quinta-feira, 7 de março de 2024

Falas Femininas - Loucas

 













Que mulher nunca foi chamada de louca? Eu já fui e tenho certeza que você também já. Essa semana fui conferir o lançamento de “Louca”, episódio de Falas Femininas para celebrar o dia internacional da mulher, no dia 08 de março. O programa é sobre a voz das silenciadas, abandonadas, descredibilizadas, manipuladas, e a urgência de serem ouvidas.

Quando eu recebi a mensagem da Raffa com o convite para cobrir esse evento, eu fiquei muito feliz. Meu sonho era conhecer o PROJAC.  Quando eu soube com quem era, eu me animei ainda mais, Taís Araújo e Paolla de Oliveira são duas atrizes que eu admiro muito. Lógico que eu não ia perder essa oportunidade.



No evento assistimos ao episódio e depois da exibição rolou uma conversa com as atrizes Paolla de Oliveira, Taís Araújo e com a influenciadora digital Ana Terra. Participaram também a roteirista Veronica Debom e a diretora Antônia Prado. No episódio foram feitos experimentos sociais provocando debates sobre exaustão e saúde mental das mulheres que têm uma jornada dupla de trabalho e cuidados do lar.

Saúde mental, gaslighting abandono e assédio foram outros temas abordados no especial.

Assistir o episódio é emocionante e ao mesmo tempo revoltante, pois toda mulher já passou por situações apresentadas no programa. Em um dos experimentos, por exemplo, é exibido uma situação de assédio e assistir isso foi impressionante, pois é muito nítido o assédio e mostra como as mulheres reagem e a diferença de como os homens reagem ao verem uma mulher sofrendo assédio diante dos seus olhos.



Durante a conversa, elas contaram suas experiências de participar do programa, de como foi transformador e emocionante.  Taís diz como foi importante participar porque o formato de experimento social que ilustra situações corriqueiras e que mesmo nós mulheres falando, os homens não conseguem captar e entender. Para Verônica, trabalhar no programa foi transformador, pois falar sobre ações que impactam diretamente suas vidas vira praticamente uma terapia coletiva. O programa é didático e  feito para furar uma bolha, é feito para falar com todas as mulheres que ainda não sabem ou não entendem o que podem estar sofrendo. É feito também para os homens que não percebem que estão reproduzindo padrões de comportamentos que eles não fazem ideia. 

O episódio “Loucas” vai ao ar no dia 8 de março após o BBB24






Agradecemos o convite da TV Globo para cobrirmos o evento.

Confiram mais fotos no Instagram e o vídeo com a Paolla de Oliveira aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)