terça-feira, 23 de janeiro de 2024

Entrevista com Sema Ernenekon, roterista de YARGI - Segredos de Família - ganhadora do Emmy Internacional de Melhor Novela 2023

 



A entrevista abaixo foi traduzida por mim, publicada originalmente na revista Episode Americas de Janeiro de 2024. Evento de compra de novelas e séries realizado em Miami. 


"Qualquer pessoas que desafie a fazer algo único e novo deixa registrado sua marca na história das séries de televisão"



Eu entrevistei Sema Ergenekon, a roteirista da série Yargi- Segredos de Família, que ganhou o prêmio de “Melhor Telenovela” no International Emmy Awards (IEMMY) em 2023.
 Discutimos os principais fatores que contribuíram ao sucesso da série e à abordagem geral de seu trabalho. Ergenekon diz que ter sucesso na indústria de séries de TV está relacionado a ser corajoso em relação a “experiências originais e novas”. Quanto aos seus planos futuros, ela pretende alavancar suas credenciais existentes com sabedoria e aventurar-se em algo novo.

Yargi- Segredos de Família  está em sua 3ª temporada e já recebeu muitos prêmios na Turquia nos últimos três anos, de universidades, prêmios de audiência, etc. Mas em 2023  também ganhou o prêmio de “Melhor Telenovela” no IEMMY. Antes da cerimônia, olhei as concorrentes de Yargi, os outros indicados e
houve alguns candidatos muito fortes. É um merecido prêmio, mas acho que teria ficado um pouco intimidado quando vi os indicados.

Sema - Todos ficaram intimidados. Um painel foi realizado antes da cerimônia e, claro, estavam presentes empresas muito importantes. Além disso, os outros indicados são normalmente séries de uma hora, mesmo que sejam televisionados. Portanto, os escritores e cineastas têm essa vantagem. E de fato, eles escolhem a melhor série de televisão não americana. Este ano, participaram mais de 50 produções de 20 países. Houve shows de Inglaterra, Coreia e todos os países europeus.



Seus concorrentes escrevem episódios de 50 minutos enquanto você escreve 130 páginas por semana. A diferença é significativa.

Sema- Isso também foi mencionado no painel, havia pessoas de produtoras em diversos países, profissionais de toda industria. Eu disse que no nosso país as séries de TV são transmitidas durante 140 minutos todas as semanas e eu escrevo 130 páginas cada semana; a sala de repente ficou em silêncio, então todos começaram a aplaudir. Depois continuaram a fazer perguntas, como por exemplo:
quantos dias você passa escrevendo um episódio? Quantas páginas você escreve em um dia? Todos ficaram realmente surpresos.


Eu também acredito que  Yargi- Segredos de Família, um drama policial ganhando o melhor Prêmio Telenovela no IEMMY, abrirá caminho para novas direções. As séries de TV turcas são assistidas e amadas em todo o mundo,
mas os espectadores e os tomadores de decisão em todo o mundo muitas vezes esperam algo semelhante do turco, o drama. Sendo um drama policial,
você acha que Yargi-  segredos de família podem mudar os estereótipos globais sobre as Séries de TV turca?

Sema - Definitivamente mudará a percepção. No final do painel eu mencionei, e duas pessoas que também faziam parte do júri vieram me dar os parabéns. Um deles era da Grécia e disse: “Também sou roteirista. Eu tive que assistir um episódio. E então continuei por quatro episódios sem piscar um segundo. Eu não conseguia acreditar no  mundo e no personagem que você construiu, eu te admiro”. Então eles assistem e sabem. Então é realmente possível mudar a percepção.

Como você mencionou em nossa primeira entrevista, os produtores e emissoras estavam preocupados com os dramas policiais. No entanto,  Yargi- Segredos de Família demonstrou a profundidade do drama policial, mostrando a sua excelência e apelo generalizado, sem ser meramente classificado como um “policial”. Nos últimos dois anos, muitas séries de TV começaram com um assassinato ou crime e contaram as histórias dos personagens definidos por esse crime/assassinato. Como você avalia essa mudança?

