sábado, 5 de outubro de 2013

Menina que via filmes : "Apenas o vento"

Título Original: Csak a Szél
Título no Brasil : Apenas o Vento
Direção: Bence Fliegauf
Elenco:  Katalin Toldi , Gyöngyi Lendvai, Lajos Sárkány
Gênero : Drama
País: Hungria, França
Idioma: Húngaro
Ano: 2013
Censura : 16 anos
Duração: 1h38min




 Este drama baseado em fatos reais mostra uma onda de assassinatos contra ciganos ocorridos na Hungria, entre 2008 e 2009. Os policiais não conseguem identificar os responsáveis pelos crimes, e ninguém se manifesta para impedir esses atos. Enquanto isso, um grupo de ciganos tenta levar uma vida normal: a mãe Mari acumula dois trabalhos para manter os filhos e o pai doente, a jovem Anna continua a vida na escola, e o garoto Rió pensa na melhor maneira de se vingar.


Assistir as quase 2 h de filme de " Apenas o vento" não é tarefa fácil para qualquer pessoa. Se o intuito é ir no cinema se divertir, só ver coisas legais, esse não é o filme.
E se a ideia que você tem da Hungria é só de lugares turísticos e maravilhosos, esse filme não apresenta nada disso.
Baseado na história real que ocorreu em 2008 onde várias famílias de ciganos foram assassinadas aparentemente porque havia uma guerra de etnias.
Nada do que vemos é o que imaginamos de uma história ambientada na Europa. A casa do protagonista Rió é praticamente um barraco, muito pior do que as cenas de favelas em que vemos no Brasil. Falta tudo, o pai dele foi morar no Canadá e deixou a mãe , ele e a irmã passando necessidade na Hungria. Fora as cenas de pobreza extrema, ainda tem mais uma coisa se você não está acostumado com filmes do gênero. Ouvir quase 2 h de húngaro não é fácil.
A irmã de Rió também sofre com a vida que leva, onde sabe que não é aceita por ninguém, onde finge ser transparente na escola para que não impliquem com ela, até quando presencia um estupro ela fica quieta!

Os vizinhos dele também são dignos de pena, o casal drogado que nem liga para a filha pequena.
O clima é pesado, mas ainda assim é um drama que adorei assistir, porque é um mundo que não conhecemos - ou que pelo menos eu não conhecia!- e uma história que apesar de forte é muito bem contada nesse filme, tudo faz com que o espectador espere pelo pior no clima tenso. 
A infelicidade da família pesa em cena. A atuação de todos é perfeita, desde a mãe que luta para sustentar seus filhos ao menino que não consegue dormir a noite porque acha que entrarão em sua casa para assassinar sua família antes que a promessa que lhe fazem todo ano seja cumprida.
 Com o pai morando longe e se comunicando com a família pelo skype ( claro que de uma lan house, já que a casa deles não tem nem comida direito!) o clima de tristeza é ainda pior.
Não espere finais felizes, mas se interessar saber o que mais há na Hungria além de belas paisagens, corra para esse filme!

9 comentários:

  1. Oi, Raffa!!!

    Nossa, já me apaixonei. Adoro um drama e se for real, melhor ainda. Sou daquelas que ama um bom filme. Não me importa se o final não é feliz, o que espero é que seja coerente. Filmes têm que nos passar alguma coisa, nem que seja apenas distração. Vejo de tudo e com igual interesse. Esse vai entrar pra minha lista... Amo!
    Valeu a dica!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não gostei do clima pesadão do filme, não fiquei com vontade de ver. Tenho curiosidade de sabe mais sobre a Hungria mas já vi que não vai ser por esse filme porque não gosto muito de filmes de dramas.

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  3. Nossa Raffa, me interessou assistir ao filme pela sua resenha. Precisamos conhecer melhor o que acontece no Brasil e no mundo. Será que consigo encontrar esse filme para assistir?

    ResponderExcluir
  4. Não sou mt fã de drama não mas adorei a sinopse e a resenha do filme..gosto de td relacionado a ciganos =)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Só por ser uma historia real já vale a pena assistir. Sou muito fã de um bom drama e esse me pareceu espetacular, coitadas dessas crianças e a mãe passando por tanta necessidade assim! É bom saber que as atuações são perfeitas, isso faz com que a historia tenha uma carga maior de emoção, simplesmente perfeito!

    ResponderExcluir
  6. Adoro um drama, é um dos meus estilos favoritos de filmes e pela sua critica acredito que irei gostar desse. Já está anotadinho para assistir em breve.

    ResponderExcluir
  7. Só de ler que é baseada em fatos reais,já valeu.
    E com a sua resenha dizendo das situações e atuações,pronto...quero ver...Bj.

    ResponderExcluir
  8. E eu pensando que os dramas do Nicholas era muito. Esse filme ai é fichinha. Rsrsrsr
    Gosto de um drama de vez em quando mais esse ai vou deixar pra assistir depois.

    ResponderExcluir
  9. Adoro drama, mais um para ver com maridex!
    Depois de ler sua crítica, com certeza irei amar o filme, mas serei sincera, não conhecia...hehehehe

    Beijinhos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)