quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Menina que via filmes: Querido Evan Hansen


 Título original: Dear Evan Hansen

Título no Brasil: Querido Evan Hansen

País: Estados Unidos

Ano: 2021

 Direção: Stephen Chbosku

Roteiro: Steven Levenson

Elenco: Ben Platt, Julianne Moore, Keitlyn Dever

                          🎬🎬🎬🎬🎬

por Louis Oliver 


Que estamos vivendo tempos difíceis não tem como negar. E em tempos como este que se faz cada vez mais necessário falarmos de saúde mental, termos um filme como "Dear Evan Hansen" é de extrema importância!

O filme é uma adaptação do musical homônimo que estreou na Broadway no ano de 2015 e é um sucesso por onde passa. Vencedor de prêmios Tony e Grammy, o musical apresenta composições de Benj Pasek e Justin Paul que nos conduz pela fascinante trama.



A obra nos apresenta o jovem Evan Hansen (Ben Platt), um rapaz que sofre de depressão e ansiedade e que tem dificuldade em fazer amigo. Como parte de sua terapia, Evan tem que escrever cartas positivas para si mesmo. Contudo, em um momento ruim, o protagonista escreve uma carta pessimista que vai parar não mãos do encrenqueiro Connor Murphy, um jovem que passa por distúrbios mentais e que comete suicídio. Ao acharem a carta de Evan com o Connor, todos concluem que eles amigos.

Sem conseguir negar a amizade a família enlutada de Connor, Evan passa a criar falsas memórias sobre a inexistente amizade dos dois e é onde começa toda a confusão que irá se desenrolar ao longo do filme.



O filme aborda temas como dinâmica escolar, relações familiares, ausência e abandono parental, depressão, suicídio, distúrbios mentais e redes sociais. Temáticas muito atuais e necessárias.

No festival de Toronto o filme foi muito criticado recebendo avaliações negativas e até considerado de mal gosto e ofensivo, que me perdoem os Canadenses, mas no Brasil acredito que o retorno será positivo. Eu mesma entrei na sala de exibição sem grandes expectativas e saí aos prantos e todos da sala saíram da mesma forma.

Quando se adapta um espetáculo teatral para o cinema, principalmente um tão famoso e premiado como DEH, é sempre um desafio. Mas a equipe apresentou um trabalho de excelência. Ben Platt (A escolha perfeita e The Politicians) foi o primeiro ator a dar vida ao personagem e hoje estrela o longa debaixo de muitas críticas e acusações de nepotismo, uma vez que seu pai Marc Platt é um dos produtores. Mas Ben consegue calar qualquer crítica nos entregando uma interpretação fenomenal e até mesmo superior a sua atuação nos palcos.

A produção para o cinema permite explorar pontos que fica difícil na produção teatral e podemos perceber algumas nuances que fazem toda a diferença.

Um ótimo elenco, roteiro e adaptação excelentes e um poderosíssimo repertório musical! Não me surpreenderei se receber algumas indicações para Oscar. Na minha opinião todos deveriam assistir pela menos uma vez na vida Querido Evan Hansen e com  a certeza de que não serão os mesmos após essa experiência.


*Louis Oliver é nossa colunista e assistiu ao filme em cabine de imprensa presencial no Cinemark do Botafogo Praia Shopping no dia 09 de novembro de 2021 à convite da assessoria 



Confiram a minha crítica no Canal (#444)


5 comentários:

  1. Apesar de abordar assuntos importantes, não curti muito o fato do rapaz mentir para a família do jovem que morreu.
    Não me empolguei para assistir.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho curiosidade em ler o livro.
    Não sabia que o filme já está entre nós....

    ResponderExcluir
  3. Gostei da crítica, já tinha visto algumas coisas sobre essa estreia, mas não sabia muito bem sobre o que era o filme, mas já vai para minha lista com certeza!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha visto ou lido algo com esse título, só não vou conseguir me lembrar onde.
    Mas sei que soa como um filme tão necessário, ainda mais pelo tema abordado, ou melhor, temas abordados!!!
    Com toda certeza do mundo,é um filme que já preciso ver assim que tiver oportunidade!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  5. Louis!
    Gosto muito de musicais e quando vem com temas tão importantes e que devem ser analisados, deve mesmo ser um bom filme.
    cherinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)