domingo, 23 de junho de 2024

Bandida - a número um (Crítica Sem Spoilers e Com Spoilers)

 













Título no Brasil: Bandida - A Número Um 

Ano: 2024

País: Brasil

Diretor: João Wainer

Roteirista: João Wainer, Patrícia Andrade

Elenco: Maria Bomani, Jean Luis Amorim, Milhem Cortaz

Nota: 4 /5

Por Amanda Gomes


Ambientado em um Rio de Janeiro da década de 80, este novo longa acompanha a história de Rebeca, vendida pela avó aos nove anos de idade para o homem que comandava a comunidade da Rocinha.

Anos depois, em meio à incessante disputa de território entre os bicheiros e traficantes, as dinâmicas de poder do local passam por mudanças, e Rebeca - agora viúva do traficante-chefe - deve assumir o comando da Rocinha. Assim, se inicia uma eletrizante trajetória de crime, violência, drogas e amor.

Ao pesquisar mais sobre esse novo lançamento acabei descobrindo que ele possui base em “A Número Um”, livro de Raquel de Oliveira. E sinceramente? Não tinha altas expectativas, meu interesse foi todo pela personagem principal, já que acompanhava a atriz e olha foi uma grata surpresa. 

Apesar do que a sinopse e o "achismo" entregam, o filme não é feito somente dos clichês nacionais ambientados em favelas. O longa nos permite mergulhar em uma olhar diferente do que já conhecemos, e talvez esse tenha sido o diferencial do filme que me pediu tanto.



A trama consegue se destacar entre os muitos filmes sobre favela já produzidos. Não apenas por trazer essa visão feminina em posição de poder nunca vista antes, mas por retratar uma história de amor e o drama de uma vida de forma intimista e emotiva. Os eventos da vida de Rebeca vão sendo narrados por ela para um gravador.

A ideia é que sua história se torne conhecida após a morte, algo que ela pensa estar prestes a acontecer por conta do meio onde vive. Conhecemos Rebeca até ela chegar ao posto mais alto, mas ao contrário do que o título do filme sugere, não acompanhamos sua trajetória como manda chuva do tráfico da Rocinha.



No entanto, esse é um ponto um tanto quanto negativo, não sermos capaz de vermos a ascensão de Rebeca, uma expectativa que é criada ao longo da trama. 

Maria é uma atriz que eu venho acompanhando desde sua participação no BBB e eu estava muito empolgada para ver algo inédito com ela, então poder prestigiar essa obra teve um novo saber em especial por sua atuação magnífica como Rebeca. 

Para os fãs de cinema nacional, principalmente para aqueles que buscam retratar realidades verídicas, essa semana dúvidas é uma pedida excelente. E para os que pretendem apenas curtir uma boa produção, também é uma excelente opção.


Confira o Vídeo com História real x Livro e Crítica ( por Raffa Fustagno)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)