quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Menina que via filmes : Grandes Olhos [Crítica]

Título Original : Big Eyes
Título no Brasil: Grandes Olhos
Dirigido por Tim Burton
Com Amy Adams, Christoph Waltz, Krysten Ritter mais
Gênero Biografia , Comédia

Nacionalidade EUA










O drama apresenta a história real da pintora Margaret Keane (Amy Adams), uma das artistas mais comercialmente rentáveis dos anos 1950 graças aos seus retratos de crianças com olhos grandes e assustadores. Defensora das causas feministas, ela teve que lutar contra o próprio marido no tribunal, já que o também pintor Walter Keane (Christoph Waltz) afirmava ser o verdadeiro autor de suas obras.

Se tem algo que nem sempre levo em consideração é a crítica especializada. Muitos filmes que eles amam, eu contei os segundos para sair do cinema. Ao mesmo tempo filmes que para mim merecem até mesmo indicações para o Oscar ( me refiro a atuação de Christoph Waltz) são ridicularizados por eles.
Grandes Olhos conta a história verídica de Margaret Keane ( Amy Adams) , pintora recém divorciada do marido violento que foge da cidade com a filha de 7 anos a tira colo.
Fã da arte, ela ama pintar sua filha com olhos gigantes mas a imagem sempre tem a melancolia que ela sente. Trabalhando em uma fábrica de móveis, ela usa os finais de semana para pintar as pessoas na feira por 1 dólar. Keane ( Waltz, soberbo!) é um malandro aparentemente inofensivo e galanteador que vende seus quadros de paisagens parisienses no mesmo local mas se encanta com a beleza de Margaret e com seu talento. Assim, os dois rapidamente engatam um romance e logo se casam.

Keane leva mais nãos do que sim! Cansado de tentar vender suas obras ele tem a brilhante ideia de expor os quadros dos dois em uma boate, o que parecia péssima ideia lhe rende reconhecimento quando o dono das máquinas de escrever Olivetti se encanta pelo quadro de Margaret e ele mente que foi ele quem pintou. Dali para frente, o ódio da plateia cresce . Sabemos que a história é verídica mas Margaret aceitou por 10 anos que seu marido fingisse que era ele quem pintava os quadros!
Até mesmo para filha ela mentia ,ele tinha um poder sobre ela fortíssimo, ela ousava reivindicar sua autoria e ele lhe ameaçava que se descobrissem a verdade eles perderiam toda fortuna que conseguiram.
Enquanto isso os quadros rodaram o mundo, suas crianças tristonhas de grandes olhos foram parar na casa de presidentes e artistas, mas como ela assinava com o sobrenome de casada, isso o ajudou a manter a mentira desde o início.

Se em muitas cenas a raiva impera, em outras rimos dos dois, como por exemplo o charme do malvado Keane no tribunal quando ele tem que provar que é ele mesmo quem pinta os quadros.
Para mim um filme ótimo, as atuações e a direção de Burton completam as cinco estrelas desse filme. 


A verdadeira Margaret está viva até hoje, conheçam ela abaixo:

7 comentários:

  1. Nossa, ainda não tinha visto nada desse filmes. Como gosto muito dos filmes do Tim e do elenco, creio que irei adorá-lo. Não sei quando irei conseguir assistir, mas quero fazer isso em breve. Adorei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Namorei a capa desse filme há uns dias e ficava me perguntando o porque do título..rs Mesmo com a sinopse bem vaga, fazia ideia do que se tratava, só não imaginava que seria assim, tão complicado.
    A submissão nua e crua..o medo..Mas depois, a coragem de expor a verdade..e o encarar isso tudo. Será mesmo que quem é verdadeiro sempre vence??
    Verei com certeza!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Quase todos os filmes do Tim Burton são maravilhosos, sempre riquíssimos de detalhes e elenco. Está aí Alice no País das Maravilhas e A Fantástica Fábrica de Chocolate para não me deixar mentir. O que mais me impressionou é o Johnny Depp não estar presente no elenco (como sempre). O filme "Grandes Olhos" não parece ficar muito atrás dos citados anteriormente. A sinopse é ótima, mas sempre fico com um pé atrás quando Hollywood pega uma história real ou de livros para transformar em filme, pois eles sempre dão o "toque Hollywoodano" no filme, que na maioria das vezes foge da realidade e do que realmente aconteceu de verdade. Mas "Grandes Olhos" não parece que aconteceu isso. Eles manteram a história original. Sobre a Margaret ter aceitado a condição de reivindicar a autoria de seus quadros e do seu primeiro marido violento. Gostei muito mesmo, irei assistir.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse filme, mas como sei que os filmes do Tim Burton são maravilhosos, é certeza que vou gostar desse. Já fiquei com raiva do marido por fingir pintar os quadros dela. rs quero muito assistir esse filme.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raffa!!!
    Eu amo os filmes do Tim Burton. Esse eu vou comprar para a minha coleção. Gostei da história e sabendo que é verídica muito me empolga.
    Beeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Raffa. Gosto dos filmes do Tim e esse parece ser bom até, mas não é filme que eu veria. Não gosto de biografias e essa não foi muito convidativa pra mim.

    ResponderExcluir
  7. Me interessei pela história mas fiquei com uma raiva desse marido safado. Espero que ele tenha um final merecido. Não vou nem buscar informações para ver o filme primeiro.
    Assistirei assim que sair em DVD, pois procurei para ver no cinema e só esta passando longe de onde moro =/
    Beijos, Raffa

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)