domingo, 24 de agosto de 2014

[Resenha] O doador de memórias @editoraarqueiro

Título Original: The Giver
Título no Brasil : O doador de memórias
Autor : Lois Lowry
Editora Arqueiro
Número de págs: 190











Com dores na coluna, optei por levar no voo para SP indo para Bienal o livro " O doador de memórias", o motivo principal era o tamanho, pequeno e com 190 páginas me parecia ser uma opção acertada. O segundo foi que sempre que posso leio o livro antes de ver o filme, faço comparações sim, e quando dou na telha comparo personagens que achei que tem a ver ou não com os escolhidos.
Minha decisão foi sábia. O livro é sensacional. Por mais que tenha achado que deveria ter lido ele anos atrás, pois me pareceu pai dos milhares de distópicos que já li e que lotaram nossas livrarias. Loiis Lowry nos dá de presente uma história bacana, onde  narrativa é clara e o que não o é ele vai nos fazendo conhecer ao decorrer da história .
Jonas é um menino prestes a completar doze anos, e com isso ele será um DOZE, o que quer dizer que terá sua profissão escolhida e participará do último evento a maioridade. Sim, para eles não importa os anos que vem depois dos 12 anos, existem cerimônias para os cinco, seis, sete, oito...e param nos doze. 
 O mundo que o garoto vive é perfeito, mas ele nem imagina que já existiu um mundo com pobreza, com roubos, etc Porque ali ninguém tem direito de guardar recordações. 
Morando com os pais ele vai descobrir que o mundo que se diz maravilhoso não é assim tão bom, e o espanto maior será quando na sua cerimônia com os demais Doze ele for ecolhido para ser o próximo Receptor de Memórias. O que é isso? Bem, Jonas vai ter o direito de ao contrário das outras pessoas : mentir, guardar recordações, etc 
Mas isos não lhe tirará as injustiças do mundo perfeito que vai descobrir sabendo a verdade do mundo comum. Um exemplo é que crianças gêmeas somente uma sobrevive, o outro - o menor - é mandado para outro local. Só que ele na verdade descobre que os eliminados são na verdade exterminados o que acha errado e começa a se perguntar se realmente vale a pena para não terem crimes, pobreza  e outras coisas criar regras onde se descriminem e se livrem de seres que não servem.
Enviado para ser doutrinado pelo atual Doador de Memórias, ele vai ver que o cargo exige muito mais do que esperava e vai se assustar cada minuto mais com as verdades.
Viver na utopia pode ser cruel e o mundo perfeito tem seu preço que Jonas vai tentar mudar roubando uma nova criança : Gabriel. O menino mora com os pais deles temporariamente e por não ter crescido muito teve uma nova chance. Mas Jonas vê que as mentiras existem sim e tenta salvar o menino.

Poderia ser só mais uma distopia, não o é. É um livro excelente, onde o fácil é iniciar a leitura e o difícil é interromper, porque sempre há algo mais que queremos aprender, seja do mundo de Jonas ou com o Jonas. 

10 comentários:

  1. Oi, Raffa. Caramba, o titulo já me chamou a atenção e com a sua resenha eu tive plena certeza, quero ler esse livro! Pelo visto esse livro é o meu número. Rs

    Beijinhos
    Jaque - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  2. Eu também prefiro ler o livro antes de ver o filme, se assistir primeiro eu tenho preguiça de ler depois. Esse livro parece ser muito bom, uma distopia bem interessante e um mundo bem injusto. beijos

    ResponderExcluir
  3. OI, Raffa!!!

    Nossa, quero muito esse livro e agora, depois da sua resenha... tenho certeza que preciso... rsrsrsrs
    Que venha o filme! rs
    Beeeeeeijos

    ResponderExcluir
  4. Ok, ok!
    Vou comprar amanhã e leio até sexta pra te dar retorno!
    Me convenceu!
    Bjo Raffa

    ResponderExcluir
  5. Eu li o primeiro capítulo desse livro hoje na livraria. Me interessei porque achava ter ouvido que ele viraria uma série (ou um filme). Agora já sei que é um filme. Mas só de ler o primeiro capítulo já percebi que a leitura flui muito bem. E o fato de ser um livro levinho, facilita bastante a carregar na bolsa durante a ida e a volta para o trabalho. Estava mesmo com vontade de ler uma resenha dele depois desse primeiro capítulo e me deparei com um post da Menina no Facebook informando a disponibilidade da resenha. Fiquei feliz! E agora com mais vontade ainda de ler. Realmente durante a leitura você fica com vontade de querer saber mais. Logo nas primeiras páginas ele mostra a importância da palavra "dispensado". E eu fiquei me perguntando o que exatamente significava ser "dispensado" e por aí vai... Conforme a Raffa disse, você fica lendo e é difícil interromper a leitura. Preciso do meu exemplar! :-)

    ResponderExcluir
  6. Título interessantíssimo e a sinopse, idem. Será que o fato de tantas distopias, não torna este somente mais um?
    Aparentemente não..E você mesma citou isso. Não consegui gostar de cara da história, mas admito que ainda lerei.
    Tamanho ideal, se bem que sempre escolho os livros "grandões"..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. O livro é muito bom!
    Aprendemos com Jonas a vermos o que devemos valorizar realmente. Não adianta vivermos de aparência, não é mesmo! Um livro para todas as épocas e idades.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho a impressao de que eu vi o trailer do filme no cinema... E eu gostei da historia, não sabia que era livro!! Vou ler antes de ver o filme com certeza!!
    Beijos !

    ResponderExcluir
  9. Oie...
    Estou louca para ler o livro e sua resenha só fez essa vontade aumentar!!
    O enredo é muito envolvente e estou louca para saber como Jonas irá lidar com todas essas mudanças e com sua nova "profissão" rsrsrs sem contar que a capa é linda e pretendo lê-lo antes de assistir o filme

    ResponderExcluir
  10. Parece ser bem interessante...logo qnd lançado não dei muito cartaz a ele não mas agora eu já quero...hahahahah... louca pra ver o filme tb!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)