quarta-feira, 23 de julho de 2014

[Resenha] Ele está de volta @intrinseca

Título Original : Er ist wieder da
Título no Brasil : Ele está de volta
Autor : Timur Vermes
Editora Intrínseca
Número de págs : 300
ISBN : 978-85-8057-529-23








Me impressionou como um autor - alemão! - conseguiu fazer de um tema pesado um delicioso livro onde o  riso é garantido e onde é impossível parar de ler.
Estamos em 2011, Adolf Hitler ( ele mesmo, o carrasco nazista, o fuhrer) acorda no meio de uma Berlim mudada, se passaram mais de 60 anos mas ele não envelheceu nada, continua sendo : Hitler. O uniforme cheira a querosene, o bigode é o mesmo mesmo com a barba por fazer e ao andar nas ruas atrás de uma explicação se surpreende com as pessoas o reconhecendo a todo instante mas achando que ele é um imitador dele mesmo. Para rir mais com o livro só conhecendo vem todas as atrocidades de Hitler, toda a história que culminou na segunda guerra mundial, e por mais mórbido que pareça o próprio Hitler diz - claro que em outro sentido mas isso é disfarçado pelo autor - que piadas envolvendo judeus não tem graça alguma. E não tem mesmo. A princípio pensei o como seria complicado rir de um dos maiores monstros que a humanidade já viu. Mas mesmo que para o mal, sabemos que Hitler era inteligente e isso é mostrado no livro o tempo todo com seus discursos tentando provar que ele é ele, por mais que não consiga imaginar como não envelheceu nada e não faz a menor ideia da onde foi parar sua esposa Eva Braun.
Ao avistar um grupo de meninos jogando bola com  a camisa de Ronaldo ele acha que aquele é o nome do jovem e os chama de Juventude Hitlerista o que faz com que nenhum deles obviamente entenda quem é aquele maluco. Ao encontrar pessoas mais velhas o espanto é por não lhe fazerem a saudação alemã, ou o famoso " Heil, Hitler". 
É em uma banca de jornal que ele vai encontrar um cara gente boa que acreditando que ele é um ator em decadência procurando um emprego vai lhe oferecer cama e roupas, por mais que HItler se negue a tirar o seu uniforme. O fato dele ainda achar que é algo no país e que tem que lutar pela raça ariana o enlouquece ao mesmo tempo que diverte o leitor ele ver que quem comanda o país é uma mulher e ele está infestado de imigrantes .
O que vemos em seguida são muitas informações sobre tudo que aconteceu na Segunda Guerra sendo inserida em diálogos inteligentes entre Hitler e os produtores de um programa onde ele vai ficar conhecido como o " Hitler maluco do You Tube". Tentando provar que ele é ele, vai ganhar uma leva de fãs - claro que ninguém acreditando que ele é o de verdade -  que acreditam que tem graça sim um Hitler para lembrarmos do que nunca mais deve acontecer. Hitler claro parece não entender o porquê merece ser esquecido como ser humano mais lembrado como algo que nunca mais deve se repetir e sente que não fez nada de errado em matar os judeus. 

Lá pelas tantas nem sua secretária que a princípio sente orgulho de trabalhar para ele quer continuar sendo vinculada a alguém que ela descobre que nem sendo imitado pode ter graça. 

O livro é um humor que pode ser até macabro, mas ainda assim é uma excelente leitura, o autor consegue chegar no final sem que a gente esqueça que no fundo o que ele fez não teve a menor graça. 

13 comentários:

  1. Oi, Raffa!!!

    Hahahahaha... Já gostei!
    Que bom que a sua resenha foi positiva porque todos os meus sentidos me diziam
    que o livro era bom... Uhuuuu!!!
    Agora sim... já para lista "Ele está de volta" ;)
    Beeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  2. Gostei! Parece que o livro trás uma história forte mas contada de forma leve e descontraída.
    Mais um que quero ler, com certeza!

    ResponderExcluir
  3. Me pareceu ser uma boa leitura... Mas acho que não comprarei o livro, só vou ler se eu ganhar.....
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oiee
    Já tinha visto esse livro mas ele não havia me chamando atenção,achei que era só mais um daqueles livros sobre Hitler com a mesma história de sempre.
    Um enredo um pouco intenso mas de uma forma descontraída,o que alivia bastante as coisas.
    Já que você gostou vou botar na minha lista de futuras leituras.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Imaginei que fosse uma leitura pesada e monótona. Mas pelos seus comentários.. decidi incluir essa leitura no orçamento rsrs

    ResponderExcluir
  6. Amei a resenha do livro. Gosto muito de livros ou filmes que retratem o nazismo e esse me chamou bastante a atenção por tratá-lo aparentemente de forma leve e descontraída. Ainda não li o livro, mas com certeza irei procurar para ler!

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha!!!!
    Você sabe como gosto desse tipo de leitura,e agora com uma pitada de humor...deve ser maravilhosa.
    Vai pra lista!!!E essa lista só que aumenta..rsrssr

    ResponderExcluir
  8. Adoreeeeeeeeeeeeeiiiiii...Já quero =P

    ResponderExcluir
  9. Olá amiga!
    A história me pareceu ser interessante e olha que pensei que fosse ser bem pesada, mas pela sua resenha vi que não é!
    Mais um para listinha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Primeiro eu preciso comentar essa capa. QUE COISA BEM FEITA... Nossa, achei sensacional.
    E o livro em si aborda um tema que é sempre interessante de se ler, não é mesmo?
    É polêmico, mas é bom conhecer mais da história.

    ResponderExcluir
  11. Preciso desse livro!! A resenha me deixou com gosto de quero mais.

    ResponderExcluir
  12. Não tinha visto esse livro ainda Raffa, mas que sacada do autor, criar uma historia com esse carrasco, mas um historia nos dias atuais, e que mesmo não sendo um livro leve e até alegre pelo que vi na resenha, não nos deixa esquecer de todo o mal que Hitler causou à humanidade! Eu já quero ler! :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)