terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Menina que via filmes: PIG - uma comédia matadora

 


Título Original: The pig

Título no Brasil: Pig: uma comédia matadora

País: Irã

Ano: 2021

Direção: Mani Haghighi

Roteiro: Mani Haghighi

Elenco: Hasan majuni, Leila Hatami, Leili Rashidi

por Giselle Magno

nota 3/ 5

Hasan se considera o melhor diretor de seu país. O que ele não entende é porque um serial killer que está matando os melhores diretores iranianos ainda não o escolheu como vítima. Porém é só uma questão de tempo ou assim espera Hasan.  Além de se frustrar com a falta de interesse do serial Killer, o cineasta está furioso com sua atriz/musa que está trabalhando com outros profissionais e também com sua carreira que atualmente inclui comerciais de inseticidas. “Pig” é uma comédia que entrega essa premissa super intrigante.

No início você fica bem preso com essa narrativa querendo entender as relações que o protagonista tem com os demais personagens. Porém logo fica claro que o personagem que devemos seguir é ele próprio, assim como ele mesmo acredita.Tudo que acontece gira em torno de suas decisões. Os outros personagens tem pouco desenvolvimento e estão ali só como ponte para ele.

Apesar de gostar muito da premissa e o longa ter um início cheio de acontecimentos, o restante do filme é bem mais lento. O que ajuda a ambientar e estabelecer a real situação da carreira de Hasan.

Sempre acho bem interessante assistir a um filme de uma cultura diferente da nossa, porém ficou bem claro que apesar das diferenças, a motivação de Hasan é muito parecida com a nossa. O diretor vive atrás de aprovação. Ele quer provar que é o melhor profissional, apesar de vermos bem pouco esse seu lado. Já que fica claro que ele não está em seus melhores dias.

Acredito que achar ou não uma comédia engraçada é algo muito relativo e pessoal. Por isso creio que Pig não seja o tipo ideal de comédia para todos. Porém é inegável que o filme tem as situações mais estranhas e inusitadas e que com sua estranheza consegue causar um certo humor.

O final é algo ao mesmo tempo frustrante e surpreendente. Mostrando até onde uma pessoa pode ir para buscar o reconhecimento e adoração do público. Senso assim, Pig pode ser um filme que não irá atender ao gosto de todos, mas é um filme provocador, inusitado e criativo.

 

*Filme assistido em cabine on-line à convite do Cinema Virtual 

5 comentários:

  1. Hilário que Hassam está chocado que o serial não o escolheu kkk isso só comprova o que disse, da aprovação....

    ResponderExcluir
  2. Eu não me lembro de ter visto ou lido nada sobre esse filme. Pig, me trouxe o filmão do Cage que você recomendou ali no canal e eu já vi duas vezes rs
    Mas oh, mesmo não sendo tudo isso, essa parte do ser provocativo, me ganhou.
    Assim que estiver disponível, verei sim!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  3. Gente esse Hasan é bem louco! Querer ser caçado por um serial killer para provar que é bom.
    Apesar da provocação sobre o desespero por aprovação que algumas pessoas sentem, esse filme não me atraiu muito não.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Giselle!
    Gosto também de assistir filmes de outros países, embora a motivação de os fazer, seja o mesmo que aqui.
    Não entendi bem como pode ser uma comédia e ser um tanto arrastado, mas...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não conhecia esse filme Esse personagem Hassan é um tanto quanto estranho .fica chateado porque não é alvo de um serial Killer rsrs.Tambem gosto de conhecer a cultura de outros países.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)