Na estreia exclusiva de “Ritas” nos cinemas, quem canta na bilheteria paga meia
Promoção é válida no dia 22 de maio, Dia de Rita Lee, no Espaço Petrobras Augusta, em São Paulo; Estação Net Rio, no Rio de Janeiro; e Cine Glauber Rocha, em Salvador. O filme inédito estreia com exclusividade nas salas de cinemas
“Ritas”, longa-metragem que celebra a vida e a obra da rainha do rock brasileiro, chega exclusivamente aos cinemas nesta quinta-feira, 22, Dia Oficial de Rita Lee, e salas selecionadas recebem o lançamento com uma promoção especial. Os clientes que optarem
por assistir ao filme no Espaço Petrobras Augusta, em São Paulo; Estação Net Rio, no Rio de Janeiro; e Cine Glauber Rocha, em Salvador, ganharão 50% de desconto na compra do ingresso ao cantar uma música de Rita Lee na bilheteria. A ação é válida apenas no
dia da estreia, que ocorre na data em que a própria artista — nascida em 31 de dezembro de 1947 — escolheu como seu novo aniversário.
O filme inédito, exibido apenas no Festival É Tudo Verdade, em abril de 2025 e com sessões esgotadas, chega aos cinemas com grande expectativa do público e grande concorrência nos cinemas, e por isso usa em sua estratégia comercial a economia do ingresso como
atrativo para o público.
Em “Ritas”, os espectadores poderão acompanhar a última e inédita entrevista da cantora, além de conferir acontecimentos marcantes de sua carreira narrados por ela, e momentos de intimidade do cotidiano de Rita, gravado pela própria. O filme é dirigido por
Oswaldo Santana e codirigido por Karen Harley, com roteiro assinado também pela dupla e Fernando Fraiha. Antônio Venâncio e Eloá Chouzal são os responsáveis pela pesquisa do filme, que resultou em um material de acervo amplamente elogiado pela crítica.
“Ritas” é uma produção Biônica Filmes em coprodução com 7800 Productions e Claro, com apoio Globo Filmes e DOT Cine. Realização Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Governo Federal, Ministério da Cultura e Lei
Paulo Gustavo e apoio de mídia do UOL. Codistribuição Biônica Filmes e Paris Filmes.
FICHA TÉCNICA
Direção: Oswaldo Santana
Codireção: Karen Harley
Roteiro: Oswaldo Santana, Karen Harley, Fernando Fraiha
Pesquisa: Antônio Venâncio e Eloá Chouzal
Produção: Bianca Villar, Fernando Fraiha, Karen Castanho
Montagem: Oswaldo Santana, AMC
Fotografia: Janice d’Avila
Arte: Ricardo H Fernandes
Animação: Gabriel Bitar
Desenho de Som: Fernando Henna, Henrique Chiurciu
Estúdio de Som: Confraria de Sons & Charutos
Mixagem: Daniel Turini, Fernando Henna
Colorista: José Francisco Neto, ABC
Coordenação de Pós-Produção: Beto Bassi
Estúdio de Imagem: DOT Cine
Produção Executiva: Anatalia Lyro, Beatriz Modenese e Isa Colombo
Produtor Associado: João Macedo
Produção de Distribuição: Barbara Sturm
Distribuição: Biônica Filmes e codistribuição Paris Filmes
SINOPSE
É no processo de “arqueologia pessoal”, que se apresenta através das brechas da vida, que a cantora Rita Lee mostra o que todos veem, de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa. A vida pessoal de
Rita e seu processo criativo são desvendados, revelando, assim, seu talento musical e sua capacidade de metamorfose no palco. A própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos.
Oswaldo Santana | Diretor
Em sua primeira direção de longa metragem, Oswaldo Santana trabalha em diversas plataformas audiovisuais, com destaque para trabalhos de montagens de ficção, documentários e séries. Trabalhou como editor para os principais diretores de São Paulo, assinando
a montagem de projetos como: “Tropicália”, “Bruna Surfistinha”, “Trinta”, “Natimorto”, “Ginga”, “PSI” (HBO), “Spectros” (Netflix), “Santo Maldito” (Disney+) e “Turma da Mônica - A Série” (Globoplay).
Karen Harley | Codiretora
Karen Harley iniciou sua carreira dirigindo curtas-metragens e trabalhou como montadora para diretores como Carlos Diegues, Fábio Barreto, João Jardim e Walter Carvalho. Foi montadora de grandes sucessos de crítica, como “Que Horas Ela Volta?”, de Anna Muylaert,
“Big Jato”, de Cláudio Assis, “Zama”, de Lucrecia Martel, e “Cinema, Aspirinas e Urubus”, dirigido por Marcelo Gomes. Seu primeiro longa-metragem como diretora, “Lixo Extraordinário”, co-dirigido com João Jardim e Lucy Walker, teve sua estreia mundial no Festival
de Sundance, onde venceu o Prêmio do Público de Melhor Documentário Internacional.
Biônica Filmes | Produtora
Fundada em 2012 por Bianca Villar, Fernando Fraiha e Karen Castanho, a Biônica Filmes consolidou-se como uma das principais produtoras do audiovisual brasileiro. Com um portfólio diversificado que inclui 18 longas-metragens e 4 séries, a Biônica é focada em
filmes com potencial comercial e valor artistico. Entre suas conquistas mais recentes estão os longas “Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa” (2025), que levou mais de 1 milhão de espectadores aos cinemas, e “A Melhor Mãe do Mundo” (2025), dirigido por Anna
Muylaert - que estreou no Festival de Berlim (Berlinale) de 2025 e já conquistou 4 importantes prêmios. Em 2023, A Biônica lançou “Pedágio”, dirigido por Carolina Markowicz que estreou no Festival de Toronto (TIFF) e foi selecionado para mais de 70 festivais
de cinema, conquistando 29 prêmios, incluindo Melhor Filme nos festivais de Roma, Ostende e Leeds, além do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Longa de Ficção, Melhor Direção e Melhor Roteiro. Ao longo dos últimos 12 anos, os filmes da Biônica Filmes
já levaram mais de 7 milhões de pessoas às salas de cinema no Brasil, alcançando o topo das bilheteiras nacionais em três anos distintos, com Os Homens São de Marte… e é pra lá que eu vou”, Turma da Mônica - Laços e Turma da Mônica - Lições.
Em 2025, a produtora lança “Ritas”, documentário sobre Rita Lee e longa-metragem “O Filho de Mil Homens”, de Daniel Rezende.
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