domingo, 1 de janeiro de 2023

Sobre Yargi e a personagem Ceylin Kaya interpretada por Pinar Deniz

 

Enquanto eu escrevo esse artigo, Yargi chega ao seu 50º episódio pelo Kanal D. Sabemos que para as séries turcas esse é um marco importante, isso prova o quão certo deu a série que lida com valores  e ética tendo como protagonistas um promotor e uma advogada que tem impressões diferentes sobre o quanto vale a pena ser fiel à justiça.
Aqui já aviso que o texto contém spoilers, então se você não está em dia com a série, não siga após essa linha.




















Ceylin (Pinar Deniz) é uma advogada que quer ganhar seus processos a qualquer custo. Vindo de uma família humilde, ela luta para ter sucesso em sua carreira, e é especialista em achar brechas na lei para vencer todos os julgamentos e livrar seus clientes de penas maiores ou inocentá-los. 
Solteira, ela foca sua vida no trabalho e está em mais um dia lutando por um cliente quando conhece Ilgaz Kaya ( Kaan Urgancioglu), um homem que é fiel à justiça, que acabou de terminar um noivado com a juíza Neva e que não admite que ninguém esteja acima da lei que acredita tanto.
O caminho desses dois se cruzam quando a irmã dela é encontrada morta e o principal suspeito é o irmão dele. Seria exaustivo tentar recordar de todas as reviravoltas que tivemos até que isso fosse resolvido, o culpado fosse encontrado e Ilgaz e Ceylin formassem o casal que sempre sonhamos.


É bem verdade que o foco não é o romance, e sim mergulhar no extenso mundo judiciário turco onde as leis são ora parecidas com as nossas e ora muito estranhas - como o direito do pai de mentir para polícia para poderem proteger seus filhos, mesmo que estes sejam culpados.
No capítulo 49, o penúltimo já que hoje estamos tendo o 50º, Ceylin entrega o documento do divórcio para Ilgaz. Ele entregou a sobrinha dela para polícia, ela queria que ele como marido dela, protegesse a menina e a ajudasse  a fugir.
Boa parte das pessoas ficou do lado de Ilgaz, já que mentira não leva a lugar algum e a justiça precisava ser feita. Mas claro que há quem ache Ceylin uma vítima: da família que somente  a envolve em situações enlouquecedoras, e da vida que a colocou para se casar com o mais honesto dos homens.
A família de Ilgaz também mente, e muito. Aliás o Çinar - irmão de Ilgaz - já foi suspeito da morte da irmã de Ceylin e depois do pai. Mesmo não tendo sido ele, o pai de Ilgaz e Çinar, o ex policial Metin, encobriu o filho por amor à ele, dando a entender que porque não agora Ceylin não poderia fazer o mesmo?
Metin a ajuda a esconder Parla em sua casa, mas Ilgaz jamais concordaria com isso. Assim como jamais poderia imaginar o que o pai fez para proteger seu irmão. Ele acredita que quem comete crimes deve se entregar a polícia e cumprir sua pena, e ao contrário de Ceylin que acha que o mundo não vai ficar menos injusto se os familiares forem protegidos por eles, Ilgaz não aceita que sua esposa ou qualquer pessoa de seu ciclo use desses argumentos para fazer algo que não seja do lado da lei que ele acredita tanto. 
A pergunta que a brilhante Sema Ergenekon nos faz fazer é: "Você passaria por cima da lei para não ver quem ama na cadeia?"


*Acompanho semanalmente a série e posto meus comentários no Canal no Youtube e os compartilho aqui também.

4 comentários:

  1. 50 capítulos!!!Isso sim é uma série dar certo e olha, os episódios turcos equivalem a um tempo de filme e talvez por isso, eu ainda não tenha conseguido me dar uma chance de as ver.
    Mas sempre adoro ver você falando ou escrevendo sobre elas!!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  2. Um baita drama onde ficamos divididos junto com os personagens. Nos faz pensar em até onde iríamos e até onde queremos justiça.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    São 50 capítulos da segunda temporada, né?
    Deve fazer muito sucesso mesmo?
    Gostei de saber que poderemos conhecer o mundo jurídico da Turquia.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  4. Uma dzi tão longa, e sem a sombra do cancelamento é sim um marco
    Tô com Ilgaz

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)