quinta-feira, 6 de novembro de 2014

[Resenha] Inverno de Praga @edobjetiva

Título Original : Prague Winter: A Personal Story of remembrance and War , 1937-1948
Título no Brasil : Inverno de Praga - Uma história pessoal de recordação e guerra - 1937-1948
Autora : Madeleine Albright
Editora Objetiva
Número de págs : 470





Ler "Inverno de Praga" é uma aula de História. Madeleine Albright, autora do livro, é ninguém menos do que uma ex Secretária de Estado Americana. Atuou na época do governo Bill Clinton e nos apresenta a história de sua família que ela própria desconhecia. 
Sim, por incrível que pareça a tcheca que se naturalizou americana nasceu quando o país ainda era Checoslováquia  em 1937. Dois anos mais tarde ela sairia do país rumo a Londres e pensou a vida toda que seria por motivos políticos já que seu pai era um diplomata. No meio da invasão de Hitler ao país milhares conseguiram fugir mas ela só viria a saber o real motivo anos mais tarde : sua família era judia. A então americana não poderia imaginar que muitos de seus parentes foram mortos no Holocausto. Publicado dois anos atrás nos EUA o livro chega ao Brasil com uma tradução maravilhosa da Editora Objetiva. Hoje, com 77 anos, Madeleine dá palestras e gosta de apoiar movimentos judaicos, suas origens.
O que lemos no livro dela não é somente a história de sua família mas tudo que se refira a explicar como surgiu o país onde nasceu e onde devido a guerra foi tirada para ser salva.
Enquanto boa parte de sua família ia para campos de extermínio, ela que viveu com uma das avós por um bom tempo, não se lembra de quase nada da época , foi preciso que fizesse uma pesquisa a fundo da história de seus ancestrais.
Madeleine conta que lembra de tentar voltar a sua terra natal após a Segunda Guerra mas como sabemos a então União Soviética devastou o que pouco que Hitler deixou e eles acabaram se mudando para os Estados Unidos onde ela viveu toda sua vida. De 1948 até os dias de hoje mergulhamos no universo de uma mulher que é elogiada no mundo todo por sua firmeza nas decisões quando trabalha com Clinton.
Sempre esforçada em movimentos pacíficos ajudou em diversas leis e criou medidas com a mesma garra que quis saber a fundo sua história de verdade.

Da criação da Checoslováquia aos dias de hoje, Madeleine nos dá de presente um livro para ser lido , entendido e guardado para sempre. Quem assim como eu ama História, não tem como não gostar. 

11 comentários:

  1. Livros que tem esse poder de nos remeter no passado, de reviver a história de tanta gente, ainda mais quando essa gente, viveu o holocausto, precisam realmente serem guardados e relidos sempre. É um mergulho na história...Faço questão de ler livros assim. Faz um bem a alma conhecer culturas novas, jeitos novos de viver e encarar problemas(e que problemas).
    Sem contar o título que é lindo. Pensando em como foi tudo isso pra autora..essa pesquisa a fundo na vida dos ancestrais. Deve ter sido dolorido demais!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Bem, posso dizer que livros sobre Holocausto, Hitler e judeus são meu ponto fraco. Até hoje não me recuperei do maravilhoso livro e até a adaptação para o cinema de A Chave de Sarah, impossível não chegar ao final com muitas lágrimas nos olhos, um ponto interessante de " Inverno em Praga" pelo que você contou Raffa, foi a atitude da União Soviética após a 2ª Guerra, muitas pessoas acreditam que apenas os alemães foram os vilões nessa história e existem claras evidências do que os russos fizeram principalmente as mulheres da Alemanha quando a Guerra Acabou. Adorei a indicação!

    ResponderExcluir
  3. Ler livros que falam de histórias reais que se passaram, e ver o quão foram sofridas essas pessoas, nos deixa um tanto quanto pensativos.
    Fico um tanto tocada e triste só de ver filmes que falam sobre esse assunto, imagina eu lendo esse livro vou chorar do começo ao fim.
    Obrigada por mais uma resenha.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  4. To louca pra ler esse livro. Tudo que envolve a Segunda Guerra me interessa, e a história dessa mulher, descobrir que era e família judia, que varios parentes morreram ,deve ter sido um choque imenso pra ela.

    ResponderExcluir
  5. Eu amo livros de história !!! Esse então, eu adorei a resenha, com certeza eu vou ler !! É uma descoberta da autora , ela divide conosco o passado de sua família .. Acho que quando eu for ler o livro vou me emocionar !
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raffa!!!
    Já quero ler. Amo livros de história! E quando além dos fatos reais que já atraem muito ainda tem foco em uma história pessoal aí pronto... é paixão! Esse parece maravilhoso! Entrou pra lista!
    Valeu a dica!
    Beeeeeeijos

    ResponderExcluir
  7. Eu também gosto muito de Histórias assim, principalmente quando se fala sobre o Holocausto.
    Mais um livro pra minha lista de desejados.
    Ótima resenha, gostei.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, amo esse tipo de historia e sempre gostei de livros assim.
    Apesar de ser bem triste é um livro muito bom pra ser lido. Esse parece ser maravilhoso, vou tentar lê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  9. Realmente o livro parece muito bom, ainda mais por se tratar de uma historia real e que retrata os anos da guerra, com certeza vai pra minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  10. AMO estória sobre a guerra..preciso ter esse livro na minha estante!!!!

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros de segunda guerra, preciso saber a historia completa deste

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)