sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

[Resenha] Meu Nome é Memória @Suma_BR

Título Original: My Name is Memory
Título no Brasil : Meu Nome é Memória
Autora : Anna Brashares
Editora Suma de Letras
Número de págs: 278








Demorei um bocado para ler esse livro, o recebi de parceria com a editora Suma de Letras e apesar de estar ansiosa com a leitura dele, acabei deixando para ser o último livro lido no ano de 2014. Geralmente quando pego um livro do tamanho desses termino no máximo em 2 dias, esse demorei quase 5. Mas vamos a história.
Em Meu Nome é Memória conhecemos Daniel , o protagonista tinha tudo para ser interessante, ele viveu várias vidas e se lembra de quase todas, inclusive de sua relação com a mulher que ama e que já viveu várias encarnações a seu lado : Lucy, ou Sophia , nome que ela tinha no passado.
O presente para nós é 2006 mas a autora faz uma verdadeira viagem ao tempo com explicações cansativas e desnecessárias para seu protagonista. Ok saber que ele viveu no Egito, em muitos outros países e que em todos ele é Daniel e nem sempre bate com a mesma idade de sua amada ou até mesmo tem o azar de vê-la casada com alguém de sua própria família. O que para muitos seria motivo de alegria para ele não parece, por muitas vezes ele gostaria de ser como todos os outros, e para ele o mais importante é conhecer a cada fase de sua vida como está a mulher que ama, por mais que ela não faça a menor ideia de quem ele seja no início. Digo início porque depois ela tem vagas lembranças com ele.
Apesar da narrativa de Daniel e Lucy serem apresentadas e isso se tornar interessante por muitas vezes, o fator " vamos juntar os dois somente no final assim como nas novelas" leva o leitor a bocejar durante muitos capítulos.
Se a parte histórica do livro é gigante e pode interessar a muitos, ela também pode desanimar muitos leitores já que a autora enrola demais para contar o que de fato importa.
Daniel poderia ter sido melhor aproveitado, a mensagem do livro é bacana e o final vai emocionar muitos. Mas eu queria bem mais, e bem menos enrolação da autora. 

12 comentários:

  1. gostei muito deste tema quero muito ler Meu nome é memória
    já coloquei na minha lista de livros preferido que pretendo ler esta ano

    ResponderExcluir
  2. Eu sou do time que ama os detalhes em livros..Mas os detalhes da época, dos lugares, do enredo. Viajar na imaginação faz um bem danado..rs
    Não conhecia o livro e mesmo achando a capa linda, não sei se leria. Talvez se não tivesse lido a resenha. Enrolar demais acaba estragando tudo. Acaba fazendo o leitor se perder..ainda mais no meu caso, que já me perco fácil demais..rs
    Quem sabe...
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Odeio muita enrolação, então pode ser que eu não leia esse livro por agora, mas sou mega curiosa e, com isso, provavelmente eu ainda leia esse livro um dia. A capa é linda e nesse quesito já me ganhou rs

    Obrigada pela resenha ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai, achei esse livro tão detalhista! Eu gosto de detalhes, mas tinha coisas tão desnecessárias nessa história, que o livro podia ser mais curto e seria melhor. E o final Raffa? O que foi aquela merda de final? (desculpe o merda). Eu li tudo aquilo pra no fim não ter fim? E o pior é que eu andei pesquisando e parece que a autora iria fazer uma continuação mas agora já não sabe mais se vai fazer, se consegue continuar a história, não sei se é verdade isso, quase não achei informação pra esse livro, mas isso me deixou mais fula ainda. Não é um livro ruim, mas eu preciso de um final decente e com menos enrolação.

    ResponderExcluir
  5. Não é que bateu interesse rs A história me lembrou uns 2 filmes, mas não lembro o nome agora. Acho que esse é um ótimo segmento para ser explorado na ficção.

    ResponderExcluir
  6. Oi! Me desanimo quando percebo que o livro está se tornando cansativo por tantas enrolações. Já vi muitas pessoas criticarem esse livro pelo mesmo motivo, eu não gostei muito da sinopse, não o lerei, pois não gosto de romance assim.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Raffa!!!
    Imagine só... se eu já não gosto de séries de livro por causa da enrolação, que posso dizer de um livro assim? Não me apeteceu... Amém! rs... Um a menos para a minha listinha ;D
    Beeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu não gosto muito de enrolações .... quando o livro começa a enrolar eu largo a leitura... não consigo terminar o livro.... Então esse eu acho que eu não leria, talvez só pela capa que me chamou a atenção mas , não sei o enredo me pareceu um pouco confuso....
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Não consigo me ligar no livro quando a historia é enrolada, então esse eu já descartei mesmo sem tentar, infelizmente alguns autores pecam nesse quesito né! Bjo!!!

    ResponderExcluir
  10. Esse livro ele e espirita?? sei la nao gostei muito por se tratar desse tipo historias shauhsa esses negocios de reicarnaçao nao e comigo nao, kkkkk tenho receio em ler..

    ResponderExcluir
  11. como vc mesma diz é um livro enorme e que a propria escritora enrola muito, Mas as vezes tem leitura que vale a pena, mas quando vc tem tempo. Não creio que irei ler.
    bjs e obrigado

    ResponderExcluir
  12. Ah, realmente o livro tinha tudo pra ser maravilhoso .. Mas ficar só na história de juntar o casal com certeza fica chato, sou a favor do romance, mas como o protagonista vive várias vidas a autora poderia ter explorado também esse lado.. Já não tinha muita vontade de ler o livro, agora acabei desanimando de vez!! E também tô curiosa, ele era meio espírita?
    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)