quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes


 Título Original: The Hunger Games: The Ballad of Songbirds and Snakes

Título no Brasil: Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes
Ano: 2023
País: Estados Unidos
Diretor: Francis Lawrence
Roteirista: Lauren Schuker Blum, Michael Arndt
Elenco: Tom Blyth, Ashley Liao, Rachel Zegler, Viola Davis
Nota: 5/5
Por Amanda Gomes


Antes de Katniss Everdeen, sua revolução e o envolvimento do 13 distrito, houve o Presidente Snow, ou melhor, Coriolanus Snow. 

Muitos antes dos acontecimentos da trilogia original, “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” é a história do ditador de Panem antes de chegar ao poder. 

Anos antes, Coriolanus Snow vivia na capital, nascido na grande casa de Snow, que não andava muito bem em popularidade e financeiramente. Ele se prepara para sua oportunidade de glória, que é concluir os estudos e ganhar o prêmio Plinth por suas boas notas e esforço, no entanto, seus planos sofrem algumas alterações, já que para merecer o prêmio ele precisa se tornar mentor de um dos tributos dos Jogos. Essa é a tentativa de inovar e trazer mais audiência aos jogos que têm perdido a popularidade na capital.

O destino da casa depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas para conseguir mentorar o tributo vencedor. Foi-lhe dada a tarefa humilhante de mentorear a garota tributo do Distrito 12. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer terá consequências dentro e fora do Jogo.


Na arena, a batalha será mortal e a garota terá que sobreviver a cada segundo. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar à garota, mas terá que ter cuidado com qualquer passo que der, fará com que a menina e ele mesmo sofram de alguma maneira.

Eu não acompanhei Jogos Vorazes durante seus grandes anos de sucesso, apesar de ter tido um interesse no passado, nunca passou disso. Portanto, fui conferir essa nova produção completamente as cenas e saí da sessão completamente apaixonada, querendo consumir mais e mais dessa série. 

Não sou capaz de afirmar se o filme foi bem adaptado, mas afirmo que o material final entregue foi uma produção incrível, de uma distopia e fantasia da mais alta qualidade. Me fez ter saudade das produções que Hollywood nos entregava a dez anos atrás.

Todo o enredo da história nos fisga desde o início, a trama possui um ritmo que nos instiga e atrai desde a primeira cena, fluindo de forma maravilhosa até sua primeira hora. “A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” é um filme longo, e é possível sentir isso enquanto assiste, já que em alguns momentos a narrativa começa a ficar lenta e o espectador perde um pouco do foco, no entanto, é possível entender que algumas cenas por mais que sejam entediantes são importantes para a narrativa da história.

Em matéria de elenco, temos aqui um presente incrível. Viola Davis por si só dispensa comentários, ela interpreta a Dra. Gauss com tamanha maestria, que me custou um bom tempo para me livrar da raiva que a personagem instaurou em mim. Rachel Zegler tem sido uma grata surpresa, já que adorei sua participação em “Shazam - Fúria dos Deuses” e confesso que ter acompanhado o massivo hate que a atriz vem recebendo nas redes sociais, me fez ir assistir um filme com um pé atrás. No entanto, Rachel está completamente impecável nesta produção, ela nos entrega uma Lucy Gray carismática e encantadora, juntamente com um poder vocal belíssimo. Tom Blyth é um rosto novo que adorei conhecer e já quero acompanhar mais dos trabalhos, sua interpretação de Snow conseguiu me fazer criar afeto e simpatia por um personagem que eu sei que é detestável.

São todos elogios para essa produção que me pegou desprevenida, que fica até difícil organizar o que precisa ser dito.

Outros pontos nos quais o filme entrega um excelente trabalho, é o figurino e trilha sonora, essa eu tenho escutado incansavelmente enquanto relembro as cenas. Apesar de gostar de Olivia Rodrigo, não esperava que a jovem cantora entregasse uma obra prima dessas já tão nova. 

No mais, para aqueles que já são fãs de Jogos Vorazes, tenho certeza de que esse é um filme que pretende encantar e agradar muito. E para os perdidos que assim como eu, não se preocupem que ficarão igualmente encantados. Mal posso esperar a hora de ir conferir o filme novamente.

*Cabine de imprensa à convite da assessoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)