quarta-feira, 22 de novembro de 2023

UMA CARTA PARA PAPAI NOEL, FILME NATALINO PARA TODA A FAMÍLIA, GANHA TRAILER OFICIAL

 

Comédia dirigida por Gustavo Spolidoro conta com José Rubens Chachá e Totia Meirelles e promete emoção, aventura e humor em lançamento para todo o Brasil em dezembro

Confira o trailer!


 

O aguardado filme de Natal brasileiro, UMA CARTA PARA PAPAI NOEL, de Gustavo Spolidoro, já tem data de estreia, 14 de dezembro, e chega aos cinemas de todo o país com distribuição da Pandora Filmes. A produção é da Okna Produções que completa 17 anos de atuação em 2023.

No longa, Papai Noel (José Rubens Chachá) recebe uma carta de Jonas (Caetano Rostro Gomes), um menino órfão de 8 anos que vive em uma casa de acolhimento. Na correspondência, Jonas pergunta sobre como é a vida de Noel quando não está entregando presentes e revela que ele e seus amigos nunca receberam presentes no Natal. Emocionado com o interesse do menino e intrigado, Noel viaja ao Brasil para descobrir este mistério. O roteiro é assinado pelo próprio diretor e por Gibran Dipp.

Dedicado a entreter toda a família, não apenas as crianças, o longa investe em um universo de aventura e fantasia, mas também busca se aproximar da nossa realidade. Repleto de efeitos especiais, o filme levará às telas um imaginário conhecido de todos, mas em um contexto bem brasileiro, afinal o Papai Noel vem ao Brasil. “De um simples brilho que acompanha um personagem a algo mais complexo, como uma viagem interplanetária, os efeitos especiais realmente são uma marca no filme”, explica o diretor. 

Filmado em estúdio e nas cidades de Porto Alegre, Viamão e Santa Tereza, todas no Rio Grande do Sul, o diretor aponta que o clima alegre durante as filmagens contribuiu para a excelência no resultado. “Por aqui mantemos o astral, fizemos um set divertido para que todos se sintam valorizados e curtam esse momento”, comenta Spolidoro.

O elenco infantil é liderado por Caetano Rostro Gomes, como Jonas, e a preparação das crianças é de Adriano Basegio, que dedicou meses a essa etapa. Os principais personagens infantis são interpretados também por Mariana Lopes, Lívia Borges Meinhardt, Cecilia Guedes e Theo Goulart Up. Já o elenco adulto inclui, além de José Rubens Chachá, as atrizes Totia Meirelles, Polly Marinho, e Elisa Volpatto. A equipe artística conta com nomes como Bruno Polidoro (“A Primeira Morte de Joana”), na direção de fotografia; Tiago Retamal, na direção de arte; Pablo Riera (“A Teoria dos Vidros Quebrados”), na montagem. A produção é de Aletéia Selonk, que também assina a produção executiva com Graziella Ferst, Marlise Aúde e Gina O'Donnell.

A trilha sonora conta com uma música original, composta por Arthur de Farias e Fernanda Takai, escrita especialmente para o filme, que será interpretada por Fernanda. Além disso, UMA CARTA PARA PAPAI NOEL traz uma versão inédita de “Sobre o Tempo”, da banda Pato Fu, da qual Fernanda faz parte. A canção é parte do projeto do grupo voltado para o público infantil, Música de Brinquedo. 

UMA CARTA PARA PAPAI NOEL conta com recursos públicos geridos pela Agência Nacional do Cinema – ANCINE e com investimentos do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA administrados pelo BRDE. Ainda na etapa de desenvolvimento o projeto foi um dos dez selecionados para participação no pitching no Mercado de Ideias Audiovisuais – INTERNACIONAL – em 2018, em São Paulo.

Sinopse

Jonas, um menino órfão de 8 anos que vive em uma casa de acolhimento, nunca ganha presente no Natal. Preocupado, ele escreve uma carta para Papai Noel, mesmo que seus amigos Beca, Pri, Alana e Cabeleira debochem da sua ingenuidade: “Só o Jonas pra acreditar que esse ano ia ser diferente”. Ao receber a carta do menino perguntando sobre o que Noel gosta de fazer, de comer e como é sua vida quando não é Natal, Noel se emociona. Jonas conta que nunca recebe presente no Natal e, então, Papai Noel entra em ação para descobrir o motivo. Noel se disfarça de Leon - o Conserta-Tudo e, junto com Maria Noel e com a ajudante Tata, parte para investigar o mistério. Enquanto explora a casa de acolhimento, Noel começa a ser vigiado por Léia, a diretora do lugar. Léia começa a desconfiar de Noel criando dificuldades para ele e a garotada. Noel e as crianças criam um forte laço de amizade, mas a construção dessa cumplicidade será repleta de obstáculos. Nessa jornada, todos irão redescobrir o verdadeiro significado do Natal.

