quinta-feira, 4 de novembro de 2021

Menina que via filmes: Anatomia de um Julgamento


 Título original: Murer: Anatomie eines Prozesses

Título no Brasil: Anatomia de um Julgamento
País: Alemanha
Ano: 2021 
Direção e roteiro: Christian Frosch
Elenco: Ursula Ofner, Karl Fischer, Alexander E. Fennon, Inge Maux
🎬🎬🎬

Por Louis Oliver 

Anatomia de um Julgamento, de Christian Frosch, é baseado na história real do julgamento de Franz Murer, conhecido como “o açougueiro de Vilnius”, responsável pela morte de milhares de judeus no Gueto de Vilnius, de 1941 a 1943, durante a Segunda Guerra Mundial.
Certas coisas do passado, devem ser esquecidas no passado? É uma das reflexões que o filme vem nos trazer. Mesmo tendo o conhecimento do curso da história, de compreender que houveram inúmeros julgamentos de pessoas que serviram aos propósitos do Partido Nazista e que muitos desses saíram impunes, é impossível não se revoltar com todo o processo. As artimanhas, as ameaças, os joguetes variados de que se valiam para conseguir as absolvições, não apenas é revoltante, chega a ser vergonhoso.


O filme traz uma narrativa lenta. Por se tratar de um Julgamento não apresenta grandes reviravoltas o que pode passar uma certa monotonia se a pessoa não estiver envolvida na trama.

Anatomia de um Julgamento é um filme para quem gosta de história e mais especificamente, a história do período Nazista. Nos envolve de tal forma que você acredita estar no julgamento e te põe face a face com as dores de tantas pessoas. 


É uma produção bem elaborada, didática e que busca ser a mais fiel o possível aos acontecimentos históricos que marcam a necessidade de um filme assim. Há um ditado que gosto muito que diz: "Um povo que não conhece a sua história, está fadada a repeti-la". E o povo Alemão mais uma vez nos mostra que fez o dever de casa e nos entrega uma produção de primeira. Acredito que obras como essa precisam ser lançadas! Precisamos sempre nos lembrar dos horrores do passado, para que não caiamos no erro novamente. 

*Louis Oliver é nossa colunista e assistiu ao filme à convite da assessoria em cabine on-line

Também estão disponíveis no Cinema Virtual os seguintes filmes: Tremores, Spacewalker - Rumo ao Desconhecido, Uma Cidade em Alerta, Ahok - O Caminho do Poder, Espírito Indomável, Não Odeie, Pombo – Um Refúgio para Sobreviver, Gundala: A Ascensão de um Herói, Entre Irmãos, Sem Suspeitas, A Deusa dos Vagalumes, Rainha de Espadas, A Pequena Guerreira, Mentira Nada Inocente, 1942: A Batalha Desconhecida, Quem Matou Lady Winsley?, Amores Rebeldes, Fassbinder: Ascensão e Queda de um Gênio, O Lado Engraçado da Vida, A Vida Sem Você, 100 Dias de Resistência.

 

Para assistir, o público pode acessar a plataforma pelo NOW ou escolher a sala de exibição preferida em www.cinemavirtual.com.br e realizar a compra do ingresso. O filme fica disponível durante 72 horas para até três dispositivos.

 

4 comentários:

  1. Me parece o tipo de filme que nos transporta de tal maneira que nos sentimos no julgamento

    ResponderExcluir
  2. Mesmo com isso da narrativa lenta, eu acho tão necessário essa viagem ao passado e aprender mais sobre coisas que aconteceram.
    Ainda mais sendo sobre algo tão monstruoso
    Com certeza se puder, verei!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  3. Filmes que falam sobre a era nazista são sempre muito fortes.
    Mas acho necessário abordar esse horror de diversas formas, para que as pessoas possam pensar a respeito e lutar para que nada nem parecido com isso volte a acontecer.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a sua crítica, mas esse filme não faz muito meu estilo justamente por ser algo mais parado. Quem tem ansiedade entende rs. Te adoro amigo ❤

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)