaneamente.

Valor assinatura mensal: R$ 9,90 | Valor assinatura anual: R$ 108,90

Super Lançamentos: Com valores variados, a sessão ‘super lançamentos’ traz os filmes disponíveis no cardápio para aluguel por 72hs.

Para se cadastrar acesse: www.belasartesalacarte.com.br e clique em ASSINE.

Ou vá direto para a página de cadastro:

https://www.belasartesalacarte.com.br/checkout/subscribe/signup

Aplicativos disponíveis para Android, Android TV, IPhone, Apple TV e Roku. Baixe Belas Artes À LA CARTE na Google Play ou App Store.

Petra Belas Artes À LA CARTE:

À LA CARTE é um streaming de filmes pensado para quem ama cinema de verdade. Seu catálogo, que já conta com cerca de 400 títulos,e inclui filmes de todos os cantos do mundo e de todas as épocas: contemporâneos, clássicos, cults, obras de grandes diretores, super premiados e principalmente aqueles que merecem ser revistos e que tocam o coração dos cinéfilos. Além de pelo menos quatro novos filmes que entram semanalmente no catálogo, há também a possibilidade do aluguel unitário, que são os Super Lançamentos: um espaço para filmes que estreiam antes dos cinemas; simultâneos ao cinema; filmes inéditos no Brasil, entre outras modalidades. Outro diferencial são as mostras de cinema, recentemente o À LA CARTE trouxe especiais dedicados à cinematografia francesa, italiana, coreana e espanhola. O À LA CARTE foi criado no final de 2019 e integra o Belas Artes Grupo, que inclui também a Pandora Filmes e o Cine Petra Belas Artes, um dos mais tradicionais e queridos cinemas de rua de São Paulo. 


3 comentários:

  1. Acredito que seja quase que um filme necessário aos amantes de cinema. Não somente pelas interpretações,mas pela história. Por esse poder conhecer todo esse amor de Joana e sua história.
    E claro, os preconceitos da época.
    Com certeza, se puder, verei!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  2. Que história!
    Aqui com o coração apertado por Joana e tudo o que ela passou

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Gosto de filmes (e livros) que contam partes da história, acho sempre rico por causa dos detalhes e podemos conhecer melhor a personalidade das pessoas retratadas.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)