domingo, 24 de dezembro de 2023

Kizil Goncalar sofre retaliações nas redes e é avaliada no Conselho Supremo de Rádio e Televisão para saber se infringiu alguma regra


* Esse texto tem spoilers da novela

Quando a novela Kizil Goncalar foi anunciada, muitos fãs comemoraram. Seria a volta de Özcan Deniz às novelas após um hiato de quase 2 anos. Sua última novela, Seni Çok Bekledin foi cancelada após poucos episódios deixando aquele final apressado. A audiência caía vertiginosamente, dessa vez a reclamação era sobre a diferença de idade entre os atores. Özcan Deniz na época tinha 49 anos, enquanto seu par na história, a atriz İrem Helvacıoğlu tinha 31 anos. É curioso notar como um país de maioria muçulmana, onde casamentos com adolescentes são comuns - até mesmo mostrados em novelas do país - não aceita uma diferença mínima de idade entre os atores.
Vale lembrar que ainda que as vendas internacionais de uma novela turca possam fazer com que a história renda um pouco mais, quem define até quando ela passará são os turcos, já que a venda dos anúncios em seu imenso intervalo único é algo importante para definir quantos capítulos a produção terá.
Uma novela de sucesso rende em média uns 50 episódios. Mas pode terminar antes caso os atores tenham outros contratos que precisem cumprir.
Quando os atores principais de Kizil Goncalar anunciaram sua leitura de textos,  o mundo todo ficou ansioso, Özgü Namal esteve em Cannes esse ano para divulgar a novela e se foi dito que nunca nenhuma produção do país tinha tido episódios tão caros em seus orçamentos. Criou-se uma expectativa imensa em cima do primeiro episódio.
Mas então veio o balde de água fria para os fãs dos atores, seja de Özcan Deniz ou da outra protagonista, Özgü Namal ( Merhamet) que vive a personagem Meryem,
Na história  Meryem teve duas crianças, mas somente uma delas vingou ( sua filha Zeynep). Casada desde os 14 anos com Naim, um homem que é muito voltado para religião e não permite que as duas tenham contato com o mundo externo. A família se muda para Istambul após um terremoto, para uma seita chamada Os Mortais, eles são muçulmanos que utilizam a religião para justificar todas suas ações sejam elas boas ou não. 
Dentro dessa imensa comunidade, Meryem perceberá o quanto não deseja à sua única filha o seu destino. Com isso os caminhos dela e de Levent ( Özcan Deniz ) irão se cruzar pois ela acabará o conhecendo após trabalhar em sua casa de empregada. Levent é um importante médico, totalmente cético, que recrimina os pensamentos e estilo de vida de Os Mortais. Mas devido à profissão que escolheu, ele se deparará com um paciente importante para essa seita. 
A Turquia, ou melhor, parte grande do público, não gostou da maneira como o Islã é retratado. Como um local onde suas ações são usadas como desculpas para justificar sua religião e onde mulheres são mostradas como impedidas a trabalhar e/ou estudar, e ainda temos agressões no primeiro capítulo. Uma professora bate em sua aluna na frente de todos porque ela interrompeu a leitura do Alcorão.
Além disso temos cenas onde um motorista tenta entregar um copo de água para Meryem pois sua filha estava passando mal.  E o marido briga com sua esposa por ter cometido um ato impuro ao querer ´pegar da mão de outro homem um copo de água.
Telespectadores ligaram para o Conselho Supremo de Rádio e Televisão, também conhecido como RTÜK, ( é a agência estatal turca para monitorar, regular e sancionar transmissões de rádio e televisão. A RTÜK foi fundada em 1994 e é composta por nove membros eleitos pela Grande Assembleia Nacional da Turquia) denunciando o conteúdo da série,  a acusaram de serem islamofóbicas .


O órgão promete apurar, quando isso acontece é aplicado multa e seguindo com o conteúdo não aprovado, podem impedir a série de ir ao ar.
Após tudo isso, tivemos a notícia de que  a novela perdeu autorizações importantes de locações já aprovadas. 
Boicote?


Se a história mexeu tanto com os brios dos turcos mais radicais, talvez seja hora não de censurar uma história fictícia mas que pode mostrar a verdade. A hora é de não permitir que os abusos às mulheres sigam acontecendo. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)