sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Quem é a famosa autora Gülseren Budayıcıoğlu, responsável por grandes sucessos turcos que amamos?

 













Gülseren Budaıcıoğlu (nascida em Kavas em 1947) é uma psiquiatra turco, escritor e apresentador de TV.

Embora ela tenha escrito sobre muitos assuntos diferentes, nos últimos anos ela se tornou conhecida por seus romances que foram adaptados para várias séries de TV, incluindo İstanbullu Gelin ( A Noiva de Istambul)  (2017–19), Doğduğun Ev Kaderindir(Meu Lar, Meu Destino) (2019–21), Kirmizi Oda (O quarto vermelho) (2020) –22), Masumlar Apartmanı  (Apartamento dos Inocentes) (2020–22), Camdaki Kiz (Garota no Espelho) (2021–presente), Terzi, Kral Kaybederse and Kardeş. (Alfaiate, Se o Rei Perder e Irmão).



Budayicioglu nasceu em 1947 em Ancara. Por sua própria definição, ela é filha de um pai "amoroso" e de uma mãe "autoritária e abnegada". Ela tem dois irmãos mais novos chamados Yükselen e Mustafa. Ela completou sua educação  secundária no TED Ankara College e sua graduação na Ankara University Medical School.



Os anos de graduação coincidiram com os anos de funcionamento do TRT. Nesse processo, prestou concurso para apresentadora de TV oferecido pelo TRT, passando a trabalhar como apresentadora em televisores do TRT em 1965. Ela foi apelidada de "Miss TRT" por seus amigos de escola e professores. Budaıcıoğlu se formou na universidade em setembro de 1972, e durante esse período ela enfrentou pressão para escolher uma carreira como apresentadora de TV ou médica. No final do mesmo ano, ela largou o emprego de apresentadora de TV em novembro e começou a trabalhar como assistente na universidade em dezembro.No entanto, seu mandato como assistente não durou muito. Enquanto trabalhava como assistente, ela teve que obter permissão legal para aparecer na TV. O reitor da universidade onde trabalhava dr. Rıdvan, que tinha autoridade para conceder esta permissão, declarou em janeiro de 1973 que não era possível conceder tal permissão aos assistentes. No mesmo mês, durante as férias, Budayioğlu apresentou dois programas na televisão. Ege se deparou com os programas e perguntou sobre a data de filmagem da diretoria de TV, o que provou que ela havia apresentado os programas desrespeitando as regras de seu trabalho. Na investigação aberta, seu emprego como assistente foi encerrado porque ela estava trabalhando em outro emprego e Budayioğlu voltou à TV como resultado.

Ela recebeu sua especialização em psiquiatria pela Hacettepe University em 1977 e trabalhou lá como palestrante por 5 anos. Nesse período, ela também apresentou um programa chamado O Homem e Seu Mundo, que foi elaborado em cooperação com a universidade e o TRT,e no qual assuntos como várias doenças e problemas sociais foram discutidos em conjunto com especialistas.


Budaıcıoğlu começou sua carreira de escritora em 2004 com o livro Inside the Medallion, From a Psychiatrist's Notebook. Em seus dois primeiros livros, ela cobriu diferentes problemas psiquiátricos na forma de contos. Com seu terceiro livro, Back to Life, ela começou a escrever uma única história em detalhes.


Seus primeiros quatro romances e o que ela publicou em 2019, Camdaki Kiz, foram romances psicoterapêuticos que ela escreveu narrando casos reais que testemunhou.

A série Istanbullu Gelin, transmitida pela Starv TV entre 2017 e 2019, é uma adaptação de seu livro, Hayata Dön. A série Doğduğun Ev Kaderindir, exibida na TV8 entre 2019 e 2021, foi adaptada do livro Camdaki Kiz. Após o sucesso dessas duas adaptações, duas séries diferentes foram produzidas em 2020 com base no livro Inside the Medallion, From a Psychiatrist's Notebook: Kırmızı Oda, que foi transmitido pela TV8, e Masumlar Apartmanı , que foi transmitido pelo TRT 1 .



