quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Menina que via Filmes : O Abutre [Crítica]

Título Original: Nightcrawler
Título no Brasil : O Abutre
Dirigido por Dan Gilroy
Com Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Riz Ahmed mais
Gênero Suspense , Drama

Nacionalidade EUA
Cemsura : 14 anos
Duração : 1h 57 min








Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.




A mente doentia de uma pessoa. Para mim é isso que resume o ótimo O Abutre  que estreou no Brasil há uma semana. 
Louis Bloom ( Gyllenhall todo trabalho no Oscar) é um cara solteiro que vive de fazer coisas ilícitas, por exemplo, ele rouba ferro e revende. Quem compra diz que jamais contrataria o, pelo simples motivo dele ser um ladrão. Os trejeitos e o olhar ameaçador de Louis ficam na tela e em nossa cabeça, ele não age como alguém normal tempo algum. Para quem ama filmes e já viu Jake em outros papéis , fica ali a certeza de que estamos presenciando uma atuação e tanto do  rapaz.
No meio de tantas tentativas de conseguir um emprego ele descobre o mundo dos cinegrafistas de tragédias, Joe Loder ( o sumido mas ótimo Bill Paxton) é frio em lhe explicar que aquela vida exige muito trabalho e contatos e que nem ganha muito com aquilo, mas Louis fica impressionado com a parafernália que vê no carro dele e acha bacana filmar pessoas morrendo ou presas em destroços.

Começa então a nova profissão do menino maluquinho, ele logo contrata um ajudante e andam pela cidade com um rádio da polícia detectando incêndios , atropelamentos e acidentes. 
Após filmar eles entregam tudo para uma rede de tv, e é aí que começa o melhor do filme, sem escrúpulos como nosso amigo Louis, ele conhece Nina ( Rene Russo) , a editora chefe do canal que ama ver tragédias já que elas alavancam a sua audiência.
Começa aí uma verdadeira relação de amor e ódio dos dois, já que Nina depende dos bons vídeos de Louis e ele quer dinheiro e ela.
O final é ainda mais surpreendente e nos perguntamos se isso realmente acontece na vida real que monstros somos? Porque gostamos de ver a desgraça dos outros?
E  a resposta nós sabemos, e é isso que alimenta as mentes doentias de Louis e Nina .

Não espere que a justiça venha no final, não espere que o filme seja encantador. Ele é cruel, mas as atuações e o que ele faz que a gente repense sobre nosso valores não tem preço. Corram para o cinema mais próximo. 

Confira o trailer:

5 comentários:

  1. Oi, Raffa!!!!
    Feliz Natal sua linda!!!!
    Opa, esse eu quero ver... Eu adoro o Jake... parece um filme forte e gosto desse estilo ;)
    Amei seu texto...
    Beeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffa !! Eu amo o Jake !! Só de ver o trailer achei que a atuação dele foi excelente , que mente doentia a do Louis ...
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Seus resenhas de filmes cada vez melhores Raffa! Adorei a premissa do filme, é uma coisa bem doentia e que nos faz pensar muito.

    ResponderExcluir
  4. Que filmaço!!! Um filme pra ser bom, não precisa ser fofo ou encantador, precisa sim, de uma boa historia e atuações impecáveis e esse me parece que é exatamente assim! Obrigada por mais uma vez nos trazer bons filmes aqui no Menina, adorei!

    ResponderExcluir
  5. Está em cartaz aqui. Preciso assistir!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)