quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

[Resenha] O Menino da Mala @editoraarqueiro

Título Original: Drengen I Kufferten
Título no Brasil: O Menino da Mala
Editora Arqueiro
Autoras : Lene Kaaberbol
e Agnete Friis
Tradução: Marcelo Mendes









Tinha muita vontade de ler esse livro, mas acabei não o comprando em 2013 quando foi lançado, esse ano recebi outro das mesmas autoras e pensei que fosse continuação, o que fez com que comprasse o livro correndo e o lesse em um dia. Gostei muito da história mas ainda está longe de ser um Stieg Larsson como pregam na chamada de capa. 
Nina Borg é uma enfermeira dinamarquesa que está sempre disposta a ajudar tudo e todos, ela é tão boa que coloca sua profissão acima de seu próprio casamento. Acostumada a ajudar lituanos e outras nacionalidades que imigram ilegalmente para seu país, ela não sabe dizer não quando alguém precisa de ajuda. Sabendo disso sua amiga Karin lhe pede um favor, que vá até uma estação de trem e pegue uma mala. Ela não diz o que tem na mala, só pede que a moça a pegue.
Em outro capítulo conhecemos Sitiga , uma mulher que acabou de acordar em um hospital mas não faz ideia de porque foi parar nele. De acordo com os médicos ela havia bebido muito, a questão é que ela não bebe e estranha o fato de seu ex marido que mora na Alemanha ter pego o único filho do casal : Mikas.
Nos capítulos de Nina logo descobrimos como o próprio nome do livro já´entrega que há um menino dopado , de apenas 3 anos e nu dentro da tal mala. Nina fica desesperada, liga para Karin que mais a confunde do que a ajuda e antes que ocorra o encontro a amiga é morta. Tenso para a protagonista. O que uma pessoa normal faria? Entregaria o menino na polícia, certo? Essa não é a decisão de Nina que opta por levar o menino ao médico amigo e ele mesmo diz que não faz ideia do que o menino tomou.
Nesse suspense todo o que sabemos é que o interesse pela vida do menino existe, e Karin só diz antes de morrer que não era para ser um menino.
O leitor fica bem confuso e sem saber muito os reais motivos, e é difícil fazer uma resenha onde qualquer personagem citado a mais possa estragar as surpresas do livro e seu final.
Achei o livro bom, mas esperava bem mais, ele corre com a história do meio para o final e não nos dá muito do que queríamos saber, em uma história que envolve ainda russos sinistros.
Longe de ser um Stieg Larsson, a protagonista tem nuances de bondade e de valentia mas as vezes dá sono com suas falas.
O Menino da Mala é um livro bom, mas nada que me tenha feito amar a história como achei que amaria, É um suspense bom e somente isso. 

6 comentários:

  1. Creio que é a segunda resenha que leio sobre este livro..e a opinião é a mesma..não sei se leria.
    O título, capa...sinopse...tudo leva a crer que sim. Mas as resenhas são unânimes em dizer o contrário..Leitura arrastada, cansativa..e nada fácil de se fazer. É engraçado, porque é um enredo que daria tudo para dar certo. O mistério,os personagens confusos..
    Mas..quem sabe um dia eu leia!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Vi o segundo livro e pensei que fosse continuação desse, por isso que não comprei. São narrativas independentes, é isso? Se bem que depois dessa resenha, não sei se quero ler algum dos dois. KKK
    Quem sabe depois, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raffa!!!

    Quando o livro saiu, eu fiquei louca pra ler e comprei logo. Mas vi uma blogueira que eu gosto dizendo que tinha continuação e perdi logo o interesse. Como já falei aqui só leio livros em série quando já tiver a coleção toda na mão porque a espera dá muita aflição... Confio muito na sua opinião e agora me desestimulei ainda mais... Mas o que vc me diz? É uma série?
    Beeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  4. Difícil chegar aos pés de Stieg Larsson né. O livro parece ser interessante, atiçou bem minha curiosidade. Li alguma coisa sobre ser tráfico de crianças a coisa toda, não lembro direito. Pena que é meio corrido, espero que responda a todas as questões no decorrer da história.

    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei esse livro tem um tempinho mas nunca cheguei a ler. Fiquei um pouco desestimulada a ler depois da resenha mas como eu já o tenho vou ler mais para frente. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Gostei da história, enredo, personagens, mas acho que não faz muito meu estilo de leitura. O título em si, já nos deixa com uma pontinha de curiosidade para ler o livro. Minha prima tem ele, mas nunca me interessei para lê-lo. Acho que desta vez, este eu passo!
    Beijo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)