quinta-feira, 12 de maio de 2022

O Homem do Norte


 Título Original: The Northman

Título no Brasil: O Homem do Norte
País: Estados Unidos
Ano: 2022
Direção: Robert Eggers
Roteiro: Robert Eggers, Sjón
Elenco: Alexander Skarsgård, Nicole Kidman, Claes Bang, Anya Taylor-Joy
Nota: 3/5
por Amanda Gomes

'O Homem do Norte' é um longo que possui como base a obra de Shakespeare, Hamelt e a lenda viking de Amelth. O filme segue uma história de vingança e loucura de um príncipe. Se passando no ápice da Landnámsöld, no ano de 914, o príncipe Amleth (Alexander Skarsgård) está prestes atingir maioridade e ocupar o espaço de seu pai, o rei Aurvandill (Ethan Hawke), ele acab de voltar de uma longa batalha, tendo sido ferido e sem esperanças de se recuperar. Ele decide então começar a treinar o filho para assumir seu lugar, quando acaba sendo brutalmente assassinado. 

Amelth acaba descobrindo que seu tio é o culpado, que ordenou que o matassem também e aproveitou para tomar a rainha para si. O menino foge na tentativa de escapar de um fim igual ao pai durante sua fuga jura que um dia voltaria para vingar seu pai, salvar sua mãe e matar seu tio.

Vinte anos depois, agora Amleth, um homem viking que sobrevive ao saquear aldeias eslavas, conhece uma vidente. Ela por sua vez o lembra que chegou a hora de cumprir a promessa que fez há muito tempo atrás: salvar sua mãe, matar o tio e vingar o pai. O ex-príncipe então parte para uma odisseia em busca do tio.

Para os amantes da cultura Viking, esse sem dúvidas é um filme que irá agradar muito, pois diferente de algumas produções que temos por aí, essa não bebeu somente em fontes que já fazem sucesso mas procurou se aprofundar um pouco mais, trazendo novos aspectos e detalhes. Não passa a sensação de estarmos consumindo do mesmo. 

Como é o estilo de Robert Eggers, teremos aqui a tentativa de um filme épico, repleto de cenas brutais, regadas de violência e sangue. O longa conta com cenas bem gráficas, que podem causar um certo desconforto aos mais sensíveis. Em matéria de figurino e fotografia, 'O Homem do Norte' oferece uma experiência incrível e completamente imersiva.

No entanto, alguns pontos que não me agradaram muito no filme foram a falta de um desenvolvimento mais profundo entre os casais criados na trama. Sinto que faltou ver mais disso acontecendo, já que impressão que ficou é a de que simplesmente juntaram os personagens com um propósito narrativo, como algo instantâneo.


Outro ponto que ao meu ver também deixou a desejar foi o filme ser dividido em capítulos, sinto que isso fez com que o filme ficasse com um ritmo mais lento e fosse por algumas vezes interrompido de forma abrupta. E o final também foi algo que não me agradou levando o desenvolvimento da trama em conta, mas essa é uma parte puramente pessoal. 

No mais, é um filme que merece ser visto no cinema para uma experiência completa. Que é possível agradar aos apreciadores da cultura Viking e aqueles que estão começando a experimentar esse novo gênero

Cabine presencial à convite da assessoria

4 comentários:

  1. Não sabia desse filme! É interessante

    ResponderExcluir
  2. Gosto desse estilo de filme, mas ao ver o trailer achei um pouco mais brutal que a maioria, com um derramamento de sangue forte demais para o meu gosto. Estou na dúvida se assisto ou não no cinema.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. E eu estava com tantas expectativas rsrs Eu amo isso da era Vikings rs eu gosto das cenas sangrentas, as mortes(eu sou normal) mas acho que esperava um ritmo mais frenético.
    Mesmo assim, claro que irei ver!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  4. Quando vi o trailer fiquei curiosa, mesmo com as pessoas tendo ressalvas com alguns pontos, quero ver

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)