sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

Kübra - 1ª Temporada - FINAL EXPLICADO

 












Muito aguardado pelos fãs de Çağatay Ulusoy , Kübra chegou na Netflix com seus 8 episódios trazendo o que a Turquia tem abordado em suas produções: os excessos da religião. 

Recentemente tivemos a novela Kizil Goncalar suspensa por 2 semanas após denúncias ao órgão de censura turca, de que a obra manchava a imagem do Islã do mundo ao mostrar que dentro de células da religião temos ceitas que usam como desculpa a fé em Alá para cometerem até mesmo o que é considerado crime. 

Dessa vez, a série nova de um dos maiores astros turcos, conhecido mundialmente por O famoso Alfaite ( também da Netflix) e Os Filhos de Istambul ( Netflix) mistura religião e tecnologia mas se pergunta se há limites para ambos. 

A resposta parece ser não.



ESSE TEXTO TEM SPOILERS

Gokhan ( Çağatay Ulusoy) é um homem simples, que trabalha em uma oficina e é visto por todos como uma pessoa de coração imenso. Ele frequenta a mesquita, respeita sua família, e sua noiva Merve ( Aslihan Malbora) que trabalha em um shopping e como boa parte das produções do país, ele informa à ela que quando se casarem ela não precisará mais trabalhar ( o que é visto como algo positivo, a mulher cuidando da casa e dos futuros filhos)

Acontece que tudo muda quando ele que já tinha uma veia altruísta ( tinha salvo uma criança em um incêndio e estava recebendo muitos elogios por isso) começa a receber mensagens de SMS de uma pessoa chamada Kübra, sua noiva fica com ciúmes ao ler a mensagem, mas ele deixa passar batido sem se preocupar com quem seria o remetente.

É importante dizer que Gokhan já se sentia especial porque anos atrás ele tinha servido o exército da Turquia e em uma explosão somente ele sobreviveu. A partir desse momento as ações que ele muitas vezes faz sem pensar no risco já eram reflexo desse lado dele de ser alguém "mais protegido"por Alá para salvar o próximo. 

Quando as mensagens parecem se conectar exatamente com o cenário em que está inserido, ele passa a acreditar que há uma mão de Alá nelas. Afinal de contas, quem mais poderia se comunicar com ele com respostas e previsões que ele não consegue justificar nem a si mesmo?

A série vai nos mostrando o como acreditar fielmente em uma mentira ou em algo não comprovado, torna verdade para uma pessoa e para aquelas que a cercam. Ela nos pergunta se há excesso de fé ou alívio na ingenuidade. É tão mais fácil não buscar respostas e acreditar que há uma força divina nos guiando ( e isso vale para todas as religiões, aqui estamos falando dos muçulmanos mas poderiam ser católicos, evangélicos, etc).

Quando tudo passa a levar com que ele seja especial, sua noiva reúne a população para festajá-lo, e aí nasce um líder, que eles chamam de Semavi. O tempo todo os semavistas - quem os segue - acreditam que ele se comunica mesmo com Alá, ainda que ele deixe claro em diversas falas que não é médium, que não se comunica com mortos, somente com quem Alá deseja que ele saiba algo para ajudar o outro. 

Começam pessoas interessadas em ter seus nomes atrelados a doar, em nome da caridade, Gokhan vai aceitando não percebendo que as pessoas ao seu redor estão muito mais focadas no dinheiro que entra e no que sua popularidade lhes trás do que no bem que estão fazendo. Gokhan parece ser o único que acredita somente no bem e que as comunicações são mesmo feitas por seu Deus. 

Vale lembrar que ele salvou a vida de sua irmã Gulcan ( vivida pela excelente Ahsen Eroglu, de Seja Você Mesma - Netflix- e de A Agência -HBO MAX) ao resgatá-la do alto do prédio onde ela estava decidida a tirar a própria vida por nunca ter se recuperado do luto de perder o pai deles.

Mas nem todo mundo acredita nos poderes de Gokhan, Kara, um policial atormentado pela morte de seu único filho em um acidente de moto, se incomoda com o que ele chama de charlatanismo e investiga Gokhan, ainda mais quando sua esposa passa a frequentar o Centro em que ele atua em busca de comunicação com o filho falecido. 

Sua - agora - esposa Merve, parece se sentir tão confortável com os privilégios de seu marido que praticamente surta ao vê-lo enfraquecendo e se perguntando se sua fé ainda existe quando nem tudo começa a correr como o esperado. É então que ela arma junto com um ex-oficial do exército que trabalha com eles, de pagarem um rapaz para atirarem em Gokhan, simulando um atentado, onde ele se sairia fortalecido achando que a bala era de verdade mas eles montaram algo que tinha sangue mas nada que pudesse o machucar, para o próprio Gokhan , Alá o fortaleceu e provou ali que ele é especial. Para o povo ele virou um enviado muito especial, escolhido por Alá para ajudar o próximo, com isso sua popularidade cresce e Merve segue sendo a primeira dama de alguém muito importante como ela se acostumou a ser vista. 



Mas afinal , quem se comunicava com ele?

Ao final o que vemos é que quem se comunicava com Gokhan era uma Inteligência Artificial, criada por um grupo de rapazes que moraram nos EUA, liderado por Berki, e Selim ( papel de Cagri Cinatak) e que o apresentam para uma empresa turca afim de substituir CEOS que custam muito para elas. 

O que descobrem é que Kübra (Sigla de Knowledge Unit Based Reasoning Automation) pensa sozinha e toma decisões por si. É a IA que se conecta com pessoas em busca de alguém que passe em seus testes e domine os demais. Por mais que Gokhan tenha escutado na mesquita que o fazia era um ator pecaminoso, ele passa por cima de tudo que é crível e segue as mensagens enviadas sem saber de verdade quem as envia. Ele fica tão obcecado em ser quem acredita que é que as justificativas que encontra todas são direccionadas para serem respostas de Alá. Até mesmo o que de ruim acontece.

Um exemplo é que ao ter contato com um importante político, ele prepara o terreno para devolver ao povo o dinheiro que ele doou, e quando alguém da equipe da IA o procura contando a verdade, ele acredita que até mesmo a IA seja criação de Alá com finalidades que somente ele entende.

Junto com Berki ele programa os caixas eletrônicos para soltarem cédulas no mesmo momento em que aproveita estar diante das câmeras para milhões de pessoas. O combinado era ele beijar a mão de um importante figurão da política e mostrar seu apoio. Mas ele utiliza os meios de comunicação para mandar sua mensagem de fé e segue acreditando que é alguém escolhido por Alá para fazer o bem.

Como  a segunda temporada já está gravada, aguardo ansiosamente novos desmembramentos, mas ainda não temos data de estreia.


Confiram a crítica em vídeo no Canal


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)