Longa “Tia Virgínia”, dirigido por Fabio Meira, ganha cartaz oficial e data de exibição no Festival de Gramado
Produzido por Janaina Diniz, longa participa da mostra competitiva no dia 13/08 e leva a protagonista Vera Holtz ao Festival pela primeira vez
Acaba de ganhar cartaz oficial o longa “Tia Virgínia”, protagonizado por Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso. O filme está entre os seis selecionados para a mostra competitiva de longas-metragens brasileiros do 51º Festival de Gramado e será exibido no dia 13 de agosto, no Palácio dos Festivais. O longa tem direção e roteiro do premiado Fabio Meira (“As Duas Irenes”), produção da Roseira Filmes e da Kinossaurus (produtora de Ruy Guerra e de Janaina Diniz) e distribuição da Elo Studios.
“É uma alegria voltar ao Festival de Gramado com um filme que discute o país através de uma família tão peculiar, que é a minha, mas poderia ser a de tantos outros brasileiros. ‘Tia Virgínia’ descortina o lugar delicado e invisibilizado de tantas mulheres que tiveram suas vidas alteradas por uma ‘sentença’, por não terem se casado ou sido mães”, declara o diretor. “E não posso deixar de sublinhar minha honra de estar acompanhado de elenco tão majestoso neste festival que festeja há cinco décadas o nosso cinema nacional. Mal posso esperar para ‘Tia Virgínia’ encontrar seu público”, complementa.
Na trama, Vera Holtz dá vida à personagem título, uma mulher de 70 anos, que nunca se casou ou teve filhos. Convencida pelas irmãs Vanda e Valquíria (vividas por Arlete Salles e Louise Cardoso), Virgínia mudou-se de cidade para cuidar da mãe idosa. No elenco também estão Antonio Pitanga, Vera Valdez, Amanda Lyra, Daniela Fontan e Iuri Saraiva.
Ao longo de um único dia, quando a família se encontra para celebrar o Natal após a morte do patriarca, “o filme fala da mudança do paradigma constrangedor de uma sociedade que não sabe lidar com a velhice. ‘Tia Virgínia’ vai em busca do caminho dela para a velhice a partir de uma ruptura, que a leva a sair deste lugar melancólico, e se reinventar”, explica Vera, que aponta o contraste com a velhice ao descrever a sensação de participar do Festival pela primeira vez.
“Há 50 anos, eu escuto falar sobre o festival de cinema de Gramado. Há meio século acompanho colegas, filmes e a vibração dos que ganham o Kikito. Eu estou indo com esta alegria juvenil conhecer a história que este festival escreveu durante 50 anos e realmente se tornou um lugar emblemático, sobretudo por ser um festival no extremo sul brasileiro, o que dá um charme todo especial”, comemora.
FABIO MEIRA | Diretor
Diretor, roteirista e produtor, Fabio Meira estudou na Escola Internacional de Cinema de Cuba. Foi assistente de Ruy Guerra em 2004, em “Veneno da Madrugada”. Seu filme de estreia "As Duas Irenes" teve a première mundial no Festival de Berlim, circulou e foi premiado em diversos festivais importantes do mundo. O projeto “Tia Virgínia” recebeu o apoio para Desenvolvimento do prestigiado Programa Ibermedia.
ROSEIRA FILMES | Produtora
Fundada pelo cineasta Fabio Meira, a Roseira Filmes é um núcleo de produção de conteúdo para cinema e televisão. Produziu dois longas, três médias e um curta-metragem, em parceria com produtoras como Acere FC e Lacuna Filmes. “As Duas Irenes” (2017), estreou no Festival de Berlim e foi ganhador de quatro Kikitos no Festival de Gramado, entre eles o de Melhor Filme pela Crítica e Melhor Roteiro. O filme foi distribuído pela Vitrine Filmes no Brasil e vendido para países como Suécia, Polônia, México, Uruguai e China. Os médias-metragens foram exibidos em canais como ESPN, TV5, TV Brasil e Rede Record e premiados em festivais de documentário como “É Tudo Verdade”.
KINOSSAURUS | Produtora
A Kinossaurus é uma sociedade entre o cineasta Ruy Guerra e a produtora e diretora Janaina Diniz, que se lança ao desafio de explorar a linguagem audiovisual com objetivo de trazer produtos criativos ao grande público. Fundador da Kinossaurus, Ruy Guerra é um dos maiores embaixadores do cinema brasileiro: levou seis filmes às telas de Cannes, conquistou o Urso de Prata de Berlim com dois longas distintos, movimentou milhões de espectadores com suas obras em todo mundo. Além da preservação da importante filmografia do cineasta e da realização de suas novas obras, a Kinossaurus tem como objetivo revelar talentos ao mercado audiovisual.
ELO STUDIOS | Distribuidora
A ELO STUDIOS é um estúdio audiovisual que desenvolve, produz, e comercializa narrativas brasileiras em múltiplas plataformas e países. Especializada em inovação e entretenimento de impacto, desde 2005 distribuiu mais de 500 títulos incluindo filmes de mais de 1 milhão de espectadores no Brasil à premiados internacionalmente (indicação ao Oscar como O Menino e o Mundo) e distribuídos em mais de 100 países.
Focada em conectar ideias, criadores e talentos, a ELO STUDIOS possui um forte line up de produções originais, além de desenvolver e produzir o conteúdo certo para cada mídia. Como resultado de significativo investimento e parcerias, a ELO STUDIOS está trabalhando em 20 produções próprias para os próximos três anos, sendo nove delas já confirmadas com parceiros. A ELO STUDIOS lançou em 2022 o filme “Medida Provisória”, de Lázaro Ramos, sendo o maior sucesso nacional do ano, em número de semanas em cartaz, e segundo em público. A empresa também é responsável pela incubadora de projetos com diretoras - SELO ELAS - e outras iniciativas que valorizam a diversidade de estórias na frente e atrás das telas. Em 2023 irá distribuir mais de 14 lançamentos nos cinemas, incluindo “Saideira”, (comédia estrelada por Thati Lopes e produzida pela Glaz), “De Repente, Miss!” (co-distribuição ELO STUDIOS e Sony Pictures, com Fabiana Karla e Giulia Benite no elenco), “Madame Durocher” (com Mateus Solano, e as premiadas Marie-Josée Croze e Sandra Corveloni), e “Viva a Vida” (dirigido por Cris D'Amato em Israel, e estrelado por Thati Lopes e Rodrigo Simas). Fundada há 17 anos por Sabrina N Wagon, Ruben Feffer e Flávia Feffer, a ELO STUDIOS pretende inovar a cada ano, e levar diversas produções nacionais a um número cada vez maior de pessoas, tanto no Brasil, como no mundo.
Elenco:
Vera Holtz, Arlete Salles, Louise Cardoso, Vera Valdez, Antonio Pitanga, Daniela Fontan, Iuri Saraiva e Amanda Lyra.
Ficha Técnica:
Roteiro/Direção: Fabio Meira
Produção: Roseira Filmes/ Kinossaurus Filmes
Produzido por: Janaina Diniz Guerra, Fábio Meira
Produtor Executivo: Camilo Cavalcanti
Produtor Associado: Thiago Macêdo Correia
Direção de Fotografia: Leonardo Feliciano
Direção de Arte: Ana Mara Abreu
Figurino: Rô Nascimento
Técnico de Som: Marcos Manna
Montagem: Karen Akerman, Virgínia Flores
Desenho de Som: Ruben Valdés
Música Original: Cesar Camargo Mariano
Vera é maravilhosa
ResponderExcluir