segunda-feira, 28 de abril de 2014

Menina que via filmes: Divergente [ Crítica]

Título Original: Divergent
Título no Brasil : Divergente
Baseado no livro de Veronica Roth
Elenco : Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet , Milles Teller, Ansel Egort, Zoe Kravitz, Ashley Judd

Direção : Neil Burger
Ano  2014
Gênero : Ação
País : EUA
Idioma ; Inglês
Censura : 12 anos
Duração : 2h 12 min






Na futurística Chicago, quando a adolescente Beatrice (Shailene Woodley) completa 16 anos ela tem que escolher entre as diferentes facções que a cidade está dividida. Elas são cinco, e cada uma representa um valor diferente, como honestidade, generosidade, coragem e outros. Beatrice surpreende a todos e até a si mesma quando decide pela facção dos destemidos, escolhendo uma diferente da família, e tendo que abandonar o lar. Ao entrar para a Dauntless, ela torna-se Tris e vai enfrentar uma jornada para afastar seus medos e descobrir quem é de verdade. Além disso, Tris conhece Four, um rapaz mais experiente na facção que ela, e que consegue intrigá-la e encantá-la ao mesmo tempo.





Descobri uma coisa que já desconfiava : não sou fã de Distopias! Não curti muito o livro e o filme achei bacana mas nada demais. Na verdade eu gosto de Jogos Vorazes, acho sensacional, mas tirando esse, muitos dos livros e filmes baseados nesses que vieram depois como esse não me agradaram porque parece que não serviram somente de inspiração mas em alguns pontos se confundem e a história perde a graça.
A resenha do livro saiu esse mês ainda e li rápido para poder ver o filme que até achei bem fiel ao livro. Tris ( Shailene, uma fofa em cena, a menina sabe atuar)completa 16 anos em uma Chicago mudada, no futuro a população é dividida em facções , ela foi criada em uma delas e agora tem que fazer um teste para saber se continuará nela ou se fará parte de outra. No filme é explicado tudo isso no início pela própria protagonista, apesar de até hoje não saber onde se encaixam algumas partes da sociedade , ela acaba indo para Audácia. Esta por sinal é assustadora, a todo tempo os membros, principalmente os novos tem que provar ao que vieram! Arriscam suas vidas o tempo todo. 
Acontece que ela é uma divergente, seu resultado não deu especificamente para esse, mas ela tem ajuda e esconde esse fato dos pais e de todos ( sua mãe por sinal é Ashley Judd) 
O fato de ela ser menina e mignon não interfere em seus treinos, e ela logo é separada do irmão ( Ansel Egort que fará par com ela em A culpa é das estrelas!) e tenta a todo custo rever seus pais.
A malvadona da história é ninguém menos que Kate Winslet divando no papel de Jeanine Matthews. Apesar de parecer uma simples executiva - me lembrou Hillary Clinton - ela é malvada que manda e desmanda e mesmo tendo todo o poder se veste simplesmente, ta aí uma coisa que não visualizei lendo o livro, como o figurino deles é simples se comparado com os ricos de Jogos Vorazes.
O líder de seu grupo é Quatro ( Theo James um ator bonito que até então não conhecia!) que vai formar par romântico com Tris mas não achem que o filme rola para o sentimentalismo porque isso não acontece. Ainda não li os outros livros não sei ainda com ficará esse casal, mas no filme os dois tem química e isso funciona bem na tela.
Por ter sido da Abnegação ( facção que foi criada) ela nunca tinha tido contato com um homem para namorar, alguns de seus pesadelos - digamos assim - são sendo atacadas por ele, o que nos confunde um pouco quando colocados na tela, mas depois entendemos o porque daquilo tudo.
O filme é bom, vale a pena ser visto mas eu criei uma expectativa muito grande na história, que até agora não tive.
Milles Teller ( foto ao lado) está no elenco como Peter, gosto desse ator , o vi em " Namoro ou amizade" mas nesse filme o personagem é bem menos importante. Não vou contar spoiler ;)

Assistam e depois me digam o que acharam!

9 comentários:

  1. Já assisti e gostei muito por ser bem fiel ao livro, ter muita ação.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!

    Uhuuu... louca pra ver... Aaaaaaaaaaaaamo a Kate Winslet e gosto do muito da Ashley Judd também. Assim que eu tiver conferido o filme comentarei melhor por aqui... ;D
    Beeeeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  3. Eu também não sou fã de distopias, eu nem me atrevo a assistir este filme.
    Nem tentei ler o livro, não é o tipo de livro que gosto de ler.

    ResponderExcluir
  4. Ola Raffa.
    Eu adoro distopias, mas mesmo tendo o livro aibda não li, acho que vou assim mesmo ao cinema......kkkkkkk
    Eu acho que você foi pro filme, esperando jogos vorazes e esse eu já li, é maravilhoso.
    Gostei muito da sua crítica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vou assistir quando já estiver na net mas não vou ler o livro.
    Gosto bastante de distopias mas essa (e várias outras q saíram na onda de jogos vorazes) não me chamou a atenção.

    ResponderExcluir
  6. Assim como vc,não sou fã de Distopias....não li o livro e acho que não verei esse filme....

    ResponderExcluir
  7. Então Raffa, eu também nao sou muito fã, to aprendendo a gostar ainda, mas como voce disse, depois de Jogos Vorazes que foi excelente, os outros me parecem meio fracos, se tiver oportunidade vou assistir, mas sem muitas expectativas! Bjooo!

    ResponderExcluir
  8. Também não sou lá muito fã de distopias, são poucas as que realmente tenho interesse em ler. Divergente está na minha listinha de leitura, só vou assistir o filme depois de ler o primeiro...

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu curto bastante distopias! To louca pra ler logo Admirável Mundo Novo, mas a pilha de livros pra ler (que nunca para de crescer!) não me deixa :(

    A única coisa da qual não gostei muito foi terem escolhido para ser irmãos o casal de "A Culpa é das Estrelas"! Meu nível de abstração não é tão grande assim ;)

    Beijos, Raffa!

    www.adventuresinmyownland.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)