quarta-feira, 29 de julho de 2015

[Curso] Tudo que rolou no Bastidores do Livro -WorkShop

O convite para falar no WorkShop Bastidores do Livro organizado pela Michelle Strzoda da Babilonia Cultura Editorial veio em maio, ela foi no evento de junho da Menina explicar mais sobre o Curso.
Eu falaria sobre o evento da Menina no módulo 5 de Comunicação. O dia tinha chegado , preparei apresentação e foi uma viagem ao tempo lembrar quando tudo começou.
A primeira apresentação do dia seria sobre o Case de sucesso do Clube do Livro Saraiva, há 6 anos apresentado pela jornalista Frini Georgakopoulos as edições tem média de 100 leitores e já tiveram a presença de autores como André Vianco, Eduardo Spohr , Carolina Munhóz, entre outros. Amei assistir a apresentação da Frini e relembrar com ela os anos de sucesso do Clube.
 A última edição - no sábado passado  - comemorou os 6 anos do Clube. Frini explicou como veio a ideia com a Saraiva, o como seu trabalho é totalmente voluntário ( sem ganhos) e no como toma seu tempo ler todos os livros que aborda no evento. Por essa razão seu blog Cheiro de Livro não tem parcerias com as editoras, seu pouco tempo livre ela lê os livros para o encontro que é mensal na loja do Rio Sul. 
Ela também abordou como é a escolha dos autores que esporadicamente vão ao evento e no como alguns leitores tem importante papel na história do Clube. Uma delas é Sofia, uma criança de 7 anos que quando começou a ir ao evento com a mãe Roberta ainda não sabia ler, no último clube ela até leu um livro da Thalita Rebouças.
Os alunos ouviram atentos e fizeram muitas perguntas para Frini. Se assustaram pelo trabalho não ser remunerado, ela explicou o retorno que tem com os livros enviados para o Clube  e que lançará um livro previsto para o final do ano pela Editora Seguinte. Ela também publicou um conto chamado "Bem Aqui" que está na Amazon. Outro ponto bacana da carreira literária da Frini é que ela mediou bate-papos com autoras internacionais como Kiera Cass, Cassandra Clare e Lauren Kate. Foi muito bacana relembrar com ela os primeiros eventos feitos, tudo por causa do Harry Potter que há 10 anos atrás a fez se reunir com um grupo também fã da série e lotar livrarias do Rio de Janeiro, logo depois veio a saga Crepúsculo,lembro até hoje de um evento com Frini na Livraria da Travessa onde sentei no chão e 500 pessoas compareceram!

Nossa parceria chamada de Stand Up Comedy Literário para a Editora Seguinte também foi lembrada em ambas as apresentações. 
Achei o público muito interessado e receptivo. Estava um pouco nervosa de falar para um curso, mas todos foram bem legais com a gente. 
Depois de um pequeno intervalo foi a minha vez de falar no como tudo começou. 
Comecei a apresentação falando no como o Fórum da Galera Record foi importante para conhecer outros leitores assim como eu que amavam livros mas não tinham com quem conversar. Em 2007 comecei o contato com as editoras e no ano seguinte teria o primeiro Clube do livro da Galera Record, onde nos reuníamos em livrarias na parte infantil para falar sobre os livros. E nem sempre éramos bem-vindos. 
O evento da Menina não existiria sem o blog, então além de falar dos encontros com as amigas literárias informei o como iniciei o blog, as primeiras parcerias e o primeiro evento em livraria grande, para o seriado True Blood. De lá para cá foram mais de 50 eventos apresentados, e alguns momentos inesquecíveis como conhecer John Green e Harlan Coben.
Apresentei muitas fotos nos slides até chegar em 2014, quando apresentei o primeiro evento da Menina para apenas 1 pessoa. 



















Expliquei também como são preparados os eventos da Menina, já com 15 edições e como foi a presença de Thalita Rebouças no evento da abril, o evento com o maior público.
A média de púbico de 100 pessoas sendo mantida e a imensa lista de autores querendo participar do evento também foram citados.
Para quem sempre vai aos eventos conhece boa parte de nossas histórias, mas nem todas, a do início do Clube da Galera é uma que acredito que só tenha tocado no assunto em um evento da própria Galera apresentado em 2011. Michelle também fez algumas perguntas e tocou em aspectos importantes como o quanto hoje esses eventos lotam as livrarias e no como eu e Frini já marcamos nossos nomes no meio ( #orgulho).
Foi muito bacana participar do Curso e uma delícia apresentar o evento para  mais pessoas ;)
Mais uma vez agradeço à Michelle pelo convite!
Foi uma noite inesquecível. 

5 comentários:

  1. Sempre há uma primeira vez pra tudo nessa vida!!! E pelo que li e vi acima, você tirou de letra!
    Se houve nervosismo, passou batido..porque pelos sorrisos, foi só festa....rs
    Sem contar na memória boa, para reviver tantos eventos, tantas coisas importantes. Não só pessoais, mas pelo mundo literário também.
    Que seja apenas o primeiro de muitos que virão!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Me sinto tão sortuda de morar no RJ para ir nos eventos apresentados por você e pela Frini, são sempre os melhores :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho <3! E claro, por sempre ir nos eventos :) bjão

      Excluir
  3. Muito bacana terem te convidado para o Workshop e ainda mais legal foi você ter mostrado o evento que você apresenta, isso sim é felicidade redobrada =D
    Torcendo que você seja chamada mais e mais vezes para mostrar o que ama fazer e, que esse sonho vá mais além do que o esperado. Sucesso e sucesso e vida muito longa para o blog, pra você e para o evento.
    Beijão

    ResponderExcluir
  4. Aiiii que tudoooo, Raffa!!!
    Parabéns, vc sempre se esforçando e propagando a literatura!!!
    É muito lindo isso, quero muitoooo ir pro Rio, só pra participar de um evento seu!! <3
    bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)