Ficha técnica

Direção: Gustavo Spolidoro

Roteiro: Gibran Dipp e Gustavo Spolidoro

Produção: Aletéia Selonk

Produção Executiva: Aletéia Selonk, Graziella Ferst, Marlise Aúde e Gina O'Donnell

Direção de Produção: Tito Mateo

Direção de Fotografia: Bruno Polidoro

Direção de Arte: Tiago Retamal

Preparação de Elenco: Adriano Basegio

Produção de Elenco Nacional: Andrea Imperatore

Montagem: Pablo Riera

Supervisão de Efeitos Visuais: Pedro de Lima Marques

Trilha Sonora: Arthur de Farias

Edição de Som e Mixagem e Mixagem: Kiko Ferraz, Ricardo Costa e Chrístian Vaisz

Elenco: José Rubens Chachá, Totia Meirelles, Polly Marinho, Elisa Volpatto, Caetano Rostro Gomes, Lívia Borges Meinhardt, Mariana Lopes, Cecilia Guedes, Theo Goulart Up.


Sobre Gustavo Spolidoro

Dirigiu e roteirizou 21 curtas e médias e 5 longas, tendo recebido mais de 70 prêmios no Brasil e exterior e participado de festivais como Berlim, Rotterdam e Sundance. Seu primeiro curta, VELINHAS, participou da Mostra Panorama, no Festival de Berlim (1999). Recebeu duas vezes o GRANDE PRÊMIO DO CINEMA BRASILEIRO (considerado o Oscar do cinema nacional), pelos curtas OUTROS (2000) e DE VOLTA AO QUARTO 666 (2010 –que tem como “ator” o diretor alemão Wim Wenders). Seu curta INÍCIO DO FIM (2005) recebeu 16 prêmios e participou de festivais como Rotterdam e Sundance.

É diretor e roteirista do premiado longa, AINDA ORANGOTANGOS (2007). Desde 2015, seus principais trabalhos são pensados para um público jovem e para a família: a série ERNESTO, O EXTERMINADOR DE SERES MONSTRUOSOS, no ar na TV Brasil; a série A VELHA HISTÓRIA DO MEU AMIGO NOVO, na TV Brasil; e a série FORMIGAS, na TVE. Em 2021, estreou o filme OS DRAGÕES.


Sobre a produtora Aletéia Selonk

Aletéia Selonk é produtora e diretora da Okna Produções e está a frente da realização do projeto Uma Carta para Papai Noel. Fundou a Okna em 2006 e tem em seu currículo importantes produções nacionais como os longas “A Primeira Morte de Joana”, “Mulher do Pai”, “Ponto Zero”, e a animação “As Aventuras do Avião Vermelho”. Jornalista, pós-graduada em Produção Audiovisual e doutora em Comunicação Social pela PUCRS, com passagem pela Sorbonne, Aletéia atua no setor audiovisual desde 1995. É professora de produção audiovisual na PUCRS, onde foi responsável pela implantação do Tecna, um centro de produção audiovisual no RS. É Presidenta do Forcine – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual e integra o + Mulheres Audiovisual.

Sobre a Okna Produções

Produtora de conteúdo dedicada à realização de projetos para cinema, televisão e plataformas digitais. Especializada na produção e produção executiva, realiza não apenas o gerenciamento de projetos mas de talentos criativos. Em 2023, a empresa completa 17 anos de atuação. Em seu catálogo constam mais de 50 obras, sendo 10 longas metragens, 19 médias, 21 curtas e 6 séries de TV. Suas produções foram selecionadas e premiadas em importantes festivais no Brasil e no exterior. São obras que unem características autorais ao potencial de se comunicar com as audiências, trazem uma diversidade de abordagens temáticas dedicadas a diferentes perfis de públicos e foram realizadas a partir de coproduções que valorizam talentos nacionais e internacionais.

Sobre Pandora Filmes

A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e os vencedores da Palma de Ouro de Cannes “The Square: A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund e “Parasita”, de Bong Joon Ho.

Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Beto Brant, Fernando Meirelles, Gustavo Galvão, Armando Praça, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa, Pedro Serrano e Gabriela Amaral Almeida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)