quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Menina que via filmes : A Rosa Púrpura do Cairo [Crítica]

Título Original: The purple rose of Cairo
Título no Brasil : A rosa púrpura do Cairo
Direção : Woody Allen
Elenco: Mia Farrow, Danny Aielo, Jeff Daniels, Dianne Wiest
Ano : 1985
País : EUA
idioma : Inglês
Censura : 10 anos





Em área pobre de Nova Jersey, durante a Depressão, uma garçonete (Mia Farrow) que sustenta o marido bêbado e desempregado, que só sabe ser violento e grosseiro, foge da sua triste realidade assistindo filmes. Mas ao ver pela quinta vez "A Rosa Púrpura do Cairo" acontece o impossível! Quando o herói da fita sai da tela para declarar seu amor por ela, isto provoca um tumulto nos outros atores do filme e logo o ator que encarna o herói viaja para lá, tentando contornar a situação. Assim, ela se divide entre o ator e o personagem.   


 Quando Mia Farrow era esposa de Woody Allen,ela era a musa de todos os seus filmes, esse é mais um que Farrow é a protagonista e é um filmes que mais amo dele. 
Nesse, ela é uma garçonete muito humilde chamada Cecilia, ela tem um marido que abusa dela em todos os sentidos, a bate, é um vagabundo e ainda tira todo o dinheiro dela. Monk é interpretado pelo excelente Danny Aielo.
Para piorar Cecilia perde o emprego, com mania de cinema, ela vai quase todos os dias no mesmo local e cisma com o filme " A rosa púrpura do Cairo".
Imaginem você amar um filme e do nada o ator principal ( Jeff Daniels, tão jovem que demorei para reconhecer!) sair da tela e querer sair com você?
Já havia visto o filme há muitos anos mas dessa vez foi diferente, foi ótimo ver os atores mais jovens em um filme que não tem validade , é sonho até hoje de qualquer cinéfila se refugiar no cinema e sonhar com uma vida ao lado do galã , quem nunca?
WOODY ALLEN COM MIA NAS FILMAGENS
 O filme tem um quê de drama sem apelar, mas foca mais no sonho que temos em passar da telona para vida real aquilo que vemos e até onde mesmo acreditamos naquilo?
O papel de Jeff Daniels é duplo, ele é o personagem que sai da tela mas também o  ator que interpreta, para entender melhor só vendo, Allen que também é roteirista arrasa mais uma vez com um roteiro bem amarrado ao tema.

 Para terem ideia, por diversas vezes Allen citou esse filme como o favorito dos que já fez até hoje.
Outra curiosidade é que Jeff Daniels não era a primeira opção de Allen, o ator Michael Keaton chegou a filmar várias cenas mas foi dispensado depois que o resultado não agradou Woody.
 

9 comentários:

  1. Oi, Raffa!!!

    Perdoe-me o sumiço, foi por conta da minha net conspiradora que me abandonou completamente desde o dia 31... (triste). Enfim, eu vi esse filme há trocentos anos. Nunca mais revi... sabia que embora eu ame o tio Woody só tenho dois filmes dele? Meia-noite em Paris e Match Point... Voltando ao filme... rs... Quem nunca? EU SEMPRE!!! rs Vivo sonhando com meus ídolos do cinema e dos livros e das séries... hahahaha... Amei o seu texto... tão lindo ver alguém que ama tanto quanto a gente os nossos amores... *-*

    Beeeeeeeeeeeeijo e FELIZ 2014! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilly

      antes de ganhar a caixa do namorado tb não tinha muitos filmes dele não *-*
      agora tenho quase todos hhahaha
      Amo Meia noite em Paris e Match Point - esse ainda não comprei em dvd!
      Verdade, temos muito em comum, amamos cinema e livros
      beijs

      Excluir
  2. Mais um filminho antigo ^^ ainda não vi esse filme mas gostei bastante da sinopse :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anne

      Vale a pena assistir :)
      Vc vai amar
      beijos

      Excluir
  3. Vc esta operando milagres, esta me fazendo querer ver um filme do Woody... o_O kkkkkk
    Gostei da sinopse e gosto bastante da Mia, gosto dela desde "o bebê de rosemary". ^^

    ResponderExcluir
  4. Já vi esse filme a um bom tempo,e suas colunas estão me fazendo relembrar.Descobri que quando a gente assisti algo que já viu a gente percebe muitos detalhes que não viu antes...Vou rever esse assim que puder.

    ResponderExcluir
  5. Olá Raffa!
    To me apaixonando por Woody por sua causa. Não via muita graça nele,.mas você está conseguindo mudar isso!
    Achei bem interessante o filme e fiquei pasma em saber que Michael Keaton chegou a filmar esse filme, mas foi dispensado!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Tenho quase certeza que já assisti esse filme, mas vou colocar na listinha por via das dúvidas e assistir novamente...rs

    ResponderExcluir
  7. Adoro esse filme. Assisti há muito tempo. Deu vontade de assistir novamente...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)