terça-feira, 16 de novembro de 2021

Menina que via filmes: Milagre na Caverna


 Título Original: The cave

Título no Brasil: Milagre na Caverna

País: Tailândia/Irlanda

Ano: 2019

Direção: Tom Waller

Roteiro:Tom Woller

Distribuição: A2 Filmes

                            🎬🎬🎬🎬

Por Giselle Magno

Se você viveu o ano de 2018 não teve como não ficar sabendo da história das doze crianças e do treinador do time juvenil  de futebol "Javalis Selvagens" que ficaram presos em uma caverna depois que uma tromba d'água inesperada inunda as passagens em que eles entraram durante uma caminhada. "Milagre na caverna" retrata a história desse resgate.

O filme não perde tempo mostrando muito do time de futebol, nem de como eles ficaram presos lá. Ele logo mostra que o sumiço deles é percebido pelas autoridades e assim começa a procura por eles, até que eles são encontrados com vida após 10 dias.

E é a partir da missão de resgate que o longo realmente começa. Com uma cara bem de documentário, "Milagre na caverna" foca bem mais nas autoridades que ficaram responsáveis pela busca de uma solução de como tirá-los de lá, do que mostrar como foi o tempo deles presos. As pessoas mais importantes são até apresentadas com legendas contendo o nome e sua função ali.

O que senti falta era de uma cronologia melhor explicada, como eles se utilizaram do artifício de legendas para identificar locais e pessoas, acho que poderiam ter usado para nos situar há quanto tempo os jovens estavam na caverna também.

Eu achei muito interessante como eles conseguiram passar todo o grau de dificuldade que o resgate tinha desde o primeiro momento. E vários detalhes, eu confesso, que não sabia que aconteceram, como o fato dos meninos terem sido altamente sedados para fazerem a travessia com os mergulhadores. Essa dificuldade é ainda mais reforçada quando o filme mostra qual era a visão dos  mergulhadores e ainda utiliza os sons ambientes para você realmente conseguir ao menos imaginar como foi para aquelas pessoas realizarem aqueles percursos e ainda levando alguém inconsciente junto consigo. Agonizante. 


Outro ponto que aumenta a fidelidade ao filme é que alguns personagens foram interpretados por eles mesmos, como um mergulhador irlandês que foi peça fundamental na missão. Apesar de eu ter ficado curiosa para saber também como foi esse período para os garotos presos na caverna,  é muito bonito ver como o mundo se uniu para acompanhar e ajudar para que essa história tivesse um final feliz. E como pessoas "comuns" tiveram um papel tão importante para salvar as vidas daqueles garotos. E o filme é uma maneira de não só contar em detalhes como o resgate aconteceu, mas de homenageá-los também.


*Giselle Magno é nossa colunista e assistiu ao filme em cabine on-line à convite da A2 filmes

Com distribuição da A2 Filmes, o suspense baseado em eventos reais chega essa semana com cópias dublada e legendada (com áudio original) e pode ser adquirido no NOWLookeVivo PlayGoogle PlayMicrosoft e iTunes.

4 comentários:

  1. Impossível se esquecer destes momentos de agonia né??
    Tão recente em nossa memória!!
    Com toda certeza, mesmo já sabendo o desfecho, quero ver!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  2. Quando soube do filme/doc achei que o enfoque seria nos meninos e no treinador. Não que a equipe de resgate não seja importante.. é e muito!
    Quem sabe se o enfoque fosse mesclado ente o time e o resgate não seria mais emocionante e completo

    ResponderExcluir
  3. Giselle!
    Filmes desse tipo são tão tensos, não é verdade?
    Bom é que pode mostrar como o resgate foi feito e seus detalhes.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Legal mostrar o resgate que foi fantástico devido à complexidade.
    Mas deve ser tenso demais, muito sofrimento envolvido.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)