terça-feira, 30 de junho de 2015

[Resenha] Que Fase!

Título Original : Que Fase!
Autora : Bárbara Lima
Editora Ases da Literatura
Número de págs : 185










Tenho consciência de que não sou o público alvo da autora. Mas como é bom recordarmos e darmos valor hoje em dia a vida que nossos pais - pelo menos a maioria - nos deram quando novos e que hoje vemos que vida de adulto é que é complicado.
Melissa tem aquela idade onde ter uma espinha ou perder o show da banda favorita é o pior pesadelo do mundo. Antes que a chame de supérflua, vale lembrar que muitos de nós passamos por essa fase de achar que prova naquele mês era a pior coisa que poderia acontecer e no como o mundo é injusto porque você precisa estudar. 
Aos 15 anos ela fica pela primeira vez em recuperação, o que para ela é uma grande decepção , para seus pais pode esconder algo que ela não esperava. Ao contar para o pai e para o irmão mais velho , Heitor,  eles reagem normal. Mas  o susto vem quando sua mãe, Marcela, fica sabendo, é como se uma bomba estourasse na casa e ela se sente ainda pior. O motivo da mãe agir assim não vou contar mas posso dizer que eu no lugar dela quando descubro teria enforcado minha amada filha ( brincadeirinha, mas teria ficado dias chateada também!). 
Enquanto tenta passar na matéria que ficou em recuperação, Melissa se vê as voltas com o primeiro amor ( Luiz) e  com a amiga que dá mais atenção ao namorado do que para ela, até mesmo quando tem algo urgente para resolver ( ou que pelo menos ela ache ser super urgente, tipo : que roupa usar para comer um sanduíche com o cara tudo de bom da escola!). 
Achei bacana a relação dela com o irmão, acho que nessa fase muitos de nós sofremos de inveja ou de ciúmes de nossos irmãos e a relação deles achei sadia, ele não me pareceu em momento algum torcer contra ela.
Curti também a mensagem que a autora passa de que por pior que pareçam nossos problemas é conversando que a gente resolve, até mesmo na escola o bicho de sete cabeças que ela faz por estar em recuperação a torna um pouco mais madura e pronta para novos desafios. Esconder a verdade dos pais também é algo importante no livro e que leva às consequências depois que ela mesma poderia ter evitado falando a verdade.
Com o toque de romance fofo no final e de aprendizado adolescente achei que a Bárbara acertou muito no como aborda os temas e super indico para quem vive essa fase ou para quem tem alguém próximo a vivendo . 

2 comentários:

  1. Não há nada supérfluo em ser jovem...rs quantas futilidades cada um de nós já viveu em algum momento dessa fase de descobertas?
    Também não sou o alvo correto do livro, mas gosto de reviver histórias assim dentro de mim.
    Não só na juventude,mas em todos os momentos de nossa vida, tudo que precisamos as vezes, é uma boa conversa!
    Lerei se tiver oportunidade sim!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Também não estou nessa fase mas quando passei era tão bom, passa rápido demais e, às vezes nem percebemos tudo que aconteceu e dá uma saudade de ter só essa preocupação se estamos ou não de recuperação, qual roupa usar, shows que queremos ir e os pais não deixam, enfim, essa foi uma fase maravilhosa e vale a pena relembrar as coisas boas da vida.
    Vou ler sim ;) Beijos Raffa

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)