Budaıcıoğlu anunciou o nome de seu novo livro como Cabo Kırmızı.Em 2021, uma nova adaptação de Camdaki Kiz foi transmitida no Kanal D com o mesmo título.

Budaıcıoğlu foi reconhecida por seu rosto sorridente durante sua gestão como apresentadora de TV. Em relação à sua bolsa de estudos, o reitor da escola em que ela estudou a descreveu como uma aluna orgulhosa, inteligente e trabalhadora.

Escrevendo sobre a identidade de Budayioğlu como escritora, a jornalista Ayşe Arman a elogiou dizendo que "ela escreveu com paixão e passou essa paixão ao leitor" e que seu trabalho "é um fenômeno porque é real". Em outro artigo, ela afirmou que seus livros tinham "grandes detalhes e análises enriquecedoras da alma", e sua linguagem era "muito clara e fluente". Por outro lado, também há críticas de que suas obras carecem de profundidade literária e que ela constantemente se elogia nas entrelinhas.


Depois que um artigo sobre psicólogos foi publicado no Gazete Sahne por Pınar Öğünç  foi relatado que cinco colegas de Budaıcıoğlu foram demitidos por compartilharem o artigo nas redes sociais. Budayioğlu, que recebeu intensas críticas quando a notícia foi divulgada, admitiu que havia demitido cinco psicólogos de sua própria clínica e fez uma declaração a Ayşe Arman. Budayioğlu abordou o assunto em uma entrevista: "Isso mesmo… É verdade que demiti 5 psicólogos! Na verdade, o verbo "demitir" soa meio pesado para mim. A palavra "demitir" não deveria aparecer ao lado do meu nome. Posso dizer que nunca fiz nada parecido antes. Houve algumas pessoas que pediram demissão, mas nós terminamos com todos eles em bons termos. Mas eu demiti esses 5 amigos! Todos os cinco eram pessoas que eu amava, colegas com quem trabalhava . Um deles era muito próximo de mim. Fiquei tão chateado. Eles deram uma entrevista tão desastrosa a um jornalista contra mim. Muito além do desastroso. Eles me fazem parecer alguém que não sou. Então, aparentemente, eu até interfiro com eles roupas, e dizer-lhes: "Você vai fazer assim", "você vai usar assim!" Eles distorceram e estenderam as frases que eu lhes disse durante anos para torná-los bons em sua profissão... Todos eles compartilharam isso em suas páginas, isso significa que eles aprovaram.


A noiva de Istambul é uma adaptação de Hayata Don e foi transmitida pela Star TV entre 2017–19.

Meu Lar, meu destino  é uma adaptação de Camdaki Kiz e foi transmitida pela TV8 entre 2019–21.

Masumlar Apartami é uma adaptação de Madalyonun Içi e foi transmitido pela TV8 entre 2020–22.



Camdaki Kiz  é uma adaptação do livro de mesmo nome e é transmitida no Kanal D desde 2021.

Tirzi é uma adaptação de Back To Life e está programado para ser lançado na Netflix em 2022.












Séries e filmes inspirados nas histórias de Gülseren Budaıcıoğlu têm sido muito populares nos últimos anos. Por fim, a última produção de Budaıcıoğlu, que escreveu uma história que virou as avaliações de cabeça para baixo com o Kingfisher, foi Çöp Adam. 



Çöp Adam é adaptação de qual livro? 


Gülseren Budaıcıoğlu, cujos livros foram tema de folhetins muitas vezes, mais uma vez se tornou uma fonte de inspiração para uma série. A série Stickman, que começou a ser transmitida esse mês, é roteirizada pela consultoria Budaıcıoğlu, sem estar vinculada a um livro.

2 comentários:

  1. Realmente ela tem base para escrever histórias como essa mais pesadas e com uma alta carga de drama e personagens complexos

    ResponderExcluir
  2. Uma mulher que trabalhou em diversas áreas, creio que por isso acumulou conhecimento suficiente para fazer sucesso.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)