Sema - Gerentes de canais e produtores dizem isso. Todo mundo quer uma série “como Yargi- Segredos de Família”. Esse é o maior foco agora mesmo. “Faça como Yargi- segredos de família”. Eu ouvi dizer que existem algumas séries de detetive estão sendo preparadas agora e eles estão codificado como série de amor de detetive. Eu poderia ter orgulho de ter aberto tal porta. É claro, para que este gênero continue, outros exemplos precisam ser feitos. Mas eu acho a expressão “como  Yargi- segredos de família” muito errada aqui. Eu não sei exatamente o que eles querem dizer com essa expressão, mas cada série deve ser única. Deveria
refletir sua própria ficção, seu próprio detetive, e senso. Se isso acontecer, então esse tipo de trabalho tem mais chances de sobrevivência. Mas se você se basear em Yargi- Segredos de Família e tentar trabalhar matematicamente, você não é
vai chegar muito longe. Estou agora com 20 anos de carreira, nos mudamos para Istambul em 2004 e Gümüş foi ao ar pela primeira vez em 2005. Tenho visto, neste setor, os corajosos sempre vencem. Ezel era também um exemplo de coragem; preenchia as  informações faltantes com flashbacks,  foi definitivamente uma atuação de coragem para aquela época. Quem se atreveu a fazer algo único e novo deixaram sua marca registrada na história das série de TV.


A terceira temporada começou com um enredo muito dramático. Você apareceu com muitas ideias brilhantes para manter o impacto nesta nova temporada. Como você se sentiu quando foi tomada a decisão de uma terceira temporada?

Sema - Na verdade, era muito arriscado começar com a história de uma criança desaparecida. Kerem Çatay me perguntou no início: “Isso não é muito pesado?”
Eu disse a ele que eu posso lidar com isso. O desaparecimento de uma criança é um problema muito  difícil, mas havia um estado de esperança ali, a criança estava
viva. No final do segundo episódio, percebemos que a criança está viva. Então seguimos a questão de saber se eles seriam capazes de encontrarem a criança. Se tivéssemos começado de uma maneira diferente, eu não saberia se poderíamos ter tornado a temporada tão popular quanto é. Lá tem que ser outra história; existem milhões de histórias. Achei uma história, dividi-a em oito capítulos, reorganizei elementos, fiz alterações ou acréscimos às linhas e revisei-a como um todo para garantir a solidez da ficção.


Acho que mudar o cronograma - como avançar um ano - para o a terceira temporada também foi necessária.

Sema- Sim, as emoções e os conflitos envelhecem; até mesmo o número de brigas ou os diálogos que podem ser escritos entre os personagens diminuem porque você começa a se repetir. Eu pensei que saltando um ano, poderia colocá-los em diferentes fases de suas vidas; por exemplo, Tuğçe como policial e o outro como advogado… Porque situações e os tópicos precisam mudar. Se não o fizerem, você terá a sensação de que escreveu algo semelhante, e muitas mudanças foram necessárias para evitar esse sentimento.
Eu acho que o que faz você se destacar em  Yargi- Segredos de Família é que você escreve de tal maneira que você quase joga um xadrez, combinando com o público todas as semanas. Você configura a história de detetive desta forma  colocando-se em par com o público.Recebi comentários tipo “você não parece estar abaixo da plateia, você age como um amigo para eles”, como você disse. Eu
também não sei como consigo isso, eu acho é tudo uma questão de instinto ou caráter. Não começo calculando as ações que levo para evocar específicas emoções. Eu me coloquei em seus sapatos; eu pego em conta o que eu gostaria de sentir ou como eu realmente percebo isso. Porque temos que ter um ponto de referência na hora de escrever. Ao discutir as histórias com meus colegas, eu preciso saber o que é compreendido e o que é uma espécie de "pegadinha". 
 Procedo de forma totalmente intuitiva, sem pensar onde deveríamos ir , descer ou subir até a percepção do público.
Um dos nomes mais importantes do teatro turco, a querida Sevda Şener, foi minha 
professora. Em uma de suas palestras, ela disse: “se você está colocando uma bomba debaixo da mesa, você vai mostrar isso; uma surpresa deveria vir um pouco preparada.” Como público, se você não sabe que há uma bomba debaixo da mesa, quando explode, pode criar uma sensação momentânea de excitação, mas quando você saiba que a bomba está aí, a tensão aumenta muito mais. É como a cena em nesta temporada em que há um cadáver debaixo da mesa e toda a família está comendo, jantando juntos. É quando você realmente sente a tensão. Há tanta coisa que aprendi na escola, não consigo descrever, mas sei disso. Eu
sempre vinculo isso à comida da mãe, quando uma mãe cozinha, ela olha os ingredientes mas acaba sendo perfeita. Bem desse jeito. Se não consigo absorver, internalizar e transformar informações, não consigo usá-las; Eu imediatamente percebo que parece muito estranho, então eu imediatamente o elimino ou tento
internalizar essa informação.


