Título no Brasil: Bob Marley: One Love
Título Original: Bob Marley: One Love
País: Estados Unidos
Ano: 2024
Diretor: Reinaldo Marcus Green
Roteirista: Reinaldo Marcus Green, Zach Baylin
Elenco: Kingsley Ben-Adir, Lashana Lynch, James Norton
Nota: 4/5
Por Amanda Gomes
“One Love” é uma biografia sobre o grande ícone do reggae, Bob Marley. E por mais que você não seja fã do cantor, é impossível que não conheça por nome ou ao menos uma música. E apesar de ser um nome mundialmente conhecido, percebi que não sabia mais nada sobre o cantor além das poucas coisas que são senso comum sobre ele.
No entanto, nesta biografia vamos ter a chance de conhecer um pouco mais de sua história, relembrar os importantes feitos como cantor, assim como as dificuldades enfrentadas por ele e a família. Mais do que apenas cantor, ele se tornou conhecido por pregar a paz, amor e a fé rastafari.
Foi através do reggae que ele conseguiu ultrapassar fronteiras e atingir um sucesso imenso. Contudo, vamos acompanhar que somente o sucesso não foi capaz de fazê-lo escapar da violência presente em seu país. Após um atentado, eles saem do país, mas no ano seguinte o cantor retorna para a Jamaica.
Ao contrário do que se espera de uma biografia, não teremos em One Love uma narrativa dos anos iniciais de Bob Marley até alcançar o sucesso. O longa parece possuir mais como objetivo querer humanizar Bob e mostrar para além do seu sucesso no reggae, trazer uma visão que talvez não seja tão conhecida pelo público. Esse fato no meu ponto de vista se mostra muito mais interessante, já que eu só conhecia o cantor por nome e através de uma ou duas músicas.
Para além de conhecer mais do lado ativista de Marley, me encantou o contexto no qual inserem o cantor, mostrando a disputa política na Jamaica e mesmo que não seja mostrado de forma didática, ainda assim sinto que foi uma escolha que agregou muito para o roteiro. Principalmente ao considerarmos que a produção se passa em grande maioria num recorte de dois anos.
Kingsley Ben-Adir encarna um excelente Bob Marley, dando vida a um homem imperfeito, comum, mas ainda assim marcante e que se tornou um grande símbolo. O ator conduz a atuação de forma tão bem que o que poderia acabar tomando um rumo caricato, se mostra uma performance cheia de delicadeza.
Para os fãs do cantor, essa sem dúvidas é uma produção que tem tudo para agradar. E para aqueles, que assim como eu, também não conheciam muito de Bob Marley, essa é a chance de se encantar pela lenda do reggae e compreender o motivo de tanto sucesso. Com toda certeza, é uma produção que deve ser conferida nas grandes telas e o momento perfeito para curtir o fim de carnaval.
Também sei pouco sobre Bob Marley, conheço poucas músicas dele , Muito bom quando um ator consegue fazer um personagem carismático, isso faz toda diferença!
ResponderExcluir