sábado, 4 de fevereiro de 2023

O Grande Mauricinho

 













Título Original: The Amazing Maurice

Título no Brasil: O Grande Mauricinho

País: Estados Unidos 

Ano: 2023

Direção: Florian Westermann, Toby Genkel

Roteiro: Terry Pratchett, Terry Rossio

Elenco: Marcelo Adnet, Hugh Laurie, Sophia Valverde

Nota: 4/4

Por Amanda Gomes


Mauricinho é um gato charlatão que viaja de cidade em cidade vendendo serviços de exterminação de ratos. Mais que um gato, ele é um malandro, vendendo suas habilidades felinas para enganar as pessoas que o contratam. Na companhia de seu parceiro Kinho, um flautista mágico, eles convocam uma horda de ratos e os levam para fora da cidade.



Mas o “trabalho” não passa de um trato entre Mauricinho, Kinho e os ratos. Assim que terminam o trabalho, o grupo se encontra fora da cidade para realizar a divisão do dinheiro.Os ratos, por sua vez, fogem muito do tradicional já que esses falam, usam roupas e vivem uma ilha paradisíaca com o dinheiro que faturam do trambique.



Todo o plano segue maravilhosamente bem, até que eles resolvem aplicar o golpe em uma cidade chamada Bad Blintz, onde conhecem uma garota obcecada por livros, Marina, que os leva em uma aventura para resolver um grande mistério da cidade.


“O Grande Mauricinho” é um filme com um roteiro simples e previsível, que com isso realmente cumpre o que se dispõe, que é agradar e entreter o público. 



O filme gabarita todo o checklist dos filmes infantis, apresentando personagens divertidos, que ganham a afeição e atenção do público logo de cara. A história é fácil de entender, é leve e divertida, trazendo consigo uma lição de moral da forma mais simplificada para as crianças. 


Mesmo trazendo uma reflexão sobre temas mais “sérios” como liberdade e igualdade, diferente de muitas animações que foram lançadas nos últimos anos e que agradaram o público adulto, essa nem passa perto disso. Sua intenção é realmente ser um atrativo para crianças, sem se esforçar muito para ir além.


O traço dos personagens é característico do que temos visto da produção voltada para crianças: personagem com grande olhos e cabeça, que ajudam a dar expressividade. E bebendo um pouco mais da fonte da atualidade, a narrativa do filme apresenta a quebra da quarta parede o que faz que gere uma conexão maior ainda com as crianças.

Para quem curte filme infantil, mas que não está esperando por filme que converse com adultos disfarçados como animação para adultos (como alguns lançamentos da Pixar) ou que possui crianças em casa, essa é uma excelente pedida para aproveitar o resto de férias com os pequenos no cinema.


Também assisti ao filme e saiu Crítica no Canal



4 comentários:

  1. Amo animações.
    Se tiver a oportunidade de assistir, irei.
    E vou mostrar para os 3 gatinhos que tenho kkkk

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de filmes de animação, e esse até parece interessante, mas não me animou ao ponto de ir ao cinema.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tomara que o espírito da infantilidade pegue a Rafaela de jeito. Ow menina que não anda gostando de desenho mais não. Agora focou em dancinhas de Tik Tok e eu estou ficando maluca com as músicas rsrsrs(não ri que é pecado)
    Mas eu não perco uma animação de jeito nenhum.
    Claro que verei e se puder, no cinema!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Gosto de animações embora já faz um bom tempo que assiato.Haja tempo para ver tanta coisa .

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)