A Menina, o livro e F.A.Q

Quem é a menina que comprava livros?

Bom, na verdade eu ainda os compro e muito! Podem me chamar de Raffa, prefiro, quando me chamam pelo nome inteiro parece que estão brigando comigo!
Sou jornalista de formação mas não trabalho com isso, coloco tudo que aprendi nos anos de faculdade e depois da pós no blog, é um hobby mas dá trabalho, claro!
Formada em Jornalismo pela FACHA e com pós graduação em Marketing pelo IBMEC. Também fiz anos mais tarde um Curso de Mercado Editorial na PUC RJ. 
Vi que gostava de ler quando na sexta série a professora mandou que lêssemos " Olhai os lírios do campo" e não conseguia parar de querer ler mais histórias como aquela. Posso garantir que Veríssimo foi o culpado por me fazer amar a leitura! Antes só Maurício de Sousa me fazia ler algo! Depois minha tia  Sandra me deu um exemplar de Christiane F, 13 anos, drogada e prostituída eu tinha exatamente a idade dela e fiquei impressionada com a história, acho que foi um dos livros que mais reli em minha vida.
De lá para cá minha paixão por livros só cresceu. Não existe Raffa sem livro, me sinto nua se estou sem um exemplar ou pelo menos com meu kindle recheado de títulos que amo. 
Sou do tempo em que blogs nem sonhavam em existir e era raro ter amigos que gostassem de ler tanto quanto eu, por esse motivo sei que o Fórum da Galera Record, no qual me cadastrei em 2007 foi o grande divisor de águas desse mundo que me envolvi e de onde não pretendo sair. Vieram amigas maravilhosas com os mesmos gostos, vieram eventos apresentados em grandes livrarias , vieram blogs e todo o ambiente que nos rodeia de parcerias e contato com quem lê nossas resenhas - e isso óbvio é o mais importante, sem leitores não se há necessidade de postar todo o dia!- e hoje a blogosfera é tão grande que não sei medir mas fico muito feliz de ver que esse mundo literário cresceu!
Coloquei o blog no ar em 2010, mas acabei por pura preguiça deixando ele de lado várias vezes e escrevendo uma coluna que durou de 2011 a 2014 em outro blog. Durante o período de maio de 2011 a abril de 2016 fui colunista no blog da Galera Record, o que para mim foi um imenso orgulho.
O A Menina ficava aqui pedindo atenção e eu olhando para ele só de vez em quando. Em 2014 é que resolvi andar com minhas próprias pernas e aprendi que é muito raro parcerias de sucesso nos blogs, quando mais de uma pessoa é dona ou quando há um colunista que ame ( e precise) escrever como eu acaba tendo que ter seu próprio blog.
Alimentar  o blog diariamente já faz parte de mim. Não consigo ficar sem internet mais de 24 horas, é vício mesmo.
E assim como os livros fazem parte de mim ,os filmes também são muito importantes na minha vida. Tenho crise de abstinência quando fico mais de uma semana sem ir ao cinema, isso quando não vejo ainda mais dois ou três filmes em casa.
Por esse motivo nem sei o que amo mais : resenhar os livros que leio ou falar dos filmes que vi no Menina que via filmes.
" Blogar" dá trabalho, as vezes você de decepciona com o mundo literário ao redor. E digo isso porque já me decepcionei muitas vezes e não foram com as editoras não. Foram com outras blogueiras que eu pensei que fossem amigas, foram com pessoas que não viram o evento da Menina como uma agregador mas sim como um inimigo mesmo atraindo tanto público ao local... vida de quem ama livros não é nada fácil, é difícil para quem está fora aceitar que o que faço é por amor, que o que quero é que você que está lendo essa " bio" comente, curta, participe do que escrevo ou que vá nos eventos que apresento.
A bobona aqui se emociona quando alguém diz que passou a ler mais quando me conheceu. Esse é meu prêmio e ele definitivamente não tem preço.
Ah sim, em maio de 2014 - esse mês é sempre especial para mim - fiz o 1º evento da Menina que Comprava Livros, hoje ele tem uma casa fixa : a Livraria da Travessa do Shopping Leblon. Autores nacionais sempre são entrevistados e é um grande prazer mediar esse bate-papo. 

