terça-feira, 19 de novembro de 2013

Menina que via filmes : Capitão Philips [ Crítica]

Título Original : Captain Phillips
Título no Brasil : Capitão Phillips
Direção : Paul Greengrass
Baseado no livro : Dever de Capitão
Elenco : Tom Hanks, Catherine Keener, Barkhad Abdi
Ano : 2013
Gênero : Drama/ Verídico
País : EUA
Idioma : Inglês
Censura : 14 anos
Duração : 2h 14 min




Richard Phillips (Tom Hanks) é um comandante naval experiente, que aceita trabalhar com uma nova equipe na missão de entregar mercadorias e alimentos para o povo somaliano. Logo no início do trajeto, ele recebe a mensagem de que piratas têm atuado com frequência nos mares por onde devem passar. A situação não demora a se concretizar, quando dois barcos chegam perto do cargueiro, com oito somalianos armados, exigindo todo o dinheiro a bordo. Uma estratégia inicial faz com que os agressores recuem, apenas para retornar no dia seguinte. Embora Phillips utilize todos os procedimentos possíveis para dispersar os inimigos, eles conseguem subir à bordo, ameaçando a vida de todos. Quando pensa ter conseguido negociar com os piratas, o comandante é levado como refém em um pequeno bote. Começa uma longa e tensa negociação entre os sequestradores e os serviços especiais americanos, para tentar salvar o capitão antes que seja tarde. 


Se você acompanha o blog sabe que li esse livro e amei. Lançado recentemente pela editora Intrínseca , Dever de Capitão conta a mesma história que transformaram no filme e que claro foi baseado no livro.
Capitão Phillips trabalha para Marinha mercante americana, está a caminho de mais uma longa viagem sem a família, se despede da esposa como é de praxe, segue seu rumo em um trabalho que já faz há anos. No entanto, mal poderia imaginar que daquela vez não seria uma viagem tão tranquila.
Phillips é interpretado por ninguém menos que o astro Tom Hanks, um dos melhores atores em atividade de Hollywood, quase todos os filmes que vejo com ele , saio do cinema achando que ele merece o Oscar, dessa vez não foi diferente! Hanks está inspirado, ele vira Phillips de tal forma que fica difícil ver ali Forrest Gump ou qualquer outro personagem que ele já tenha interpretado. 
Voltando ao filme, dessa vez a viagem não será tranquila, contratados para levar mantimentos para os países pobres africanos, o navio de bandeira americana é interceptado por piratas somalis.
 Se no livro a gente já ficava ansioso, imaginem na telona? A cada tentativa de invadirem o navio a plateia suspira fundo, eles são somalis, muito pobres, não tem o que perder, para eles a vida vale pouco e a violência faz parte do dia a dia.
Se voltarem sem dinheiro sabe que serão mortos, e é esse o primeiro nervoso que nos dá, eles acham que o navio tem dólares e carros importados, quando na verdade só tem 30 mil dólares de reserva e mantimentos.
Cresce a tensão, o Capitão quer defender sua tripulação, fica como o negociador, falando com somalis de inglês sofrível e de rostos ameaçadores.
A sala lotada vibra com cada erro dos piratas e acerto de Phillips, mas infelizmente por se tratar de história real , não temos um super herói sobrevoando as águas africanas e salvando a todos, as mais de 2 h de filme são tensas e nos faz roer as unhas.
Quando achamos que tudo está bem, a reviravolta não é para o lado do bem e para quem acha que por se passar na água é enjoado, não é, nem um pouco, o diretor deu a dosagem certa de ação e emoção que precisa para nos prender a atenção do início ao fim.

  O filme não fica a dever o livro por mais que eu indique a leitura do livro e então a ida ao cinema para ser completa a emoção com essa história, que poderia ser só mais uma de nacionalismo americano, mas é a história de um homem que arriscou o que tinha - sua vida - para salvar a dos demais e que se tornou herói em um trabalho que achava que tudo seria igual sempre. 
Maravilhoso esse filme! 

CAPITÂO PHILLIPS DA VIDA REAL E TOM HANKS
  
Vejam o trailer, o filme ainda está em cartaz em todo o país.
  

9 comentários:

  1. Eu li sua resenha do livro e fiquei muito curiosa. O filme então, nem se fala.
    Preciso ler e assistir com urgência!!! Ainda mais por ser com o fantástico Tom Hanks ;)

    ResponderExcluir
  2. Já tinha ouvido falar sobre o livro e ja estava com vontade de conferir... agora sabendo q tem o filme eu vou passar o livro na frente da fila de leitura, assim posso conferir logo o filme. ;)
    A premissa da historia é fantástica, saber q nos dias de hj ainda temos "pirataria" é de meter medo.
    Já quero, obrigada pela indicação.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raffa!!!

    To muito ansiosa pra ver. A sua resenha do livro já tinha instigado a minha vontade, agora com a resenha do filme e, principalmente, com a presença de Tom Hanks ... enlouqueci. rs Preciso conferir. O problema é que vou ter que esperar ou assistir online porque aqui não está em cartaz... Acredita? Ô desgoooooooooooooooosto desse cinema sem noção... =\
    P.S - Gostaria que o Tom estivesse trabalhando mais... é um ator precioso que tem trabalhado pouco... não sei se é ele que tá querendo assim ou se é essa mídia preconceituosa que o está preterindo por conta da imagem (idade e peso) =(
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Esse filme tem dois pontos muito fortes pra ter a minha aprovação:Tom Hanks e ser verídico.Tomara que os cinemas daqui passem logo esse filme,senão vou ter que esperar DVD.

    ResponderExcluir
  5. Adorooo filmes baseados em fatos reais..apesar de ter me interessado pelo livro não está na minha prioridade no momento mas com certeza verei o filme..adoro os filmes com o tom hanks.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu lembro da sua resenha e fiquei muito interessada em ler, vou tentar fazer isso o mais rápido possível para poder assistir o filme.

    ResponderExcluir
  7. Oii Raffa,
    Eu amooo os filmes com o Tom Hanks, também acho que a cada filme ele merecia um Oscar.
    Esse eu ainda não assisti, mais quero muito ver.
    A critica me deixou mais ansiosa e curiosa do que eu já estava.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Raffa!
    Eu lembro da sua resenha. Fiquei super curiosa para ver o filme, ainda mais contando com Tom Hanks, esse cara dá um banho de interpretação!
    Amei sua crítica como sempre!
    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  9. Eu me lembro mesmo o quanto voce gostou do livro e fico feliz em saber que o filme é tão bom quanto! Com certeza se vier pra minha cidade vou ver no cinema, senão vou ter que esperar mesmo o lançamento em DVD!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)