Existe alguma possibilidade de uma quarta temporada de Segredos de Família?
Sema - Não, não há, estamos chegando até o final desta temporada.

Então, que tipo de série você está planejando escrever depois de  Yargi - Segredos de Família? 

Sema - Pode soar um pouco arrogante ou egoísta, não sei, mas entendo essa sensação de que eu fiz isso, foi bom, mas provavelmente repetirei isso em tudo que eu fizer a partir de agora. Eu tentarei encontrar o que não foi feito antes e tentarei isso. Eu tenho essa credibilidade que tenho que usar corretamente agora. eu não quero fazer algo semelhante, pensando que Já conheço a linguagem jurídica ou os os procedimentos policiais. Eu quero tentar algo novo. 


Eu ainda adoraria assistir a uma série policial onde você escreve oito episódios de uma hora cada em uma das plataformas digitais. Acho que você pode brincar e experimentar muito mais lá.

Sema - Quero escrever para plataformas digitais. (Mostrando suas anotações e
caderno sobre a mesa) Existem dezenas de enredos diferentes aqui, coisas que estou considerando. Na ficção policial, acho que é muito importante conhecer todos os cantos e recantos e poder olhar para isso de um ponto de vista diferente. Isso me emociona muito. Encontrei uma história, dividi em oito capítulos, mudei as coisas ao redor, altero ou adiciono linhas, olho para tudo novamente tornar a ficção o mais sólida possível… Nesse sentido, se eu fosse escrevendo para uma plataforma digital, eu teria a chance de fazer dez vezes melhor do que fiz em Yargi-  Segredos de Família. Na verdade, Não tenho grande ambição de escrever para plataformas digitais,  não sou um daqueles escritores que acham o digital mais legal ou o colocam um lugar diferente da TV. Mas eu quero ver e experimentar ficção policial toda escrita e concluída do começo ao fim. Então eu faria isso.
Também tenho uma história de mulher que quero contar escrever para uma plataforma digital. Será composto de quatro episódios e terá um estilo narrativo diferente. Todas as séries são compostas de milhares de histórias que se repetem à outra, mas quando você muda a narrativa e a forma de ficção, torna-se algo completamente diferente; é todo o sabor e a forma se transformam. Eu acho que quero tentar coisas novas porque o mais importante é a narrativa da minha parte.
Há três opções que quero fazer televisão; não sei qual irei ainda. Também quero usar uma narrativa distinta para eles, quero fazer algo que não foi feito. Então eu acho que deveria usar a credibilidade que ganhei na direção certa. Acredito que todos nós precisamos tentar algo diferente, caminhos; em vez de copiar  Yargi-segredos de família , a fórmula, seria melhor criar trabalhos diferentes, originais e emocionantes. Eu não acho que daria certo se a Yargi os também fosse copiado, já que os dramas policiais ainda são vistos como um gênero de alto risco, eles tentam copiar a fórmula de Yargi. porque não há risco aí, foi um sucesso. Mas isso não deveria ser aceito. Nós temos que resistir. Quando resistimos, ou nós temos sucesso ou cairemos. E se cairmos, pelo menos caímos de orgulho.


Existe algum programa que você assistiu recentemente e que realmente gostou?

Sema - Existe uma série de interrogatórios chamada Criminal ( tem na Netflix). Recentemente assisti a um episódio da segunda temporada e fiquei muito impressionado. Eu acho que é muito criativo. Acontece em um único interrogatório sala. Não há outro quarto, apenas o sala de interrogatório, a sala onde você pode assistir a sala de interrogatório ou o corredor. Dá ao público com sucesso esse sentimento e essa curiosidade em um espaço tão limitado. Eu assisto Criminal como se estou tendo uma aula. É a série de detetive que admirei mais recentemente. Além disso, eu assisto quase tudo na HBO e eu também adoro séries de detetives nórdicas. 


Confira o vídeo no Canal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)