Do diretor de Cinema, Aspirinas e Urubus, baseada na obra de Milton Hatoum, a produção, selecionada para para festivais internacionais, participa da programação que acontece em junho; distribuição é da O2 Play
Cena do filme Retrato de um Certo Oriente | Créditos: Divulgação
São Paulo, 13 de maio de 2024 – O longa-metragem, que teve sua premiére no Festival de Rotterdam, Retrato de um Certo Oriente, dirigido por Marcelo Gomes, vai abrir o Festival Internacional de Curitiba Olhar de Cinema, no próximo dia 12 de junho. O filme é uma co-produção ítalo-brasileira baseada no livro do escritor amazonense Milton Hatoum, Relato de um Certo Oriente – vencedor do Prêmio Jabuti de Melhor Romance em 1990. Sua estreia exclusiva nos cinemas brasileiros está marcada para o segundo semestre deste ano com distribuição da O2 Play.
Retrato de um Certo Oriente é um filme sobre memória, paixão e preconceito que acompanha a saga de imigrantes libaneses na floresta amazônica brasileira. No Líbano de 1949, dois irmãos católicos, Emilie (Wafa'a Celine Halawi) e Emir (Zakaria Kaakour), embarcam para o Brasil fugindo da guerra. Durante a viagem, Emilie se apaixona pelo comerciante muçulmano Omar (Charbel Kamel). Emir sofre de um ciúme incontrolável e usa suas diferenças religiosas para separá-los.
Retrato de um Certo Oriente é uma coprodução entre Matizar Filmes, Kavac Film, Gullane, Muiraquitã Filmes, Globo Filmes, Canal Brasil e Misti Filmes, com produtores associados Bubbles Project, VideoFilmes e Orjouane Productions (Líbano). No Brasil, o filme é distribuído pela O2 Play, da O2 Filmes.
Ficha Técnica
Direção: Marcelo Gomes
Produtores: Mariana Ferraz, Guilherme Cezar Coelho, Ernesto Soto Canny.
Coprodutores: Eliane Ferreira, Fabiano Gullane, Caio Gullane, André Novis, Simone Gattoni e Patrick Carrarin.
Produtores associados: Tati Leite, Emmanuelle Déprats, Sabine Sidawi.
Roteiro: Marcelo Gomes, Maria Camargo e Gustavo Campos
Direção de Fotografia: Pierre de Kerchove
Direção de Arte: Marcos Pedroso e Caterina Pepe
Montagem: Karen Harley
Música Original: Mateus Alves, Piero Bianchi e Sami Bordokan
Figurino: Rô Nascimento, Maria Diaz e Fabio Cicolani
Caracterização: Mari Pin, Sonia Penna, Antonio Esposito e Giuseppina Ummaro
Som Direto: Moabe Filho, Pedrinho Moreira, Giacomo Vitiello e Antonio Casparriello
Pós-Produção de Som: Fernando Aranha, Bruno Armelin, Bernardo Adeodato e Cristiano Scherer
Pós-produção de Imagem: Clandestino
1ª Assistente de Direção: Maria Clara Escobar
Distribuidora: O2 Play
Sobre a O2 Play
A O2 Play é dirigida por Igor Kupstas sob a tutela de Paulo Morelli, sócio da O2 Filmes. A distribuidora faz parte do grupo O2, que também tem como sócios o cineasta Fernando Meirelles e a produtora Andrea Barata Ribeiro.
Em atividade desde 2013, a O2 Play se diferencia das demais distribuidoras por trabalhar, além do cinema, TV e vendas internacionais, o VOD (Video on Demand) – licenciando conteúdo para além de 30 plataformas digitais.
Já foram mais de 80 filmes lançados em cinemas, entre títulos brasileiros premiados, como Sócrates e Chorão - Marginal Alado, e internacionais, em parceria com a Netflix, como O Irlandês, Dois Papas, Não Olhe Para Cima, Bardo e Pinóquio por Guillermo Del Toro – estes dois últimos indicados ao Oscar® 2023.
A lista de longas ainda inclui parcerias com a MUBI: Annette, que abriu o Festival de Cannes 2021 e conquistou o Prêmio de Melhor Direção, Crimes of the Future, que estreou no Festival de Cannes 2022, o vencedor do Oscar® 2022 de Melhor Filme Internacional Drive My Car, o vencedor do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes 2022 Holy Spider, o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Ator Aftersun e o indicado ao Oscar® 2023 de Melhor Filme Internacional Close.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)