domingo, 8 de outubro de 2023

Grande vencedor do Festival de Gramado, “Mussum, o filmis" terá sessão especial Hors Concours no Festival do Rio

 Longa dirigido por Silvio Guindane e estrelado por Ailton Graça será exibiddia 12 de outubro, no Cine Odeoncom presença do elenco e equipe 

 

 

Mussum - o filmis” (crédito: Desirée do Valle) 


 

Depois de conquistar seis Kikitos no Festival de Cinema de Gramado, incluindo Melhor Filme pelo júri oficial e júri popularMussum, o filmis terá sessão especial no Festival do Rio antes de chegar aos cinemas. cinebiografia de um dos artistas mais populares da história do entretenimento brasileiro faz parte da Mostra Hors Concours da Première Brasile será exibida no dia 12 de outubro, às 19 horas, no Cine Odeon. O filme estreia em circuito nacional dia 2 de novembro. 

 

Estrelado por Ailton Graça e dirigido por Silvio Guindaneo longa tem roteiro assinado por Paulo Cursino e produçãde André Carreira, pela produtora Camisa Listrada, coprodução Panorama Filmes, Globo Filmes, GloboplayTelecine e RioFilme, além de distribuição da Downtown Filmes. 

 

Baseado no livro "Mussum – uma história de Humor e Samba, de Juliano Barreto, o filme reúne momentos menos conhecidos e explorados da vida dAntônio Carlos Bernardes Gomes – e vai além do papel inesquecível do humorista em Os Trapalhões, ao lado de Didi, Dedé e Zacarias. Mussum, o filmis narra a construção desse artista negro multifacetado passando por sua infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira e o sucesso com o grupo Originais do Samba. 

 

Os atores Thawan Lucas BandeiraYuri Marçal (que ganhou melhor ator coadjuvante no Festival de Gramado) e Ailton Graça (melhor ator) interpretam Mussum em 3 fases diferentes de sua trajetória. A veterana Neusa Borges também foi premiada como melhor atriz coadjuvante por interpretar Dona Malvina, mãe de Mussum, papel que divide com a atriz Cacau Protásio. "Mussum, o filmis" ainda levou o prêmio de Melhor Trilha Musical e Menção Honrosa pela caracterização feita por Martin Macias Trujillo. 

 

Protagonizando um filme pela primeira vez, o ator Ailton Graça, que vive Mussum em seus anos de sucesso com OTrapalhões, comenta esse momento que já é um marco na sua carreira: Este filme é a realização de um projeto de vida. É o primeiro 'pretagonista' que eu faço, e, dentro do meu histórico como artista, sempre quis homenagear o Mussum, fosse no teatro ou em qualquer lugar. Fiquei muito feliz construindo esse personagem para o cinema. E espero que todo mundo goste assim como eu. 

 

O trabalho tambéé a estreia de Silvio Guindane como diretor, depois de quase 30 anos iniciar sua carreira de ator com o longa Como Nascem os Anjos (1996), de Murilo Salles. Segundo eleMussum, o filmis” é mais do que uma biografia de um grande artista, mas um filme que retrata a vida de milhões de brasileiros através de seu protagonista e de sua relação com família, trabalho, preconceito, altos e baixos e, principalmente, seus sonhos.  

 

Com um elenco majoritariamente negro, o projeto escrito por 7 anos traz a grandiosidade e a potência que Mussum era, e os frutos que ele deixou para inúmeras gerações de artistas periféricos que não se viam representados na TV brasileira.  

 

 

 

Sinopse: 

 

Mussum, o filmis” narra a trajetória de vida de Antônio Carlos Bernardes Gomes, indo muito além do Mussum que o grande público conhece: a infância pobre, a carreira militar, a relação com a Mangueira, o sucesso com os Originais do Samba, além de bastidores d'Os Trapalhões. 


 

Ficha Técnica: 

Elenco: Ailton Graça, Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jeniffer Dias, Késia e Cinara Leal. 

Produção: Camisa Listrada 

Coprodução: Panorama Filmes, Globo Filmes, GloboplayTelecineRioFilme 

Distribuição: Downtown Filmes  

Direção: Silvio Guindane 

Roteiro: Paulo Cursino 

Produtor: André Carreira 

Supervisão Artística: Roberto Santucci 

Produção Executiva: Ângelo Gastal e Cacala Carvana 

Direção de Produção: Mariângela Furtado 

Direção de Fotografia: Nonato Estrela 

Direção de Arte: Rafael Targat 

Figurino: Cássio Brasil 

Caracterização: Martín Macías Trujillo  

Maquiagem: Mari Pin 

Som Direto: Evandro Lima 

Montagem: André Simões 

Música: Max de Castro 

Edição de som: Acácia Lima e Tomás Alem 

Mixagem de som: Rodrigo Noronha e Gustavo Loureiro 

Gerente de Pós-produção: Monica Siqueira 

Supervisão de Pós-produção: Talita Almeida 

Produtor Associado: José Alvarenga Jr.  

 

Sobre Silvio Guindane / Diretor 

 

Silvio Guindane é um ator, produtor, diretor de teatro e dramaturgo brasileiro. Atuou em filmes desde os treze anos de idade, tendo feito sua estreia em Como Nascem os Anjos, de 1996, que lhe rendeu vários prêmios, dentre eles um Kikito no Festival de Gramado e um Troféu Candango no Festival de Brasília. Nos últimos anos, Silvio Guindane tornou- se um ator muito presente em projetos na televisão a cabo. No canal Multishow atuou em projetos de sucesso como a minissérie "Acerto de Contas". Na FOX, participou da série "Um Contra Todos", de Breno Silveira. No Globoplay, protagonizou a série "A Divisão". Em 2019, ele dirigiu a série "O Dono Do Lar" para o canal Multishow. 

 

Atualmente, está à frente de diversos projetos como os longas União instável, primeira comédia romântica brasileira protagonizada por atores negros, Mussum, o filmis, que narra a vida do comediante, e A primeira onda, documentário sobre Covid-19. Guindane assina ainda a direção de "Veronika", série do Globoplay, que retrata a vida de uma advogada criminalista vivida por Roberta Rodrigues. Trabalha ainda na adaptação cinematográfica do livro O avesso da pele, romance de Jeferson Tenório vencedor do Jabuti em 2020. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)