segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Amor al√©m do tempo (The Time Capsule)ūüé¨√≥timo drama com um toque de fic√ß√£o cient√≠fica

 













Título Original: The Time Capsule

Título no Brasil: Amor além do tempo
Direção: Erwann Marshall
Roteiro: Chad Fifer, Erwann Marshall
País: EUA

Ano de produção: 2022

ELENCO: Todd Grinnell, Brianna Hildebrand, KaDee Strickland, Baron Vaughn, Ravi Patel, Nelson Bonilla, Orelon Sidney, Voltaire Colin Council, Erika Coleman

 Nota 4/5

Por Giselle Magno


Jack √© um pol√≠tico cansado de sua carreira e de sua vida. Depois de um esc√Ęndalo pol√≠tico em que ele acaba falando palavr√Ķes perto de uma plateia infantil, ele e a esposa resolvem voltar a casa de inf√Ęncia de Jack. L√° ele quer arrumar a casa para poder coloc√°-la a venda e aproveitar para fugir um pouco dos holofotes com sua esposa.

Até aí tudo bem, o que ninguém esperava é que Elise, sua namorada de adolescência, volta de uma viagem espacial em que ela esteve por 20 anos, e devido ao tempo no espaço, a garota não envelheceu um dia. Agora os dois terão que lidar com esse reencontro mais do que inusitado.

“Amor al√©m do tempo” n√£o define exatamente em que ano se passa, mas logo no inicio d√° a entender que √© em um futuro pr√≥ximo ao nosso. E se as pistas com aparelhos de comunica√ß√£o avan√ßados e carros diferentes n√£o denunciam que o filme se passa no futuro, o protagonista ter uma ex namorada que voltou do espa√ßo depois de 20 anos j√° deixa isso mais do que claro.

Apesar de parecer absurda, eu gostei e comprei a ideia do filme. Sendo assim gostei muito da ambienta√ß√£o futurista, mas realista. Outra coisa que n√£o te deixa estranhar tanto √© que os figurinos remetem at√© a d√©cadas anteriores e n√£o ao futuro. Achei um toque bem anacr√īnico e interessante ao longa.

O grande ponto do filme √© que para Elise, o ver√£o em que ela e Jack passaram juntos foi h√° alguns meses atr√°s, j√° que ela ficou em um estado “congelado” no espa√ßo e n√£o tem recorda√ß√Ķes desse tempo. E para Jack isso foi h√° anos atr√°s, por√©m fica claro que o t√©rmino dos dois sempre foi algo que n√£o ficou resolvido para ele.

Creio que Elise sempre representou para Jack todos os caminhos que ele poderia ter tomado quando jovem e optou pelas op√ß√Ķes mais seguras. E ao reencontrar a ex namorada ele se questiona sobre a pessoa que se tornou. J√° que para Elise aquele Jack vinte anos mais velho nada tem a ver com o adolescente que ela se relacionou.


Sendo assim “Amor al√©m do tempo” questiona muito sobre como a maneira que escolhemos viver nossa vida impacta em nossa personalidade. Ser√° que vale a pena mudarmos nossa ess√™ncia para satisfazer o objetivo de uma carreira? De um relacionamento? De um emprego? At√© quando podemos nos moldar para nos encaixar nos moldes que nos imp√Ķe? Todas s√£o quest√Ķes que permeiam os pensamentos de Jack e Elise e que o filme discute.

Creio que o filme v√° agradar muito quem estiver em busca de um drama com um toque de fic√ß√£o cient√≠fica. Por√©m, posso afirmar que o longa consegue voar sem tirar os p√©s no ch√£o, no sentido que mesmo tendo esse pano de fundo futurista, ele trata de quest√Ķes do cotidiano e que afetam a todos n√≥s.


Confiram o vídeo no Canal


3 coment√°rios:

  1. O amor...mas até que ponto abrir mão do sentir ou de outras coisas a favor dele?
    Este é um filme que não conhecia, mas que já senti muita vontade ver!!!
    Ainda mais pelas divaga√ß√Ķes que deve trazer ao expectador.
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  2. Quando vi o ficção científica torci o nariz mas essa parte ficou bem encaixada.
    A reflexão que ele desperta é muito importante

    ResponderExcluir
  3. Ola
    √Č comum pensarmos no "se" .se tivesse estudado mais " , se tivesse feito isso ou aquilo? Nunca saberemos
    Fiquei curiosa de como a esposa do Jack viu essa aproximação da ex namorada do marido.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)