terça-feira, 21 de abril de 2015

[Resenha] Sobre A Escrita @Suma_BR

Título Original : On Writing
Título no Brasil: Sobre a Escrita - a arte em memórias
Autor : Stephen King
Tradução: Michel Teixeira
Editora Suma de Letras
Número de págs: 255







Difícil saber o que é mais fantástico nesse livro de Stephen King : se as histórias que conta sobre como criou seus livros que amamos ou se as dicas para pessoas que desejam ou que já são escritores.
O americano campeão de vendas e conhecido como O mestre do terror não somente nos oferece uma mini biografia de sua vida, desde os tempos que morava com a mãe abandonada pelo pai até o dia que conheceu sua esposa Tabatha. Ele nos presenteia mais uma vez com um livro que poderia ser somente uma auto- ajuda para escritores principiantes, mas nas mãos dele tudo vira uma obra digna de ser lida por todos.
King cita que lê em média 78 livros por ano, a diferença é que como ele mesmo diz nem todos infelizmente são bem escritos, ou dizem ao que vieram e ao errarem a mão deixam o leitor com aquela sensação horrível de tempo perdido. Ele menciona o que  para mim é uma das  piores coisas : pegar um livro nacional ou internacional com  erros de português e/ ou revisão. A  impressão que me dá é a de que eu tenho tempo sobrando para ler uma história lotada de erros mas o autor em questão não tem tempo para corrigi-los ou pior ainda, ler muito em seu idioma para não cometê-los. 
Stephen King é humilde em suas declarações, e informa para quem quiser " ouvir" que não há escritor bom que não leia muito, é seu trabalho e para isso você precisa conhecer outros, para ter inspirações e escrever corretamente. Não adianta achar que tem o dom se ao colocá-lo no papel há discordância, ou explicações demasiadas que não levam o leitor a nenhum outro lugar que não seja o tédio.
Mostrando que é gente como a gente , King nos mostra sua vida, abre suas recordações e até as piores lembranças vem à tona. A morte de sua mãe, o vício em álcool e drogas... até declarações simples mas que foram de um identificação imediata comigo por exemplo ao dizer que não curte academias e para passar o tempo somente com um bom livro em mãos.                                                 

Ao se lembrar de como Carrie, a estranha  foi escrito, nos fornece detalhes que não poderíamos imaginar vindos da cabeça do mestre, sabemos que muitos autores dizem que tudo no cotidiano vira história para quem escreve, mas para King o cotidiano recebe uma dose de suspense com terror em que as histórias ganham um formato típico dele . Não há como quem é fã não vibrar no meio da leitura com ele contando da onde surgiu a ideia para Misery, ou de como criou as iniciais do protagonista de À espera de um milagre. Não é somente um livro para quem quer ser escritor  mas também um registro de como o próprio King se tornou autor, das dificuldades de ser publicado, da dura vida antes da fama, ali há toda uma vida relatada pelo próprio, me espantou que o autor se mostrasse tão sincero em temas que para muitos seriam mantido a sete chaves.
Para quem conhece bem a vida de King e sabe do acidente em 1999, ele também o conta em um capítulo com detalhes que nunca antes haviam sido mencionados pelo autor.
É tão bom pegar um livro bem escrito, tive vontade de bater palmas quando em um parágrafo ele explica que o autor deve colocar seu personagem em locais que conheça bem, e que isso só não vale quando são obras de ficção e os cenários são inventados, mesmo assim para escrever sobre ficção o autor informa : é necessário ler muito sobre o tema, sem leitura não se chega a lugar algum. Quantas vezes já resenhei livros nacionais que seriam muito mais interessantes se as histórias fossem passadas no Brasil? Até porque muito dos autores nacionais cismam com NY, Londres, mas parecem só conhecer as cidades de visita de férias e viagens de 5 dias não fazem de ninguém um profundo conhecedor do local que seu protagonista irá residir. 
Sobre A Escrita é livro para ser lido por todo fã de Stephen King que queira ou não seguir a carreira dele. É livro principalmente para ser lido por essa grande massa de autores nacionais que esquecem que erros de português são desanimadores para qualquer leitor. E dicas do mestre não são para se jogar fora, mais uma vez ele acerta, como ele mesmo diz não há segredos para o sucesso, mas há dicas válidas que funcionam há anos para ele e para muitos, pode funcionar para outros autores também.
Para terminar, eu com minha resenha e ele com seu livro perfeito , há uma lista de autores que ele indica e suas obras, os fãs desses autores vão vibrar ao lê-los sendo citados. 
Merece ser lido. 



