quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Desafios e oportunidades: RioMarket destaca a importância estratégica do audiovisual no comércio exterior”.

 FOTO RIOMARKET 11 OUT.jpg



O RioMarket, em sua programação de quarta-feira, dia 11, proporcionou um ambiente propício para diálogos e reflexões sobre as interconexões entre o universo audiovisual e o comércio exterior. Mediado por Antônio Jorge Alaby Pinheiro, Sócio Diretor da Mídia1 Comunicação, o painel contou com as valiosas contribuições de Lula Vieira, Diretor da Luvi Produções, e Patrícia Aguiar, Diretora de Cultura e Audiovisual da Federação das Câmaras de Comércio Exterior.

Lula Vieira enfatizou a missão do Conselho de Cultura e Audiovisual em promover intercâmbios e organizar informações, destacando desafios como a carga tributária elevada e a importância estratégica do setor para a projeção internacional do Brasil. O debate abordou questões essenciais, incluindo a projeção global da marca Brasil e a necessidade de atrair investimentos, citando casos de sucesso, como a aproximação com a China. Vieira relata que “o Brasil desconhece a importância da indústria do cinema e sua empregabilidade que coloca no mercado de trabalho desde o operador de pouca escolaridade até o pós-doutor, o ano inteiro”.

Ainda no papo sobre comércio exterior Patrícia Aguiar reforçou o compromisso de estabelecer diálogos entre mercados, ouvir demandas e explorar iniciativas, como a possível criação de um Fundo para o audiovisual. O evento continua a impulsionar discussões que permeiam pesquisa, comunicação, produção e políticas públicas, contribuindo para consolidar o Soft Power brasileiro no cenário internacional.

Ao longo do dia ainda tivemos painéis sobre os desafios da sustentabilidade no audiovisual, Diálogos Premiere Brasil Documentários e Curtas, que proporcionou uma troca interessante sobre mercado audiovisual com realizadores de filmes selecionados para compor as mostras competitivas do Festival do Rio. Também houve espaço para falar sobre o “desenvolvimento do audiovisual sem fronteiras”, e discussões como os modelos de gestão e as abordagens inovadoras estão sendo aplicados para cativar grandes audiências e promover mensagens de significado e relevância social.

O dia terminou com o painel que discutiu como o audiovisual pode ser uma poderosa ferramenta para promover destinos turísticos e atrair visitantes, destacando a importância da imagem e da narrativa na promoção de lugares e experiências. Também entrou em pauta a reflexão de políticas e estratégias governamentais destinadas a fortalecer essa relação entre turismo e audiovisual.

O RioMarket, que continua até 13 de outubro, consolida-se como o principal Hub de negócios e inovação do universo audiovisual. Detalhes sobre inscrições e programação estão disponíveis em https://www.riomarket.com.br.


SERVIÇO:

https://www.riomarket.com.br
Endereço: Rua do Russel, 76, Glória - Rio de Janeiro, RJ
(Próximo à estação de metrô da Glória)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)