quinta-feira, 5 de outubro de 2023

“CIDADE RABAT”, dirigido pela cineasta portuguesa Susana Nobre, estreia no Festival do Rio 2023 - Mostra Expectativa

 

• 06/10, 21:30 - Estação Net Rio 2

• 07/10, 16h - Estação Net Gávea 1

• 10/10, 16:30 - Estação Net Rio 5

• 13/10, 13:45 - Kinoplex São Luiz 1

 

 

Distribuição BRETZ FILMES

 

CIDADE RABAT

Portugal, 2023, Ficção, Cor, 101 min.

Fotos: Cidade Rabat

Festival do Rio: trailer

 

Susana Nobre e as ficções negociadas com a vida: “Cidade Rabat” é o novo longa-metragem da cineasta portuguesa.

 

O filme teve sua estreia oficial no Festival de Berlim em fevereiro/23, estreia no Festival do Rio e seu lançamento comercial previsto para novembro.

SINOPSE

Helena tem 40 anos e uma filha de 12, chamada Maria, que vive com o pai em semanas alternadas. Ela trabalha como produtora de cinema e se sente sufocada pela burocracia de suas funções. Após a morte da mãe, Helena é atingida por um sentimento de orfandade, assombrado pelo ambiente mórbido que a envolveu nos últimos tempos. Esse olhar voltado às misérias e tristezas do mundo, e o fato de estar na metade da vida, despertam nela uma segunda adolescência. Exibido na mostra Forum no Festival de Berlim 2023.

 

EQUIPE TÉCNICA

Ficção

Cor/Color 101'

Portugal / França - 2023

Direção

SUSANA NOBRE

Roteiro

SUSANA NOBRE

Empresa Produtora

TERRATREME FILMES

Produção

JOãO MATOS

Empresa Coprodutora

KINOELEKTRON

Direção de Arte

CLáUDIA LOPES COSTA

Fotografia

PAULO MENEZES

 

Elenco:

Raquel Castro (Helena),

Paula Bárcia (mãe de Helena),

Paula Só (Lina),

Sara de Castro (Inês),

Laura Afonso (Maria)

DIRETORA SUSANA NOBRE

 

Susana Nobre

Nasceu em Lisboa, Portugal, em 1974. É formada em ciências da comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Em 2006, fundou a Terratreme Filmes, uma das produtoras mais importantes do novo cinema português, responsável por filmes como Ama-San (2016), de Adriana Varejão, A Fábrica de Nada (2017), de Pedro Pinho, Campo (2018, 43a Mostra), de Tiago Hespanha, e O Fim do Mundo (2019, 43a Mostra), de Basil da Cunha, exibidos e premiados em festivais, tais como Cannes, Berlim, Roterdã e Londres. Como diretora, além de curtas e médias-metragens, realizou os longas Vida Activa (2014) e Tempo Comum (2018), apresentado no Festival de Roterdã.

 

 

BRETZ FILMES / LUIZ ERNESTO BRETZ / DISTRIBUIDOR

Distribuidora | Bretz Filmes 

 

A Bretz Filmes iniciou as atividades em 1990, atuando inicialmente como distribuidora no mercado de vídeo. Paralelamente, entre 2003 e 2011, Luiz Ernesto Mendes Bretz, seu fundador, foi diretor de distribuição na Videofilmes. Em 2011, a empresa iniciou sua atuação no mercado nacional e internacional, passando a adquirir títulos brasileiros e estrangeiros para distribuição própria em cinema, vídeo, televisão e VOD, especializando-se em documentários e filmes de autor e cinema independente, nacional e internacional, lançando títulos como: "Woody Allen", "O Cavalo de Turim", "Nostalgia da Luz" e "Another Year". Mais recentemente, foram lançados os filmes "For Sama", “Honeyland", "Cézanne e eu", "Gabriel e a montanha", “Sinfonia de um Homem Comum” dentre outros. Atualmente a Bretz Filmes é uma das principais distribuidoras de documentários e filmes de autor nos cinemas do Brasil.

2 comentários:

  1. O cinema francês é tão rico e olha aí uma amostra disso!
    Claro que já adorei saber sobre!!!
    Beijo

    Angsla Cunha

    ResponderExcluir
  2. Que alegria ter tantos filmes que provavelmente muitos nem conheciam se não fosse essa divulgação né?
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)