quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Resistência [Crítica]

 


Título Original: The Creator

Título no Brasil: Resistência

Ano: 2023

País: Estados Unidos

Diretor: Gareth Edwards (V)

Roteiro: Gareth Edwards (V), Chris Weitz

Elenco: John David Washington, Gemma Chan, Ken Watanabe

Nota: 4/5

Por Felipe Santoro


A trama de “Resistência” se desenrola em um futuro distante, no qual se desenrola uma grande guerra entre humanos e a força da inteligência artificial. É com esse cenário que vamos acompanhar Joshua, um ex-agente das forças especiais, que foi endurecido devido a perda de sua esposa.


Joshua é recrutado para caçar e matar o Criador, o misterioso e desconhecido arquiteto da avançada Inteligência Artificial, que conseguiu desenvolver uma poderosa arma que consegue acabar com a guerra e até mesmo com a própria humanidade. 


Joshua e sua equipe de agentes de elite ultrapassam as linhas inimigas, rumo ao centro do sombrio território ocupado pela IA, apenas para descobrir que a arma que acabará com o mundo, e que ele foi instruído a destruir, é uma Inteligência Artificial na forma de uma criança.


Com a inteligência artificial cada vez mais em alta e difundida no dia a dia, confesso que não foi uma surpresa essa proposta de roteiro. Levando a realidade em consideração, o filme já logo nos deixa com o pensamento de que seria esse apenas mais um roteiro hollywoodiano ou talvez um presságio do que está por vir? 




[









Resistência” é um filme que nos proporciona excelentes efeitos especiais e uma belíssima fotografia, pelos trailers já era possível ter um gostinho do que estava por vir e experimentar tudo isso em uma grande tela, faz com que a imersão na história seja ainda maior. 


O roteiro ainda se ocupa de colocar uma grande questão moral quando vemos que por mais que a inteligência artificial não seja uma pessoa de verdade, possui uma forma infantil, o que acaba gerando um apelo moral sobre o que é correto ser feito em uma situação como essa. 


John Washington como sempre nos proporciona um belíssimo show de atuação, colocando toda a carga dramática que o seu personagem precisa passar para o público. O restante do elenco também possui atuações muito boas e que contribuem de forma positiva para a trama. 


Para os que amam os filmes com essa pegada apocalíptica de fim do mundo, “Resistência” sem dúvidas é um filme com ótimo potencial para agradar, já que ele é capaz de nos inserir completamente na história, de forma magnética do início ao fim. Por outro lado, não é um filme que fique na cabeça por muito tempo, mas revela um potencial para novas tendências de produções que abordem o uso da inteligência artificial e suas consequências para o futuro.


*Cabine presencial à convite da assessoria

*Nossos colunistas são voluntários, suas críticas são suas opiniões sinceras sobre o conteúdo apresentado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)