domingo, 23 de março de 2014

Menina que via filmes : A queda! As últimas horas de Hitler [ Crítica]

Título Original : Downfall / Der Untergang
Título no Brasil : A queda! As últimas horas de Hitler
Baseado no livro de Joachin Fest e nos diários de Tarudl Junge
Direção : Oliver Hischbiegel
Ano : 2004
País : Alemanha
Idioma : Alemão
Censura : 16 anos
Formato visto : dvd
Duração : 2h 30 min
* Indicação ao Oscar 2005 de melhor filme estrangeiro




Traudl Junge (Alexandra Maria Lara) trabalhava como secretária de Adolf Hitler (Bruno Ganz) durante a 2ª Guerra Mundial. Ela narra os últimos dias do líder alemão, que estava confinado em um quarto de segurança máxima.



A queda! As últimas horas de Hitler  impressiona por tanta coisa que fica difícil começar por qual quando falamos do filme. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro de 2005 o filme era considerado campeão quando Mar Adentro da Espanha acabou levando. 
Não sei como só fui assistir a ele anos mais tarde, sem dúvida é um dos melhores filmes já feitos sobre o tema, porque conta exatamente outra visão, e embora já tenhamos visto a exaustão o tema do Holocausto ou da redenção alemã , conhecer o fuhrer como ele era no dia a dia é sempre instigante. 
Por mais que saibamos que nosso " amigo" não fosse bom da cabeça, ao vermos no início a secretária dele narrando como foi o convívio com Hitler impressiona porque ela parece falar de outra pessoa.
Traudl Junge ( a ótima Alexandra Maria Lara) virou secretária de Hitler porque disse que tinha nascido em Munique, aos 22 anos ela acompanhou a vida do homem mais odiado do mundo até seu suicídio, interpretando Hitler temos Bruno Ganz, em uma atuação que sinceramente lhe daria o Oscar!
Bruno nos faz crer que Hitler está ali mesmo na nossa frente, é de uma sincronia com as imagens que já vimos dele e dos relatos que chega a assustar.


Fugindo da realidade de ver milhares de pessoas sendo mortas, a secretária tem uma relação de admiração pelo chefe e por sua amante Eva Braun, que então vira esposa mesmo com o mundo se acabando lá fora.
Os descontroles de Hitler, a não aceitação da derrota e os tremores de sua mão até ir se tornando um pouco corcunda como quem já não quer mais viver tudo aparece no filme.
Forte como os filmes que falam da época, esse mostra somente os alemães  , o que pode causar estranheza pois chegamos a sentir pena deles , pois na hora do desespero parecem boas pessoas que nunca mataram ninguém.
Os suicídios, incluindo o de Hitler e de Eva todos aparecem no filme. 
Mas uma das coisas que mais chocam no filme, é quando a mãe dá veneno para todos seus filhos.
A cena é muito forte, as crianças inocentes nem sabem o que as aguarda, apenas uma parece desconfiar.


Esse filme é uma parte que pouco vimos, contada por alguém que não odiava o fuhrer e que diz no filme que não sabia que tantos judeus haviam sido mortos.
Longe ou fugindo da realidade, o filme não deixa de ser um relato fundamental para a história que nenhuma geração ousa esquecer.


Atuações espetaculares, direção acertada e uma história no tom certo , fazem desse filme um clássico que merece ser visto por todos. 

4 comentários:

  1. Ainda não vi mas está na lista pra esse mês. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari

      Esse filme é fantástico! Você com certeza vai amar se curte história e é super interessante tb

      beijos

      Excluir
  2. Imperdível!!!Você sabe como gosto de ver /ler sobre esse época da nossa história,com certeza vai ficar anotado bem no topo da minha lista.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Raffa!
    Esse filme parece ser ótimo.
    Adoro filme que retratam essa época infeliz da humanidade!
    Vou alugá-lo para conferir!
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)