Porque o nome " A menina que comprava livros"?
Porque se os roubasse estaria presa..rs Brincadeira, o nome veio claro do livro que li no mesmo ano do fórum - 2007 - " A menina que roubava livros" do autor australiano Marcus Zusak, naquele ano ele veio na Bienal do Rio de também tive o prazer de conhecê-lo! 


Bom, esse é não somente o meu espaço, mas de vocês também! Aqui podemos falar sobre muitos livros e filmes!
Seja bem-vindo <3!  


F.A.Q

1- Sou autora, como faço para que meu livro seja resenhado no blog?
Seria um imenso prazer ter tempo de resenhar todos os livros do mundo, mas infelizmente não consigo. Se você é autor e está disposto a vir ao RJ para participar do evento da Menina,  entre em contato através do email rfustagno@gmail.com  para saber as datas disponíveis e combinarmos a leitura do exemplar, normalmente eu aceito os pedidos mas a espera pode ser longa já que há sempre uma lista de autores  para participarem do evento. Não precisa enviar livro físico, leio ebooks. Caso seu interesse seja de sortear um exemplar através de uma das redes sociais, não há prazo, posso colocar a promoção no ar na mesma semana. Caso você opte por envios de exemplares sem prazo estipulado para resenhas mas que serão  mostrados no Book Haul do Canal e  como recebidos no  Instagram basta fazer contato pelo email acima. 

2- Trabalho para uma editora, como faço parceria?
O blog não tem prazo para inscrição de parcerias, peço que envie um email para rfustagno@gmail.com
O mesmo serve para as editoras que quiserem apoiar os eventos que apresento.


3- Trabalho em uma distribuidora de filmes e gostaria de combinar ações de Marketing, como fazer?
O blog AMA filmes, são sempre muito bem-vindos! Estreias, ingressos, dvds, material promocional , etc Caso queiram fazer promoção no blog me contacte por email rfustagno@gmail.com


4- Fora o Rio de Janeiro, você apresenta eventos literários em outros estados?
Gostaria muito, mas não ganho dinheiro com o blog e sim com outro trabalho, por esse motivo tenho que ficar no Rio, os eventos são sempre no Rio,salvo caso esteja de férias possa ir a outras cidades. Por exemplo, sempre me programo para ir nas Bienais de SP. 

5- Também tenho um blog literário e gostaria de parceria. 
As parcerias estão abertas , mas somente faço parceria para promoções em conjunto ou ações de divulgação de determinado tema. Infelizmente muitas vezes que fiz parceria de divulgação elas não foram mantidas porque sempre tive problema. Para não me aborrecer mais, só aceito parceria para o evento da Menina ou promoções em conjunto, de divulgação não faço mais. 

6- Como você consegue ler tantos livros e ver tantos filmes? 
Não sei. Eu amo isso, e qualquer tempo livre eu aproveito para ler, ver filmes, etc. Acreditem, eu trabalho MUITO! Me toma boa parte do meu dia de segunda a sexta. Mas final de semana por incrível que pareça é quando menos leio. Tenho que dar atenção ao marido :) 

 
Perguntas do evento da Menina que Comprava Livros



1- O que é o evento da Menina que Comprava Livros ?
É um evento literário , onde  eu, Raffa, entrevisto autores, tradutores, blogueiros, etc
O primeiro aconteceu em maio de 2014 em um espaço que não faremos mais e hoje em dia ele acontece na Livraria da Travessa  e como o formato deu super certo fomos agendando já autores para participar o ano inteiro.
Tem cerca de duas horas de duração , bate-papo com autores e sorteio de brindes enviados por parceiros, cedidos  ou  comprados pelo próprio blog.

3- O evento é pago? Devo comprar algo para participar?
O evento é gratuito, nada é cobrado. Muito menos obrigamos ninguém a comprar produtos .