34 comentários:

  1. Apesar de não saber muita coisa da vida do Mestre King, sempre faço questão de ler algum livro dele.. Já havia visto este citado acima pelo mundo literário,mas nunca havia parado para de fato, ler a resenha e agora fico aqui me perguntando porque não o fiz.
    Mas acredito muito em momentos e talvez tenha sido isso..rs
    A humildade dele é impressionante e não é só assim, na simplicidade das letras, mas em toda entrevista que ele dá. Ele nunca diz ser o grande mestre do terror, ele apenas se intitula mais um escritor comum...
    Que espetáculo =)
    Lerei com certeza(lista de desejados que só aumenta :/ rs)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ainda não tive a oportunidade de ler os livros deste autor Stephen King,mais o que me parece ele tem uma escrita bem envolvente e do gênero de terror.
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Estou curiosa sobre esse livro há tempos! Deve valer muito a leitura para conhecer mais sobre o autor e como criou suas histórias (e pegar dicas rsrs). ótima resenha. bj

    ResponderExcluir
  4. GFC : ANDRESSA NUNES

    FACE: ANDRESSA FERREIRA

    Bela resenha, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, despertando o interesse dos leitores, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  5. Adorei saber um pouquinho sobre o grande mestre, Stephen King. Fiquei surpresa ao saber sobre seus problemas com drogas. Estou impressionada com o volume de leitura de King... mais de 6 livros ao mês... fantástico. Considero-me uma leitora assídua, mas nunquinha que chegarei a esta marca. Estou ávida por ler o livro e saber mais a respeito do meu ídolo. Torcendo aqui para ganhar mais essa deliciosa promoção da minha querida Raffa. Aliás... parabéns, flor, pela excelente resenha. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Raffa,
    Minha professora de ficção falou do livro na sexta e falando para ele e o do Neil Gaiman sobre escrita serem as nossas próximas leituras..Já estou participando.. vai que a sorte está ao meu lado rs
    Ps: Ainda vou marcar o povo da turma, vai que eles ganham e rola um empréstimo rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Amo conhecer o processo criativo das pessoas, seja para um livro, filme, música e etc, muitas vezes acho mais encantador a lógica do processo do que o resultado, então quero mto ler esse livro para saber mais sobre o King =D

    Miquilis

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente ainda não li nenhuma obra de Stephen King. Tenho muita vontade pois dizem que ele escreve muito bem. Já assistir alguns filmes baseados em seus livros. Em relação a esse livro devo dizer achar muito interessante pois já perdi as contas de quantos livros nacionais li que tinham uma historia boa mas por causa dos muitos erros ortográficos era massante continuar lendo ou se fossem no ambientadas no Brasil teriam sido muito melhor. Gostei muito da premissa.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  9. Quando vi sobre esse livro me empolguei para ler.. Tenho o intenção de um dia escrever umas ideias que tenho guardado. Sua resenha me fez ter certeza que preciso deste livro! kk
    thiagodiogogomes@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Creio que o comentário não tenha ido :(

    Mas, amei essa resenha. Muito ansiosa pra ser a sorteada e tirar minhas próprias conclusões......

    ResponderExcluir
  11. Já quero saber quais obras e autores o King lista no livro, porque tenho certeza que será uma dica imperdível. Adoro a escrita dele e geralmente leio todos os que posso. Esse deve ser incrível, tanto para quem quer seguir a profissão dele ou não. E concordo quando você diz que erros de português desanimam qualquer leitor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Já rolou uma identificação total com este livro! Creio que seja especialmente importante para nós, blogueiros, que temos que resenhar.
    Claro, erros de português não são motivo para sermos grosseiros ao resenhar, mas dá uma desmotivada imensa ao não passar nem uma ou duas páginas sem erros. No caso de livros internacionais, pode-se culpar a editora também.
    Mas é fato: um bom escritor só é feito de um bom leitor.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Que interessante, ele lê em média de 78 livros por ano e pelo jeito é bem crítico! Mas eu hei de concordar com ele, não tem coisa pior que pegar um livro cheio de erros de português ou revisão, e recentemente li um nacional com estas características!!

