terça-feira, 4 de outubro de 2022

Duas produções exclusivas do Curta! participam do Festival do Rio

 













FILMES SOBRE BELCHIOR E DANIEL SENISE ESTÃO NA MOSTRA ESPECIAL “PREMIÈRE BRASIL – RETRATOS”

Em 2022, o canal Curta! tem novamente o orgulho de contar com produções exclusivas no Festival do Rio, que ocorre entre 6 e 16 de outubro. Este ano, são dois documentários originais na lista de filmes da mostra especial “Première Brasil – Retratos”: “Belchior – Apenas Um Coração Selvagem”, sobre o cantor Belchior, e “Daniel Senise – Nem Tudo Tem Que Ser Sobre Alguma Coisa”, sobre o artista plástico Daniel Senise. Ambos foram viabilizados através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). Os locais e os horários de exibição ainda serão divulgados pela produção do festival. A estreia no canal será em 2023.

Confira as sinopses:

Belchior – Apenas Um Coração Selvagem” - O filme começa a ser realizado em 2016, enquanto Belchior ainda era vivo — o artista faleceu no ano seguinte — e vivia em uma espécie de autoexílio entre o sul do Brasil e o Uruguai. O longa, que tem Paulo Henrique Fontenelle (“Loki”, 2009; “Cássia”, 2014) na montagem, conta a história desde o nascimento do artista, em 1946, na cidade de Sobral, no Ceará, até os seus últimos anos. Através de entrevistas realizadas com o próprio Belchior, de material de arquivo e das letras e poemas de sua autoria, declamados pelo ator Silvero Pereira, a produção explora o “coração selvagem” do poeta. Direção:  Camilo Cavalcanti e Natália Dias. Produção: Clariô Filmes.

Daniel Senise - Nem Tudo Tem Que Ser Sobre Alguma Coisa” - Um longa-metragem experimental desenvolvido em grupo, em uma colaboração entre o artista Daniel Senise, com a consultoria do crítico e professor Agnaldo Farias e a direção de Bernardo Pinheiro e Pedro Rossi. Em um filme híbrido entre documentário e ficção, Senise é tema, autor, ator e realizador, e parte rumo à fonte que lhe permite acessar sua intuição criativa. Direção:  Bernardo Pinheiro Mota e Pedro Rossi. Produção: Coevos Filmes.

3 comentários:

  1. Raffa!
    Gostaria demais de assistir o filme do Belchior, ainda sou bem fã dele e conhecer sua história real, seria o máximo.
    Já tive oportunidade de conhecê-lo pessoalmente e tenho até foto.
    Muita saudade...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  2. Que legal!
    Belchior um grande nome da nossa música e uma perda irreparável.
    Não conheço Daniel mas irei pesquisar sobre seu trabalho

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que Belchior não pode assistir ao seu filme, uma bela homenagem.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)