3- Como funciona o apoio ao Evento Literário ?
Se a intenção é somente apoiar o evento literário que ocorre uma vez por mês no Rio de Janeiro, entre em contato por email informando de qual forma gostaria de apoiar. Livros, marcadores, ecobags, etc são sempre bem-vindos. O evento não tem fim lucrativo por isso nenhuma quantia em espécie é aceita como apoio ao mesmo. Boa parte do que sorteio no evento é tirado do meu bolso mesmo, fica deselegante falar assim, mas acredito que seja a melhor forma de entenderem que não lucro com o evento, muito menos ganho dinheiro com o blog - quem me dera!- e que quem está ali está por amor. As autoras não recebem nada também ( minto, recebem o carinho de vocês, que é fundamental para que o evento exista!) 

4- Sou autor ( a) gostaria muito de participar, o que precisa?
A agenda vive cheia - e agradeço muito a Deus por isso - como o espaço é pequeno somente comporto no máximo 3   autores por vez ( o formato antigo comportava mais autores , a partir de 2016 teve uma alteração). Em eventos que chamo mais gente faço um rodízio dos autores e isso acontece em eventos especiais como quando fazemos em outro espaço ou quando é mês de aniversário do blog ou do evento!
Mas a participação geralmente é feita com um contato por Facebook, email, etc  O autor somente deve :
* Me enviar um exemplar em e-book ou físico ( caso eu ainda não tenha, de muitos eu já tenho) para que eu possa ler a obra e entrevistar no dia do evento
* Se comprometer a estar no dia do evento e permanecer as três  horas que ele acontece 

5- Se eu participar do evento como autor sou obrigada a doar livros?
Claro que não. Caso queira doar algum material de apoio a sua obra ou os livros para sorteio, agradecemos.

***Sobre os sorteios no blog, fanpage e Instagram
Leia tudo aqui 


SOBRE  O LIVRO DA MENINA:

Vídeos já postados no Canal do YouTube:




 

SOBRE O LIVRO DA MENINA:

1- Você poderia ceder um exemplar para resenhar no meu blog?
Não possuo exemplares disponíveis para divulgação, nesse caso peço que entre em contato com a editora para maiores informações de como adquirir o mesmo: contato@babiloniaeditorial.com.br

2- Você poderia dar uma entrevista para meu Canal e/ou blog?
Sim, será um imenso prazer! Basta enviar um email para rfustagno@gmail.com





+ SOBRE O LIVRO DA MENINA...

Clipping :) 

Matéria Publicada na Revista O Globo em 18 de dezembro de 2016















Nota acima da coluna de Ancelmo Góis em 26/11/2016
Revista Atrevida - edição 248 de Janeiro de 2017 - O livro foi indicado como uma das 5 leituras para férias.


 






























Coluna Vinicius Grossos na TODA TEEN - fevereiro de 2017 - link






RESENHAS DO "O LIVRO DA MENINA"





*Minha Vida Literária - Aione Simões - link >>> aqui


*Mar de Variedade - Andréia Borges - link>>> aqui




*Alegria de viver e amar o que é bom - Rudynalva Soares- link>> aqui

7 comentários:

  1. Oi, Raffa!

    Muito bom saber como tudo começou. Prazer em conhecê-la! ;)

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Adorei Rafa, quero ler mais, e sei que tenho muito para aprender com vc.
    Sheila DD

    ResponderExcluir
  3. Ameeei seu blog *--* Parabéns pelo seu trabalho!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga quando crescer quero ser que nem vc!! Quero ler tanto quanto vc!! Será consigo?! Vc consegui me viciar em tirar fotos😊será que consegue me viciar em ler?! Vamos tentar! Fico orgulhosa em ver vc assim!! Sabe que sempre torci por seu sucesso e realização te amo adoro amiga+madrinha matrimonial. 💞💋

    ResponderExcluir
  5. Olá querida, sua história é linda

    ResponderExcluir
  6. Parabéns querida, amei simplismente amei

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)