    ResponderExcluir
  14. Interessante conhecer um pouco mais deste renomado autor!! A sua vida como a de todo mundo oscila entre altos e baixos! Erros de português para mim são fatais, eu fico meio que desmotivada com a leitura!!

    ResponderExcluir
  15. Muito legal saber um pouco mais como ele escreve seus livros e também as dicas para quem já escreve ou quer no ramo!!
    Erros de português acabam com a motivação de qualquer um para ler.
    E um dia quero chegar a ler tantos livros quanto ele.

    ResponderExcluir
  16. Sou apaixonada pelos livros de King. Não há outro autor tão criativo e eficiente como ele pra mim. Esta história tem tudo pra me deixar de queixo caído e viciada na trama. Gosto do estilo de escrita do autor e suas histórias são demais. Espero conseguir ler este logo. Pois fiquei empolgada com seus comentários na resenha.
    Beijos.
    Elizabeth Machado Salles

    ResponderExcluir
  17. adoro o gênero terror, então adoro o Stephen King. fico impressionada como consegue tirar tantas histórias incríveis e ainda, humilde. fiquei encantada pelo livro, deve ser uma leitura riquíssima. espero poder ler logo.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Raffa!!
    Amei sua resenha! Perdoe-me o sumiço, mas você já sabe o motivo. Não é sempre que alguém se abre de forma sincera assim para o mundo... Claro que ele sabe que nós fãs apenas amamos e aceitamos o nosso ídolo do jeito que é, com fragilidades e defeitos mas a mídia não perdoa. Isso me fez gostar ainda mais dele e querer mais ainda conferir o livro. Tô louca para ler a parte de como ele fez a Carrie... rs

    Beeeeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  19. Ameiii a resenha,preciso ler esse livro <3 Meu Namorado tá escrevendo um livro,quero ler e falar pra ele ler também,acho que vai ajudar muito.
    GFC : Hianne rosa brandao
    FACEBOOK: Hianne R. Brandao https://www.facebook.com/hianne.brandao

    ResponderExcluir
  20. Até agora só li It, a coisa e confesso que me esbaldei em mais de duas mil páginas de leitura, mas não conheço muita coisa da vida do autor. Será uma oportunidade muito bia ler o livro e desvendar o homem por traz dos livros.

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha, fiquei ainda mais curioso/ansioso para ler esse livro!
    Abraços

    ResponderExcluir
  22. Nesse momento mesmo estou lendo King: "Doutor Sono".
    Já estou no finalzinho e estou adorando. ;)
    King é mestre no q faz e nada mais natural q ele falar sobre a arte q ele domina com maestria.

    ResponderExcluir
  23. Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.Embora não tenha lido todos, li os três relacionados a livro e já fiquei apaixonada. Recomendo a coleção, que é uma graça e com certeza quero ter em casa para a biblioteca do futuro.

    ResponderExcluir
  24. quero muito ler esse livro anciosa demais na torcida pra ganhar

    ResponderExcluir
  25. King continua sendo meu autor preferido.Pois as histórias dele tem tudo na medida certa. Terror,suspense e muita emoção rolando nas páginas de seus livros. Por isso que não deixar passar um. Na torcida pra ganhar este.

    ResponderExcluir
  26. Esse livro sem dúvidas é um sonho para todo fã que se preze do maravilhoso Stephen King.
    Também não sou fã de academia acho chato demais, fico com os livros ahaha
    Adorei o livro e já fiquei com água na boca para devorá-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Cada livro Stephen King é sempre desejado esse é mais especial e pela resenha deu vontade de ler. A vida dele é um livro, que queremos desvendar , quero muito ler.

    ResponderExcluir
  28. Adorei a resenha, ansiosa para ler esse livros!!! Bjos

    ResponderExcluir
  29. Adorei a resenha, ansiosa para ler esse livros!!! Bjos

    ResponderExcluir
  30. Saudades de passar aqui pelo blog, agora que terminei a faculdade, minhas visitinhas serão frequentes rsrsrs.
    Eu nunca li sobre Stephen King, mas vejo minhas amigas sempre recomendando os livros dele. Mas um que li a sinopse e gostei muito e com certeza vou ler um dia é Novembro de 63.
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. Parabéns, pela resenha Raffa! Falar do mestre Stephen King não é tarefa fácil e você o fez com maestria.
    Facebook: Fernanda Avellar
    email: fernandaleitora@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. Seria um sonho ser escritora.. Tenho outros livros assim. Quem sabe um dia serei...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)