sexta-feira, 15 de março de 2024

Lilith [Critica]

 


Título Original: Lilith

País: Brasil

Ano: 2022

Diretor: Bruno Safadi 

Roteirista: Bruno Safadi, Vera Egito

Elenco: Isabél Zuaa, Renato Góes, Nash Laila

Nota: 3/5

Por Amanda Gomes


Fazendo uso de uma das mitologias mais antigas do mundo, nesta trama temos Lilith, a primeira mulher na Terra, que veio antes de Eva, é criada por Deus para ser a mulher de Adão. 


Entretanto, aqui temos uma trama bem contemporânea, que busca trazer questões muito atuais por meio de figuras antigas e conhecidas. Aqui Lilith não aceita posição de inferioridade em relação ao homem, como forma de se rebelar ela foge para o deserto.


E é durante essa fuga que ela elabora seu plano de vingança. Lilith reaparece como um duplo de Eva, come o fruto proibido, vinga-se de Adão, de Deus e torna-se a primeira mulher a se levantar contra o sistema patriarcal dominante.


“Lilith” é indiscutivelmente uma releitura da mitologia acompanhada de uma nova roupagem mais feminista. Ao mesmo tempo em que é possível reconhecer a essência da personagem já tantas vezes retratada na literatura e nas artes em geral, ainda assim temos aqui um recorte de sua história que parece querer trazer um novo olhar sobre o que julgamos já conhecer tão bem sobre a personagem. 


E apesar de se tratar de uma história que tem uma base tão antiga quanto o mundo, ainda assim o roteiro nos brinca com discussões muito atuais. Um exemplo disso é como a personagem de Lilith é interpretada por uma mulher negra, o que já não condiz com a história já tão replicada e difundida, já que os três protagonistas principais sempre foram representados por figuras brancas e traços eurocêntricos. 


O longa conta com belíssimos cenários, muito bem pensados que contribuem para o tom da narrativa desejado. A ilustração da o Éden é algo extremamente bonito e que causa um certo encantamento no telespectador, é quase como uma representação verídica de tudo o que já foi por diversas vezes contado.


Realmente me percebi encantada e compenetrada pela narrativa do filme do início ao fim. Para aqueles que amam assuntos já conhecidos e apresentados com uma nova roupagem, essa aqui sem dúvidas é uma indicação para ser conferida nas grandes telas. 

















*Cabine de imprensa on-line  à convite da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)