quarta-feira, 16 de julho de 2014

[Resenha] Cidade @ednovafronteira


Título Original : Cidade
Autor : Nelson Rodrigues
Com Andre Sant´Anna, Carlito Azevedo, Aldir Blanc, Verônica Stigger e Suzana Flag
Editora Nova Fronteira
Número de págs: 128
Gênero : Ficção
ISBN 9788520932759







Sinopse : Em 1937 , Nelson Rodrigues publicou no jornal O Globo o primeiro capítulo de sua novela Cidade. Sob o título " O irmão...", o início desse projeto editorial era tecnicamente completo, com personagens bem desenhados e uma trama instigante apresentada ao leitor. No entanto, a novela nunca foi terminada. Acreditando na qualidade do material , e Editora Nova Fronteira convidou quatro destaques da nossa literatura para dar continuidade ao que Nelson começou em 1937. Assim, de capítulo em capítulo Andre Sant´Anna, Cartito Azevedo , Aldir Blanc e Veronica Stigger conduziram a história concebida por Nelson, prestando tributos a obra do mestre, mas deixando suas marcas. 

Todas as memórias que tenho de Nelson Rodrigues são positivas. De todos os textos, novelas e mini séries que já li e vi se inspirarem ou serem suas obras saia satisfeita como quem não perdeu tempo conhecendo mas sim de deliciou com mais uma história de gênio dele.
Ao ler Cidade não foi diferente, a marca registrada de Nelson está lá, por mais que não tenha sido ele quem terminou a obra, não fez diferença, os autores convidados pela editora devem ser assim como eu fãs de Nelson e conseguiram cumprir seu papel nos convidando a cada capítulo para um mundo onde sabemos que existe mas nas obras deles ganham tamanha vida e importância que não se confunde que aquilo que está na nossa frente é realmente da cabeça do jornalista.
Claudio é o protagonista dessa história. Apaixonado pela irmã - e não demonstrando um amor de irmão mas um amor de amante - ele a visita logo no início da história. Branca sempre foi linda, sempre chamou a atenção de todos, mas nas reviravoltas da vida foi fazê-la, e por isso entenda que ela se dedicou a profissão mais antiga do mundo. Seu irmão não tolera , não entende, a visita e a deixa pior, a faz sentir culpada, e suas amigas " da vida" não gostam. Ela também não gosta , como toda mulher que se prostituí ela não viu outro caminho senão esse que de fácil não tem nada. Branca é assim, carente e linda, se apaixona por qualquer cliente que tenha todos os dentes, mas a paixão dura pouco, pois como ela sabe talvez nunca mais  o veja, talvez seja casado.
Ao ver o irmão ela quer ajuda-lo , vê que ele está aflito, não aguenta olhar para ele e não poder ajudar. Claudio a ama, isso ela sabe, mas talvez não entenda o quanto a ama. Ou talvez entenda, mas amor de irmão dessa forma é e sempre será pecado. Quem vai aceitar?
Do lado de fora da casa onde Branca faz, digamos assim, saliências, Claudio viveu uma vida de encontros e desencontros com as mulheres que namorou, e com quem se casou. Ele bebe para esquecer, mas não esquece. Não esquece que é apaixonado pela irmã e não suporta ouvir os homens falando que ela é boa de cama e que vão atrás dela e uma amiga que tem apelido de " Rasga lençóis" .
E tenta viver, mas o passado o assombra, e recorda que namorava Inês e que tudo estava bem, por mais que os pais dela nunca tivessem aceitado que ela namorasse um professor de literatura. E então entra Joaquim na história, ele conta um segredo para Claudio, diz que está certo do que quer. Claudio não aceita. O segredo deles também terei que manter senão estrago a surpresa. Mas devo dizer que Claudio perde Inês, e ganha a irmã mais nova dela Hilda. Mas também não vai ser feliz com ela. Na verdade parece sempre que felicidade e ele não combinam. E sempre, sempre volta para os braços da irmã, só ela o entende. 
E no final, quando tudo parece um absurdo, a revelação. Nada é o que parece ser. E o livro nos sorri como quem diz " Te peguei" e a gente termina pensando. Nelson fez escola, e não é que os autores aprenderam direitinho?

Perfeito! Só encontro essa palavra. 


Nelson Rodrigues -  Foi um dramaturgo, ficcionista e jornalista brasileiro. Nascido em Recife em 1912 faleceu no Rio de Janeiro em 1980. A frase " A pátria de chuteiras" que tanto ouvimos foi criada por ele . Sucesso da tv como " Engraçadinha" e " A vida como ela é" foram baseados em suas obras.  

13 comentários:

  1. Sua resenha me deixou interessada nessa leitura... Que bom que outros autores conseguiram transmitir o que Nelson Rodrigues transmitia. Adorei! Vou ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com muita vontade de ler esse livro! Raffa , é a primeira vez que entro no blog e simplesmente não consigo parar de ler as resenhas...!! O blog é excelente!! Parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Já tinha ouvido falar de Nelson Rodrigues mas não sabia realmente quem ele era.
    Adorei eles darem continuação nessa maravilhosa obra dele,sem deixar o nível cair.
    A capa desse livro está linda e a história e bem convidativa.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raffa!!!
    Nunca li nenhum livro do Nelson Rodrigues, só textos avulsos mas já vi muitas séries e novelas adaptadas e sempre acho legal também! Foi muito bom conhecer um pouco mais através de seu texto.
    Beeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  5. Sua resenha me deixou com muita vontade de ler esse e todos os livros do Nelson. Acredita que nunca li nada dele? Mas já assisti várias novelas e séries adaptadas das obras dele e amei. Com certeza quero ler!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  6. Ameeeeeeiiiiiiiiiii!!!! <3 <3
    Assisti Engraçadinha e A Vida como ela é e gostei muito.
    Não conhecia esse livro,Cidade vai pro topo da minha lista.

    ResponderExcluir
  7. Nelson é Nelson! O livro parece ter uma história muito forte!
    Adorei a resenha e vou mais que depressa adquirir esta obra, pois não conhecia este livro.

    Obrigada pela dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha e curiosa pra saber como terminou o livro... Bjos

    ResponderExcluir
  9. Sem palavras para Nelson Rodrigues.
    E estou apaixonada pelo blog!

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante da resenha e fico feliz que os autores conseguiram dar continuidade ao trabalho de Nelson com tanto profissionalismo, a ponto de não se notar a diferença durante a leitura.
    O livro parece ser muito bom e eu não o conhecia. Pretendo ler.

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha..apesar de não ser um livro que eu leria vc me deixou com vontade de ler ^^

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga
    Nunca li nada do autor, mas após sua resenha, penso seriamente em dar uma chance as obras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Ótimo conteúdo, super válido para acrescentar mais cultura, não é mesmo?
    Não é algo que costumo ler, mas acho que seria uma leitura proveitosa.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)