Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @ameninaquecompravalivros
LER – Festival do Leitor volta ao Píer Mauá, em sua 5ª edição, reunindo nomes como Conceição Evaristo, Itamar Vieira Jr., Ailton Krenak, Eliana Alves Cruz, Geovani Martins, Lazaro Ramos, Marisa Monte, Thalita Rebouças, Elisa Lucinda, Paula Pimenta, Bruna Lombardi, MV Bill, Marco Nanini, Fernanda Abreu,Déborah Colker, Eduardo Bueno, Regina Casé, entre 1.200 dos maiores expoentes das artes, literatura e criação de conteúdo.
Criada para encantar e estimular a leitura e o conhecimento, a LER vem ainda maior do que nos anos anteriores, acontecendo das 9 às 21 horas. O festival distribui atrações em mais de 70 espaços e recebe cerca de 200 mil pessoas, entre estudantes, professores, educadores, leitores, editores, livrarias, entidades governamentais, patrocinadores e público em geral.
Festival do Leitor reforça o poder do livro como instrumento de transformação e deixa ainda mais evidente seu potencial de contribuição e sua diversidade de alcance com o lema “LER para educar, educar para LER”.
Dos quadrinhos à poesia, dos manuscritos aos digitais, dos clássicos às publicações de vanguarda, a 5ª edição da LER atrai os jovens estudantes à cena literária de forma abrangente e democrática, além de oferecer aos participantes uma programação multicultural em torno da paixão transformadora da literatura. A acessibilidade e a inclusão também são pontos fortes do evento, que trabalha em todas as suas edições atividades com leituras em braile, libras e visitas guiadas.
MÚLTIPLAS ATRAÇÕES
Nesta edição, o evento cria uma cidade literária. São 70 espaços com atividades contínuas e simultâneas; 1100 escritores, autores e artistas; dezenas de editoras e livrarias com milhares de livros; peças, oficinas, atrações e intervenções literárias.
O Café do Livro por exemplo, é um dos palcos reservado para bate-papos entre autores com diferentes perspectivas sobre a criação de obras, história, política e identidade. Propõe discussões e serve de vitrine para novos lançamentos dos autores que todo mundo ama. Fica junto à Sala do Educador, onde professores se reúnem para interagir com os autores e escolher seus livros preferidos.
O Palco da Palavra é um espaço democrático de muitas vozes, muita representatividade e muitos destaques. A programação está focada nas artes e artistas que provocam conteúdo com muitos nomes ligados à música, mas que de alguma forma estão atrelados à literatura. Esse é um espaço em que a palavra é livre, leve e solta. Um local para papos entre amigos, que deixa o público interagir livremente.
O Voz & Vez contempla as personalidades que usam suas vozes em prol de uma produção de conteúdo em diálogo estreito com a juventude. Utilizando da linguagem literária e de criação ficcional nas diversas linguagens culturais como música, literatura, audiovisual e produção de conteúdo em rede. Com participação de artistas renomados e de novos autores, trata de conteúdos como Literatura Disruptiva, o Sonho de Ser Escritora, Criação Literária, Filmes e Livros, Romance, Acolhimento e Leitura, Arte de Compor Versos, Como Falar de Luto e muitos outros.
O Jardim Literário apresenta atividades para o público infantil, juvenil e para a família. A programação tem um roteiro em que a literatura é apreciada por todas as idades. Apresenta encontro dos estudantes com autores, leitura de histórias e oficinas de literatura além de um Encontro de Mediadores de Leitura organizado pela Secretaria Municipal de Educação.
O espaço LER em Movimento promove atividades de fomento à leitura e às variadas linguagens, pelo reconhecimento e valorização da diversidade cultural. Disponibiliza ao público os bens culturais e oportunidades de vivenciar por meio de experiências, encontros, palestras, oficinas, saraus e apresentações o fazer artístico, como forma de expressão. O Espaço também apresenta uma extensa programação de acessibilidade.
Toda programação é voltada para a realização de atividades na área artístico e cultural, onde as ações proporcionam vivências de práticas culturais aos participantes através de atividades educativas com os mais variados escritores, cordelistas, músicos, arte-educadores, poetas e artistas das mais variadas linguagens para o público.
Os espaços Geek e Arena Game são destinados a reunir os fãs da cultura pop e geek mainstream, dialogando com a temática nerd que tomou conta das produções literárias, audiovisual, games, RPG, fanfilmes e muito mais.
A Arena Literária traz atrações divertidas e interativas como Palhaçaria e Poesia, o Cordel pra Dedéu, Oficinas, Homem Banda,
A Área de Cordel em parceria com a Academia Brasileira de Literatura de Cordel homenageia o mês junino. Várias atividades musicais e ativações literária contemplam o espaço com cenografia temática remetendo o visitante para o agreste e a alegria das festas juninas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)